sexta-feira, abril 11, 2008

JORNADA 26: ANTEVISÃO








O pontapé de saída da jornada 26 da Liga Portuguesa, é dado esta noite, às 20:30, no Estádio da Luz, em Lisboa, com o Benfica a receber a Académica.
Com o segundo lugar como objectivo principal para o que falta da temporada, sem descurar uma eventual presença no Jamor (a meia-final da Taça de Portugal, diante do Sporting, em Alvalade, é já na próxima quarta-feira), o Benfica recebe esta noite a Académica, num jogo que promete ser de intensa luta, isto porque os estudantes também ainda não garantiram os seus objectivos, ou seja, a permanência.
Os encarnados estão quase na máxima força, sem castigados, e apenas com David Luiz lesionado, ao passo que a turma orientada por Domingos Paciência tem muitos impedimentos para esta noite, por entre lesionados e castigados.
Depois de uma época muito turbulenta, não só ao nível dos resultados, mas também no capítulo exibicional, o Benfica encontrou, finalmente, o caminho das boas prestações, sob o comando de Fernando Chalana, e só por mera infelicidade não vem de uma vitória, na última jornada, aquando da deslocação ao Estádio do Bessa, onde empatou sem golos.
Quem também não passou do nulo, foi a Académica, na jornada anterior, na recepção ao Vitória de Setúbal, num jogo que ficou também marcado pela lesão grave de Joeano (fracturou o perónio, e não joga mais esta temporada).

O Benfica quer conquistar os três pontos para manter o segundo lugar e continuar à frente de Vitória de Guimarães e Sporting (principais concorrentes dos encarnados por um lugar na champions do próximo ano), e a Académica quer, no mínimo, empatar, para poder juntar mais um ponto à sua contabilidade, que tem como objectivo final, a permanência no escalão maior do nosso futebol.



EQUIPAS PROVÁVEIS:

BENFICA: Quim; Nélson, Luisão, Katsouranis e Léo; Petit, Binya, Rui Costa e Cristian Rodríguez; Nuno Gomes e Óscar Cardozo.

Outros convocados: Butt, Edcarlos, Maxi Pereira, Nuno Assis, Di María, Mantorras e Makukula.

ACADÉMICA: Pedro Roma; Pedrinho, Kaká, Orlando e Pedro Costa; Nuno Piloto, Cris, Tiero e Luís Aguiar, Edgar e Miguel Pedro.

Outros convocados: Rui Nereu, Berger, Cléber, Cristiano, Fofana, Lito e Ivanildo.

O jogo será arbitrado por Paulo Baptista, de Portalegre, e terá transmissão directa na Sport TV 1.


No que concerne à restante jornada, destaque para a deslocação do já campeão FC Porto ao reduto do Vitória de Setúbal, onde os sadinos procuram cimentar a sua posição europeia e dar continuidade à sensacional época que estão a fazer.
Continando no cimo da tabela classificativa, será importante destacar também o Vitória de Guimarães-Boavista, um jogo muito importante para os vimaranenses, que ainda continuam na luta por um lugar na Liga dos Campeões da próxima temporada, e não vão querer deixar fugir os três pontos, jogando no seu estádio, e perante um Boavista que atravessa grave crise financeira.
Quem também ainda aspira por uma chegada ao segundo lugar é, logicamente, o Sporting, que terá, na teoria, um jogo aparentemente simples nesta jornada, recebendo o Leixões, em Alvalade, mas onde a desilusão da eliminação europeia frente ao Rangers poderá pesar no sub-consciente dos leões, e jogar a favor dos "bebés" de Matosinhos.
Por fim, de salientar também a possibilidade de ser confirmada, nesta jornada 26, a primeira descida de divisão, já que, em caso de derrota em Braga, a União de Leiria, carimba o passaporte para a Liga de Honra, dez anos depois de ter jogado pela última vez no segundo escalão do nosso futebol.
Tudo para confirmar durante este fim-de-semana, numa jornada que, como habitualmente, começa hoje, sexta-feira, e só termina na próxima segunda-feira.



PROGRAMA DA JORNADA 26:

Sexta-feira:

Benfica-Académica, 20:30 horas (Sport Tv 1)

Sábado:

Estrela da Amadora-Belenenses, 17 horas
Vitória de Guimarães-Boavista, 19 horas (Sport Tv 2)
Vitória de Setúbal-FC Porto, 21:15 horas (Sport Tv 1)

Domingo:

Nacional-Paços de Ferreira, 16 horas
Naval-Marítimo, 16 horas
Sporting-Leixões, 19:15 horas (TVI)

Segunda-feira:

Sporting Braga-União de Leiria, 19:45 horas (Sport Tv 1)

Sem comentários: