quinta-feira, abril 10, 2008

UM OLHAR PELAS MODALIDADES "DITAS AMADORAS"




Nem só de futebol vive este blog, e nem só o desporto-rei está em fase decisiva da época. Também nas modalidades "ditas amadoras", a competição está a caminhar para o fim de época, sendo que, em algumas delas, vivem-se dias de verdadeira emoção, onde as surpresas também existem. Tudo para conferir durante os próximos minutos...:

Começamos esta nossa investida lançando ao cesto, olhando, logicamente, ao BASQUETEBOL:





É certo que o campeonato português, não é, de todo, a NBA, como nenhum campeonato europeu é ou será, a espectacularidade não pode ser comparável, mas também há qualidade no basket português. Embora nos dias que correm, Liga e Federação, andem de costas voltadas, o que faz com que clubes como o Benfica e o Vitória de Guimarães, por exemplo, alinhem na Proliga, equivalente à II Divisão, por não concordarem com o método adoptado pela Liga para a realização da prova, não deixam de haver bons valores na Liga Profissional, quer sejam portugueses ou estrangeiros.

Falando da Liga Profissional, prova organizada pela Federação Portuguesa de Basquetebol, a época regular já chegou ao fim, faltando apenas disputar uma partida que está em atraso, mas que em nada vai interferir com os jogos já calendarizados do "play-off".

A fase regular ficou ordenada da seguinte forma: 1º Ovarense; 2º FC Porto; 3º Vagos; 4º CAB Madeira; 5º Ginásio; 6º Lusitânia; 7º Belenenses; 8º Barreirense

Com esta classificação, os jogos do "play-off", de apuramento do campeão, são os seguintes: Ovarense-Barreirense; FC Porto-Belenenses; Vagos-Lusitânia e CAB Madeira-Ginásio.

Nota de destaque ainda, para a excelente campanha do Vitória de Guimarães na Taça de Portugal, eliminando a Ovarense nas meias-finais e derrotando depois o FC Porto na final, e arrecadando o troféu.



Seguimos viagem, e com a bola na mão, tentamos fazer golo, falando de ANDEBOL:







A época do Campeonato Nacional de Andebol já vai longa, e está quase no seu términus.
Depois de uma primeira fase, denominada época regular, que continha 11 equipas, seguiram as oito primeiras para o "play-off", que entretanto já está a ser disputado, e caminha para as meias-finais.
Na fase regular, a classificação ficou ordenada da seguinte forma: 1º ABC, 54 pontos; 2º Benfica, 49 pts; 3º FC Porto, 49 pts; 4º Belenenses, 47 pts; 5º Sporting, 43 pts; 6º São Bernardo, 40 pts; 7º Madeira SAD, 40 pts; 8º Isave, 33 pts; 9º SC Horta, 32 pts; 10º Águas Santas, 31 pts; 11º Sp.Espinho, 22 pts.

Os oito primeiros classificados goraram o apuramento, onde, nos quartos-de-final, disputados à melhor de 3 jogos (a primeira equipa a fazer 2 vitórias apurava-se), o ABC eliminou o Isave, o Benfica derrotou o Madeira SAD, o São Bernardo levou de vencida o FC Porto, e o Belenenses deixou pelo caminho o Sporting.
Posto isto, estão encontrados os quatro semi-finalistas:

ABC - BELENENSES

BENFICA - SÃO BERNARDO

A acrescentar a tudo isto, destaque ainda para a excelente época do Benfica, sob a orientação técnica de Aleksander Donner, que para além do bom campeonato que estão a realizar, ainda estão presentes nas competições europeias, mais propriamente na Taça Challenge, onde, nas meias-finais, medem forças com os romenos do Sports Resita, actuais detentores do troféu. No jogo da primeira mão, na Luz, os encarnados venceram por 31-26, jogando a cartada decisiva no próximo domingo, na Roménia.



Atirando a bola ao ar, e rematando para o outro lado da rede, tentamos pontuar no VOLEIBOL:





No Voleibol, o campeonato está muito próximo do fim, isto porque já se disputam as partidas referentes à final do "play-off" de apuramento do campeão.
Os conjuntos que lograram alcançar tal feito foram os do Sporting de Espinho e do Vitória de Guimarães, que disputam, à melhor de 5 jogos (a primeira equipa a vencer 3 partidas sagra-se campeã), o título nacional.
E até pode ser já neste fim-de-semana que o campeão seja encontrado, "bastando" para isso que os "tigres" de Espinho vençam o quarto jogo, em Guimarães, já que, neste momento, estão à frente do "play-off", tendo vencido duas partidas e perdido uma. Caso o Espinho vença na cidade berço, no próximo sábado, dia 12 de Abril, torna-se Campeão Nacional de Voleibol. Em caso de vitória dos vimaranenses, haverá lugar a um quinto e decisivo jogo, na semana seguinte, em Espinho, já que foram os "tigres" a vencer a fase regular, o que lhes dá o direito de terem, em caso de necessidade, a "negra" em sua casa.



Deslizando sobre rodas e pegando no stick, tentamos alvejar a baliza contrária, e olhamos ao HÓQUEI EM PATINS:





No Hóquei em Patins, a época já vai nas meias-finais do "play-off", mas com uma grande certeza: muito dificilmente o FC Porto deixará de se sagrar campeão nacional da modalidade, uma vez que é, de longe, a melhor equipa portuguesa, e aquela que mais regularidade e qualidade tem apresentado durante toda a temporada, mantendo a hegemonia que tem tido nos últimos anos.

A fase regular teve a seguinte classificação: 1º FC Porto; 2º Benfica; 3º Oliveirense; 4º Juventude de Viana; 5º Óquei de Barcelos; 6º Portosantense; 7º Candelária; 8º Gulpilhares; 9º HC Braga; 10º Valongo; 11º H.Cambra; 12º AA Espinho; 13º Juventude Ouriense; 14º Alenquer e Benfica.

Depois de apurados os oito primeiros classificados da primeira fase, os jogos dos quartos-de-final já se disputaram, tendo o FC Porto eliminado o Gulpilhares, o Benfica vencido o Candelária, a Oliveirense derrotado o Portosantense, e o Juventude de Viana deixado pelo caminho o Óquei de Barcelos.

Assim, os jogos das meias-finais do campeonato são os seguintes:

FC PORTO - JUVENTUDE DE VIANA

BENFICA - OLIVEIRENSE

Estas partidas disputar-se-ão nos próximos dias 17, 24 e 31 de Maio, sendo que o vencedor de dois encontros apura-se automaticamente para a final. Ou seja, a série será à melhor de 3 jogos, não sendo pois necessário o encontro do dia 31 de Maio, caso a mesma equipa vença os jogos do dia 17 e do dia 24 do mesmo mês.



Com ou sem "cabritos", a ideia passa agora por rematar com o pé, à baliza, e fazer golo, para verificarmos como está o FUTSAL:





Depois de várias épocas, onde, a hegemonia de Benfica e Sporting, apenas tem sido beliscada, aqui e ali, pelo Freixieiro, ou pela Fundação Jorge Antunes, eis que esta temporada surge mais um clube apostado em alterar a história da modalidade, nem mais nem menos do que o Belenenses. Os azuis da Cruz de Cristo, superiormente orientados por Alípio Matos, estão, há largas jornadas no comando da classificação, e não parecem dispostos a abandonar tal posto, tendo por isso conquistado, com toda a legitimidade, um rótulo de sérios candidatos ao título.

A fase regular ainda está em andamento, faltando 6 jornadas para o seu términus. Por esta altura, a classificação está assim ordenada:

1º Belenenses, 55 pontos; 2º Benfica, 48 pts; 3º Freixieiro, 44 pts; 4º Sporting, 42 pts; 5º Fundação Jorge Antunes, 38 pts; 6º S.L.Olivais, 35 pts; 7º Instituto D.João V, 26 pts; 8º Alpendorada, 22 pts; 9º Fundão, 21 pts; 10º Sassoeiros, 21 pts; 11º Boavista, 20 pts; 12º Vila Verde, 14 pts; 13º UTAD, 8 pts; 14º Nogueirense, 1 pt.

As oito primeiras classificadas, irão disputar o "play-off" de apuramento do campeão nacional.






2 comentários:

Anónimo disse...

Bastante interessante este "olhar pelas modalidades ditas amadoras".
Os meus parabens.
Um abraço,
Sérgio Gouveia

Anónimo disse...

Obrigado, amigo Sérgio!
Tal como o próprio nome indica, este blog não é só futebol, mas também, "MAIS DESPORTO"! Como tal, e ainda que não seja com a regularidade pretendida e desejada, sempre que possível, fazemos um "apanhado" da situação, para os amantes das diversas modalidades, e para mantermos os nossos fiéis leitores o mais actualizados possíveis. E claro que é com grande prazer que verificamos que o nosso trabalho é reconhecido, ou, pelo menos, lido.
Uma vez mais, muito obrigado!

Um abraço!

EDUARDO MARQUES