sexta-feira, abril 04, 2008

Taça Uefa: Sporting empata em Glasgow

RANGERS 0-0 SPORTING



Para ser muito sincero, a primeira mão dos quartos-de-final da Uefa correu mais ou menos como eu perspectivei. Apesar de não o ter transmitido via blog, nas várias conversas que tive com alguns amigos sobre esta eliminatória da Uefa, deixei bem claro que, na minha opinião, o Sporting era super favorito frente ao Rangers; o Getafe corria mais riscos de perder em Espanha do que na Alemanha; o Zenit tinha uma palavra a dizer frente ao Bayer e, finalmente, o PSV iria eliminar a Fiorentina - em relação a este último, naturalmente que ainda não acertei o meu prognóstico mas está muito bem encaminhado (além disso apostei um jantar com dois amigos em como os italianos eram eliminados) -.

Em primeiro lugar, devo dizer que, de modo a sermos rigorosos, exceptuando o jogo entre Zenit e Leverkusen, me parece que todos os outros encontros estão em aberto. Obviamente que há equipas com mais vantagem fruto dos resultados obtidos na primeira mão mas, ainda assim, seria algo arriscado dizer que o Sporting ou as restantes equipas iriam estar, de certeza, nas meias-finais da prova. No entanto, antes de avançar, deixo desde já o grupo de quatro equipas que, quanto a mim, vão marcar presença nas meias-finais da prova:

Zenit - Bayern Munique

Sporting - PSV

UM OLHAR PELO JOGO DE GLASGOW

- Para ser franco, apenas vi os primeiros 45 minutos. Mediante aquilo que pude observar mais as informações que tive a respeito dos restantes 45 minutos, serviu plenamente para manter e até reforçar a ideia que tinha: o Rangers é uma equipa perfeitamente ao alcance do Sporting. Mais, o Glasgow é, no meu entender, a equipa mais fraca que ainda está em prova na Uefa. Como tal, e sabendo de antemão que as equipas escocesas têm enormes dificuldades em jogar fora do seu país, só um verdadeiro escândalo é que colocaria o Sporting fora da Taça Uefa, mesmo sabendo que, hoje em dia, o 0-0 é um resultado mais perigoso do que era há uns anos atrás.

Se é verdade que o Rangers é uma equipa acessível fora, também sei que, no seu reduto, pelo estilo de jogo que pratica (muito directo e altamente musculado), o Rangers é uma equipa difícil de bater. Tal como o Celtic, estas equipas escocesas dão a entender que estão "mortas" e ao alcance do adversário mas, numa jogada de insistência ou num lance de bola parada podem marcar um golo e depois naturalmente que causam dificuldades. Em jeito de comparação, o Benfica jogou duas ou três vezes em Celtic para a champions nestes últimos anos e em qualquer dos jogos, a determinada altura, parecia-nos que o empate era um mau resultado já que a posse de bola e a forma desinibida como a equipa jogava no meio-campo adversário perspectivava algo ainda mais interessante. O que é certo é que no final do jogo, nem o empate se trazia de terras escocesas.
Pelo exposto, apesar de já ter lido que soube a pouco para alguns adeptos leoninos, eu diria que um empate a zero é um excelente resultado, mesmo, repito, frente a um adversário de tão fraca valia. Paulo Bento e companhia terão, em casa, todas as condições para ultrapassar este Rangers e estou convencido que vão conseguir vencer o jogo com maior ou menor dificuldade.

EM ANÁLISE: Bayern - Getafe

- O Getafe é uma boa equipa. Aliás, fiquei com "água na boca" em relação a Laudrup. Podemos estar na presença de um futuro grande treinador. Fiquei espantado com a forma organizada com que a modesta equipa do Getafe se dispõe em campo e achei muito interessante o facto de todos os jogadores saberem o que têm a fazer dentro do campo. Depois, gosto muito de equipas que explorem ao máximo o contra-ataque. E o Getafe fá-lo muito bem. Portanto, sabendo que o Bayern iria atacar e muito, não foi de estranhar este resultado até porque sabia que o Getafe iria defender com muitas unidades mas não ia a Munique com o único intuito de se fechar lá atrás. Acho que o resultado diz tudo em relação à estratégia com que Laudrup entrou em campo.

Fazendo já a antevisão da segunda mão, diria que o Bayern, como grande equipa que é, vai seguramente responder a este mau resultado. Creio que o primeiro golo do jogo vai ter particular importância. Se for o Bayern a marcar, então vai ser muito difícil aos espanhóis responder. Agora, cuidado se o Getafe marca primeiro. Ainda assim, acho que os bávaros não vão facilitar em Espanha e a experiência vai fazer-se sentir.

Fiorentina - PSV:

Não me surpreendeu o resultado da primeira mão. Na minha opinião, o PSV é mais equipa que a Fiorentina. Comparo o PSV um pouco ao Porto. É uma equipa que, não sendo considerada de Top europeu, pode, num dia bom, ganhar a qualquer equipa do Mundo. Tem muita qualidade no seu plantel e tem muitas soluções. Além disso, já tem muita experiência ao nível das competições europeias. Assim sendo, não me parece que a Fiorentina tenha argumentos para ir à Holanda contrariar o favoritismo do seu oponente.

E a surpresa chamada Zenit:

Objectivamente, ninguém esperava aquilo que se passou em Leverkusen. Não vi o jogo mas creio que o resultado fala por si. O Zenit - equipa que me chamou a atenção o ano passado frente ao Sevilha - mostrou em terras germânicas que o afastamento do Villarreal e do Marselha não foi obra do acaso. É uma equipa que vale essencialmente pelo seu todo e, lá na frente, tem em Arshavin a unidade mais desequilibradora da equipa. A ver vamos até onde vai este clube russo. Para já, dificilmente não irá marcar presença nas meias.



Sem comentários: