segunda-feira, abril 14, 2008

ESCÂNDALO NA LUZ, ESPERANÇA EM GUIMARÃES, ESFORÇO EM ALVALADE: ESTÁ CADA VEZ MAIS AO RUBRO A LUTA PELA CHAMPIONS








O grande destaque da jornada 26 vai, inteirinho, para a fantástica vitória da Académica de Coimbra em pleno Estádio da Luz, perante um impotente Benfica, que ficou muito aquém do esperado, depois da enorme exibição protagonizada na ronda anterior, apesar do empate a zero, diante do Boavista. Tudo o que se escrevesse sobre o Benfica, seria tremendamente injusto para a Académica, uma vez que a turma liderada por Domingos Paciência venceu "sem espinhas", e até podia ter goleado. O que é facto é que, 54 anos depois, a Briosa voltou a vencer na Luz, e deixou os encarnados em situação muito delicada para atingir o objectivo mínimo da época, no caso, o segundo lugar, e consequente apuramento para a Liga Milionária.
Depois da humilhante e escandalosa derrota do Benfica, na recepção à Académica (0-3!!!), e da difícil e polémica vitória do Guimarães diante do Boavista (1-0), nada melhor do que um adversário, na teoria, acessível, para os leões somarem mais 3 pontos, concretizarem a melhor série de vitórias da época (quarta consecutiva), e ultrapassaram os rivais da segunda circular. Os comandados de Paulo Bento não fizeram um grande jogo, longe disso, mas há que ter em conta que vinham de enorme desgaste físico e psicológico de uma noite europeia, e que, já na próxima quarta-feira, há derby, para a Taça, frente ao Benfica. Assim, o Sporting teve algumas dificuldades para levar de vencida um atrevido Leixões, os golos só apareceram na segunda parte, mas ainda assim o importante foi a conquista dos três pontos, a ultrapassagem ao Benfica, com correspondente subida ao pódio, e encosto à Liga dos Campeões, a 2 pontos do Vitória de Guimarães.
O FC Porto voltou a demonstrar porque é, de muito longe, a melhor equipa do campeonato, levando de vencida o Vitória de Setúbal, na Estádio do Bonfim, com uma equipa altamente remodelada, claramente em poupanças para a meia-final da Taça de Portugal, também à beira Sado.
Nota de total mérito, também, para a importantíssima vitória do Paços de Ferreira, no terreno do Nacional da Madeira, já que os castores estão em situação aflitiva na tabela, e estes 3 pontos, darão, certamente, um balão de oxigénio à turma orientada por José Mota.
Quem também continua com a sua situação complicada é a Naval, que voltou às derrotas, desta vez, em casa, e frente a um Marítimo que continua com objectivos europeus.
Outra equipa que ainda tem a Europa sob mira é o Belenenses (a deliberação final do "caso Meyong" pode anular com as pretensões dos azuis, que estão sujeitos a perder 6 pontos), que foi vencer à Amadora, e não permitiu que os da Reboleira selassem, de vez, a permanência no principal escalão, ainda que os comandados de Daúto Faquirá tenham alguma margem de manobra para as próximas jornadas.
Quem poderá ver o seu destinado confirmado, já esta noite, é o União de Leiria, que em caso de empate ou derrota em Braga, desce, de imediato, à Liga de Honra. Só uma vitória leiriense, permite, matematicamente, continuar a acalentar a esperança da manutenção, mas claro que, apenas uma hecatombe, impediria o clube de deixar o convívio dos grandes, dez anos depois.



RESULTADOS E MARCADORES:



BENFICA 0 ACADÉMICA 3 (Miguel Pedro; Markus Berger e Luís Aguiar)

E.AMADORA 0 BELENENSES 2 (Rolando e José Pedro)

V.GUIMARÃES 1 BOAVISTA 0 (Mrdakovic)

V.SETÚBAL 1 FC PORTO 2 (Hugo; Lisandro López e Mariano González)

NACIONAL 1 P.FERREIRA 2 (Cardozo; Chico Silva e Wesley)

NAVAL 0 MARÍTIMO 3 (Márcio Mossoró [2] e Anderson)

SPORTING 2 LEIXÕES 0 (Tonel e Liedson)

SP.BRAGA - U.LEIRIA (Hoje, às 19:45, Sport Tv 1)

Sem comentários: