quarta-feira, dezembro 14, 2005

Possível adversário do Benfica (cont.)




OLYMPIQUE LYON



Títulos da Liga dos Campeões conquistados: 0

É, neste momento, seguramente uma das equipas que está a praticar melhor futebol por essa Europa fora. Apesar de não ter o nome tão grande como as outras equipas, a verdade é que, na minha opinião, o Lyon é um dos príncipais favoritos à conquista da Liga dos Campeões a par de Juventus, Barcelona e Chelsea.
Por paradoxal que pareça, o Lyon poderia ser um adversário em que o Benfica poderia ter algumas hipóteses. O estilo de jogo profundamente ofensivo dos franceses podia muito bem esbarrar na bem organizada defensiva encarnada. E se os encarnados conseguissem explorar o contra-ataque através de jogadores rápidos como Geovanni, Simão e Miccoli...
Ainda que com muito poucas hipóteses, o Benfica teria no plano teórico mais facilidade em marcar ao Lyon do que às equipas italianas. No entanto, volto a referir, só um super Benfica conseguiria ultrapassar esta super equipa do Lyon que, para mim, é uma das equipas que melhor futebol pratica na Europa. O Real Madrid que o diga...

A FIGURA:



Numa equipa que vale essencialmente pela força do colectivo, há, no entanto, um jogador que se destaca mais que todos os outros não só pela excelência do seu futebol como também pela profunda aptidão que tem para fazer golos e resolver partidas.
A figura do Lyon é Juninho Pernambucano, um médio brasileiro que faz lembrar Frank Lampard, tal é a sua facilidade em criar jogo e resolver partidas através do seu forte pontapé.
É um jogador de top que é regularmente chamado à fortíssima selecção brasileira.

PONTOS FORTES: Como já referi anteriormente, o Lyon vale essencialmente pelo seu todo. Contudo, há jogadores que, pela sua grande qualidade, merecem uma nota de referência. Assim, na baliza está Coupet, um grande guarda-redes que é regularmente chamado para a selecção nacional francesa. Na defesa, a referência vai para Cris, um central brasileiro bastante forte na marcação e com grande aptidão para o golo dado que é um defesa que marca muitos golos através de lances de bola parada. No meio do terreno é onde está a maior força do Lyon. Apesar de ter perdido o sensacional Essien para o Chelsea, o Olympique conta com um trio fantástico que se complementa extremamente bem: Diarra, Tiago e Juninho Pernambucano.
Diarra é o médio mais defensivo a fazer lembrar Patrick Vieira. Creio que a comparação diz tudo do valor do médio do Lyon. Mais à frente, a dupla Tiago/Juninho é sinónimo de classe e de perigo para os adversários. São dois jogadores com grande qualidade de passe, com excelente visão de jogo e com capacidade para fazer a ligação meio campo-ataque. São, sem dúvida, médios completos já que sabem defender e atacam ainda melhor.
Na frente, o técnico Gerrard Houllier tem bastantes soluções. Pode optar por um ataque veloz e tecnicista e, nesse caso, Wiltord, Gouvou e Malouda são as opções mas também pode apostar num ataque mais fixo e mais finalisador como são os casos de Fred e John Carew.
São muitas opções e muitos os valores desta grande equipa!

PONTOS FRACOS: Efectivamente, o Lyon tem muitos poucos fracos para serem explorados. Creio que os laterais (Berthod e Reveillere) são talvez os elos mais fracos desta equipa. Com alas rápidos, o Benfica poderia explorar esta situação. (hipoteticamente falando, obviamente!)

LIVERPOOL



Títulos da Liga dos Campeões conquistados: 5

O Liverpool é o campeão europeu. Logo, só por isso merece o maior respeito. Mas, o facto de já há muitos anos não ser nem por sombras a melhor equipa inglesa ajuda a explicar que os "reds" não são o adversário mais incómodo e indesejado que está na Europa. Sinceramente, creio que o Benfica podia ter algumas possibilidades se viesse a encontrar esta grande equipa inglesa. Apesar de Rafa Benitez estar a construir uma grande equipa, a verdade é que o Liverpool ainda não está ao nível de Chelsea, Barcelona e companhia.

A FIGURA:



Sem dúvida, Steven Gerrard. Este homem joga muito à bola. Força, velocidade e capacidade em "balançar" as redes são algumas das suas melhores características. É um verdadeiro "box-to-box" que defende e ataca como ninguém.
Não só é o símbolo do Liverpool como dentro do campo é o patrão da equipa treinada por Rafa Benitez. Se os "reds" são actualmente campeões europeus, tal deve-se muito à qualidade e devoção de Gerrard ao clube de Everton.

PONTOS FORTES:

O Liverpool conta como príncipais pontos fortes a coesão defensiva e a rapidez com que sai em contra-ataque. Gerrard e Xabi Alonso são dois dos melhores médios que há por esta Europa fora. Ambos dão grande estabilidade defensiva tendo ainda a capacidade para transportar o jogo para o ataque. A meia distância é uma arma bastante utilizada pelo Liverpool muito por fruto dos remates certeiros destes dois homens. No ataque, Luis Garcia, Cissé e Zenden trazem velocidade e muitas dores de cabeça aos adversários contrários.

PONTOS FRACOS:

Apesar de se ter reforçado com Reina para a baliza, creio que tanto o espanhol como o polaco Dudek não trazem grande segurança ao eixo defensivo dos "reds". Por vezes poderão estar num grande dia mas é mais certo que a qualquer momento tanto um como outro falhem prejudicando os intentos do Liverpool.
Com a lesão de Zenden e a falta de ritmo competitivo de Kewell pelo facto de ter estado muito tempo parado, creio que há uma lacuna a nível do flanco esquerdo do ataque do Liverpool. Fala-se que Simão poderá ser reforço. A ver vamos...

Nos próximos dias analisaremos o Arsenal e o Inter de Milão.

Sem comentários: