quinta-feira, abril 24, 2008

Champions: Barcelona e United empatam a zero

Barcelona 0-0 Man Utd



Barcelona e Manchester United empataram a zero e, tal como se esperava, vão ter de decidir a passagem à final em Old Trafford. Apesar do maior dominio dos catalães, sobretudo no que concerne à posse de bola, diria que o resultado se aceita perfeitamente. É curioso que o Barça esteve sempre mais perto do golo do que o Manchester mas as duas grandes ocasiões do jogo acabaram por pertencer aos ingleses. Numa delas, a penalidade desperdiçada por Cristiano Ronaldo, certamente que, a ser concretizada, iria dar ainda mais emoção e intensidade ao jogo. Acabou por não acontecer e, com o nulo no placar, as equipas mostraram-se sempre desconfiadas uma da outra e mantiveram sempre uma estrutura defensiva sólida e com muitas unidades (mais o Manchester como é óbvio).

Uma palavra para Alex Ferguson que, contrariamente ao que é habitual, apresentou o 4-2-4 num jogo fora da Champions (isto apesar de Tevez ter funcionado quase como um médio centro ao estilo de Anderson). Confesso que não estava à espera deste onze mas acabei por ficar satisfeito pela forma destemida com que a equipa técnica do United encarou este jogo. Naturalmente que o poderio do Barcelona fez com que o Manchester defendesse grande parte do tempo mas aí o mérito é para o conjunto de Rijkaard que soube gerir bem a posse de bola (muito bem Deco e Xavi nesse capítulo) sendo que lhe faltou alguma profundidade na chamada zona de finalização. Mas, ainda em relação ao 4-2-4, achei bem já que esta equipa do Manchester está formatada para actuar nesse sistema e, como deu para ver, mesmo com muitas unidades ofensivas, consegue ter uma excelente solidez defensiva frutos das transições rápidas quando perde a bola.

Aguarda-se uma segunda mão de loucos. O United tem alguma vantagem já que dispõe do factor casa mas há que desconfiar deste Barcelona que, mesmo estando a passar um mau momento, tem jogadores que a qualquer momento podem resolver o jogo. E atenção que Lionel Messi está de volta e Deco, pelo que se viu neste jogo, parece com vontade de ajudar a equipa a alcançar mais uma final europeia. A ver vamos se em Old Trafford teremos o Barcelona versão Champions (ainda não perdeu esta época) ou se, pelo contrário, temos o Barça amorfo e pouco entusiasmante que temos visto nos últimos jogos da Liga Espanhola.

Sem comentários: