quarta-feira, abril 02, 2008

OlhóPlayer "10"

NOME: Mladen PETRIC (Borussia Dortmund)
POSIÇÃO: Nº10/avançado



NACIONALIDADE: Croata
INTERNACIONALIZAÇÕES: 23 (9 golos)
DATA DE NASCIMENTO: 1/1/1981 (27 anos)
ALTURA: 1,85
PÉ PREFERIDO: esquerdo
Número: 10

CLUBES:

1998-1999: Baden (22 jogos, 4 golos)
1999-2004: Grasshopper (114 jogos, 30 golos)
2004-2007: Basileia (72 jogos, 39 golos)
2007-2008: Dortmund (24 jogos, 13 golos)

ANÁLISE:

Seguramente, o melhor jogador do Borussia Dortmund. É daqueles jogadores que, efectivamente, resolvem partidas. Poderão vê-lo em acção no Euro2008 ao serviço da Croácia. Para quem não está a ver quem é Mladen Petric, posso dizer-vos que foi do seu pé esquerdo que saíu o golo que deu o triunfo à Croácia em Inglaterra, resultado que viria a afastar os ingleses do europeu.

Mladen Petric é, neste momento, o terceiro melhor marcador da Bundesliga. Com 13 golos em 24 jogos, está a dois tentos de igualar Mario Gomez do Estugarda e a 3 de Luca Toni. Para um jogador que nem sequer é um puro avançado, é obra. Se tivermos ainda em consideração que o Dortmund tem feito uma péssima campanha na Liga alemã, mais valorizada fica a grande época deste croata.

Naturalmente que os seus golos e a sua importância no Dortmund tem merecido a atenção de grandes clubes europeus. A Juventus parece ser uma forte hipótese, isto segundo adianta a imprensa alemã. Diria até que o futebol italiano poderia ser uma escolha acertada para este croata dado que as suas características assentariam bem no estilo de futebol que lá se pratica. Vamos então analisar melhor as características de Mladen Petric:

- Pelos jogos que vi esta temporada do Dortmund, parece-me um jogador de top. Para terem uma ideia mais precisa em relação às características deste croata, diria que temos uma mescla de Zahovic com Adriano (São Paulo). É um jogador essencialmente central. Tanto pode jogar como médio ofensivo já que tem uma grande visão de jogo e capacidade de passe curto ou longo como também pode ser utilizado em zonas de finalização visto ser um jogador de remate fácil. Aliás, o seu fantástico pé esquerdo é mesmo a sua principal arma. Muitos dos seus golos esta temporada têm sido através de remates fora da área, visando os ângulos superiores da baliza. Ainda este fim-de-semana tivemos um livre exemplarmente marcado por Petric.
Como ponto fraco, diria que o facto de ser algo pesado faz com que não seja um jogador particularmente rápido. Ainda assim, com um notável pé esquerdo, com uma enorme inteligência no manejamento da bola, com a capacidade que tem em envolver os seus colegas no jogo e com a facilidade em também fazer golos através do jogo aéreo, diria que os aspectos positivos facilmente fazem esquecer os elementos menos bons do seu futebol. É crack e não engana...

- Com Frei, Klimowicz e Nelson Valdez (paraguaio que aprecio bastante), Petric é muitas vezes utilizado como médio ofensivo. Particularmente, gosto mais de o ver em zonas ligeiramente mais recuadas já que está mais envolvido no jogo e, fruto da sua qualidade de passe, consegue fazer importantes assistências para os seus companheiros. Mas, se em termos de clube as opções para o ataque são muitas, no que diz respeito à selecção croata, as dúvidas quanto à sua utilização como "nº10" são maiores. Para essa posição, o seleccionador croata tem Modric (jogador do Dinamo Zagreb que é pretendido por Barcelona e Chelsea); tem Rakitic, o jovem do Schalke que tem dado nas vistas; e tem também Kranjkar, médio do Portsmouth que dispensa apresentações. Se tivermos em linha de conta que Eduardo da Silva se lesionou gravemente e não fará parte das opções para o Europeu, sobrará Olic, Klasnic e Petric para lutarem pela vaga do ataque. Estou convencido que é nessa mesma posição que iremos ver mais vezes Mladen Petric até porque Olic e Klasnic jogam muitas vezes como extremos.

VÍDEO:

Dois exemplos do seu tremendo pé esquerdo:



Sem comentários: