quarta-feira, abril 02, 2008

ESPERADO



Man Utd e Barcelona venceram fora na primeira mão dos quartos-de-final e deram um importante passo rumo às meias. Aliás, se a lógica imperar, estas duas grandes equipas vão mesmo encontrar-se na próxima eliminatória para gáudio de todos os apaixonados pelo futebol. Perspectiva-se uma meia-final extraordinária entre duas equipas que fazem do poderio ofensivo a sua principal arma. A ver vamos se Roma e Schalke 04 têm capacidade para contrariar a lógica na segunda mão que se realiza já na próxima semana.

Numa breve passagem por aquilo que foi o jogo em Roma, diria que o United foi feliz mas, é bom dizê-lo, também fez para o ser. Já se percebeu que a estratégia de Ferguson quando joga nos jogos fora da Champions é substancialmente diferente daquela que temos oportunidade de assistir na Premiership e longe de Old Trafford. Mais do que tentar procurar o golo de forma louca e insistente, o Manchester United prefere jogar com as linhas mais recuadas, um meio-campo mais reforçado e uma frente de ataque rápida por forma a explorar o contra-ataque. Ou seja, não é um futebol atractivo mas procura ser eficaz. Nesse sentido, teve lógica a entrada de Park em detrimento de Giggs, a (habitual) colocação de uma terceira unidade no meio-campo (Anderson) relegando Tevez para o banco e, também relevante, a inclusão de Rooney nas alas deixando Ronaldo na frente, uma unidade que não dá tantas garantias defensivas como dá o avançado inglês. E se tivermos em conta que Tonetto e Cassetti atacam muito, parece-me que as escolhas foram apropriadas.

Não há muito mais a dizer. A Roma sentiu muito a ausência de Totti e foi algo infeliz na forma como consentiu o primeiro golo (um grande golo de Ronaldo) e na forma como não conseguiu chegar à igualdade nos primeiros minutos da segunda parte. Com o segundo golo de Rooney (com muitas culpas para Doni), a Roma acabou e o Manchester poderia até ter feito mais um ou dois golos que, de certa forma, seriam profundamente injustos para uma Roma esforçada mas pouco eficiente.
Aguarda-se uma meia final que, mais me apetece dizer, é uma autêntica final antecipada.

Sem comentários: