segunda-feira, abril 14, 2008

UNS QUEREM SUBIR, OUTROS DESEJAM APENAS A MANUTENÇÃO...ESTA LIGA DE HONRA É ALTAMENTE IMPREVISÍVEL, E ESTÁ DE LOUCOS!!!









Não é, com toda a certeza, para cardíacos, esta Liga Vitalis. Ano após ano, o escalão secundário vem demonstrado todo o seu equilíbrio, e se há palavra mais adequada para descrever este campeonato, essa palavra é: COMPETITIVIDADE! Cada jornada é uma surpresa para uns, uma ilusão para outros, e nada está decidido, quando faltam apenas 4 jornadas para o fim. Se verificarmos as contas, feitas de forma matemática, podemos constatar que, neste momento, ainda há 8 equipas com possibilidades de subirem de divisão, ao passo que em situação contrária, ou seja, com hipóteses de descer à II Divisão Nacional, estão 9 conjuntos! Ou seja, o equilíbrio, é claramente, a nota dominante, e tudo pode acontecer nas derradeiras e decisivas jornadas. Para já, Trofense e Rio Ave ocupam os dois primeiros lugares da classificação, precisamente os que dão acesso à subida à Primeira Liga, ambos com 46 pontos. E nada mais curioso do que, na próxima jornada, estes dois emblemas se irem encontrar na Trofa, num duelo muito aguardado. Olhanense e Vizela, ambos com 41 pontos, ainda espreitam deslizes dos de cima, sendo que o Gil Vicente vem logo atrás, com menos 1 ponto, e tem ainda legítimas aspirações à subida. De uma forma mais remota, mas com possibilidades matemáticas, aparecem ainda o Beira-Mar e o Estoril, ambos com 38 pontos.
Na cauda da tabela, as contas também são mais que muitas, sendo que, os lugares de descida são, neste momento, ocupados por Penafiel, com 23 pontos, e Fátima com 25. Com a situação complicada está o Portimonense, que soma 27 pontos, bem como o Feirense, que tem 28, e ainda o Gondomar que tem 29 pontos. Desportivo das Aves com 30 e Santa Clara com 31 pontos, têm, à partida, a situação controlada, e a manutenção quase garantida.

Olhando para o topo da classificação, Trofense, Rio Ave, Olhanense, Vizela e Gil Vicente, são, na minha óptica, as equipas que vão lutar pela subida de divisão. Assim sendo, olhemos às quatro jornadas finais de cada um dos conjuntos em questão:

TROFENSE: em casa, recebe o Rio Ave e o Gondomar; fora, desloca-se ao Feirense e ao Portimonense.

RIO AVE: em casa, recebe o Santa Clara e Varzim; fora, desloca-se ao Trofense e ao Feirense.

OLHANENSE: em casa, recebe o Gil Vicente e o Portimonense; fora, desloca-se ao Fátima e ao Vizela.

VIZELA: em casa, recebe o Freamunde e o Olhanense; fora, desloca-se ao Desportivo das Aves e ao Penafiel.

GIL VICENTE: em casa, recebe o Beira-Mar e o Penafiel; fora, desloca-se ao Freamunde e ao Olhanense.

Serão, com toda a certeza jornadas absolutamente loucas, onde os resultados são, de todo, imprevisíveis, e tudo pode acontecer. Acredito que, contas, só mesmo na última jornada...

Sem comentários: