domingo, outubro 16, 2005

14 anos depois... Benfica vence no dragão!



FC PORTO 0-2 BENFICA
(Nuno Gomes 55´,63)



Video:"OS MELHORES MOMENTOS DO JOGO"

O Benfica venceu este Sábado de forma sensacional no dragão por dois golos sem resposta e quebrou um longo jejum que já vinha desde a longínqua época de 90/91.
Nuno Gomes fez lembrar César Brito (e o twix!) e satisfez duas vezes os adeptos encarnados, empurrando o Benfica para uma vitória histórica, para uma exibição deveras personalizada, como há muito não se via para os lados da luz.
Para este encontro, Co Adriaanse resolveu surpreender tudo e todos ao colocar Alan no onze inicial. O FC Porto entrava em campo com a estrutura habitual mas com a curiosidade de Diego ficar sentado no banco dos suplentes e Jorginho fazer de número 10, com Alan e Lisandro nas linhas.
No Benfica, Koeman fazia entrar Anderson no lugar de Ricardo Rocha e Karagounis na ala direita no lugar de Geovanni.
Relativamente ao encontro, o Porto, como equipa visitada, entrou a todo o gás. Apesar de não criar lances de perigo, os dragões entraram em campo bastante pressionantes e com enorme vontade em fazer golos. Nos primeiros 25 minutos do jogo, a tónica do jogo foi esta: o Porto a atacar mas sem perigo eminente e o Benfica a defender relativamente bem mas a não responder em termos ofensivos.
A primeira parte do encontro ficou marcada pelas lesões de Miccoli e de Lisandro Lopez. O avançado italiano foi substituido por Geovanni enquanto que Lixa Lopez deu o seu lugar a Diego.
Estas alterações favoreceram o Benfica. Com a entrada de Geovanni, Karagounis foi para o meio do terreno e os encarnados ganharam mais consistência no miolo e mais rapidez nas alas. O brasileiro, como é seu apanágio nos grandes jogos, entrou muito bem no jogo e causou grandes problemas ao lado esquerdo portista.
Por seu turno, a lesão de Lixa Lopez fez com que o Porto perdesse velocidade e irreverência no ataque. Diego, apesar de ser um grande jogador que traz grande dinâmica ao ataque azul e branco, não entrou tão bem como é costume na equipa e o FC Porto sentiu isso. Além do mais, Alan e Jorginho, nas alas, passaram por completo ao lado da partida.
Ao intervalo registava-se um nulo no marcador que espelhava na perfeição aquilo que se tinha passado nos primeiros 45 minutos.
Na etapa complementar tudo foi diferente. O Benfica reentrou muito bem na partida e controlou as operações na totalidade. Fruto de uma boa posse de bola e de uma excelente exploração das alas, os encarnados chegaram ao primeiro golo. Nuno Gomes, oportuno, concluiu da melhor forma de cabeça um cruzamento teleguiado de Nélson. A excelente organização do Benfica e a forma desinibida como estes estavam a jogar foram factores decisivos antevião um desenlace feliz para os encarnados.
Foi sem surpresa que oito minutos depois, Nuno Gomes voltava a balançar as redes portistas. Mais uma vez, a asa direita do ataque encarnado foi decisiva, desta feita após jogada individual do inspirado Geovanni. Ricardo Costa deu um brinde e Nuno Gomes, em grande forma, não perdoou.
Co Adriaanse, vendo o "seu" Porto perder, ainda tentou tudo. Primeiro já tinha lançado Quaresma no lugar do cansado Lucho; posteriormente, colocou Hugo Almeida pelo desinspirado Alan.
Apesar de todos os esforços portistas, este Sábado era a noite do Benfica. Catorze anos depois, o Benfica voltava a conhecer o sabor da vitória no dragão.
De salientar as expulsões de Bruno Alves e de Léo. O central portista viu o vermelho directo ao agredir de forma repudiante Nuno Gomes; já o lateral encarnado foi vitima da "politica de compensação" de tão agrado de Lucilio Baptista. Contudo, diga-se que, no geral, o árbitro setubalense até fez uma boa exibição, não tendo qualquer interveniência no resultado final.
Grande vitória dos encarnados num dia para mais tarde recordar!

Há 14 anos, no dia 28 de Abril de 1991, estava eu no Porto junto de familiares e tive a oportunidade de ouvir pela rádio o sensacional Porto 0 Benfica 2. Nunca mais me esqueci desse dia porque foi o dia dos meus anos e a prenda que me ofereceram era demasiado grande para me poder esquecer. Na altura, foi Cesar Brito o "pai" desse grande presente.
Ontem, o "pai" foi Nuno Gomes!



Ficha de jogo:

Árbitro: Lucílio Baptista (Setúbal).

FC PORTO: Vítor Baía, Bosingwa, Ricardo Costa, Bruno Alves, César Peixoto, Lucho Gonzalez (64', Quaresma), Ibson, Alan (69', Hugo Almeida), Jorginho, Lisandro Lopez (24', Diego) e McCarthy.

BENFICA: Quim, Nélson, Luisão, Anderson, Léo, Petit, Karagounis (54', Karyaka), Manuel Fernandes, Simão, Miccoli (13', Geovanni, 88', Ricardo Rocha) e Nuno Gomes.

Golos: (56', Nuno Gomes; 63', Nuno Gomes)

DESTAQUES

Porto

- Pela positiva, há pouca coisa para destacar. A defesa revelou-se, mais uma vez, bastante permeável. No meio campo, Ibson foi esforçado, Lucho mostrou-se bastante cansado, fruto do compromisso internacional que teve durante a semana. Nas alas Jorginho e Alan não funcionaram, na frente, Mccarthy não foi solicitado tantas vezes quantas gostaria.
Ainda assim, destaques positivos para Lisandro Lopez. Não que os poucos minutos em campo tenham justificado este destaque mas sim pela maneira desgostosa com que teve de ser substituido após lesão. O argentino mostrou uma tristeza enorme em não poder continuar em campo. É daqueles jogadores que deixa tudo em campo em prol da instituição que representa.
Destaque também para Ricardo Quaresma. Co Adriaanse fez entrar Lisandro e Alan (?) para as alas em detrimento do "harry potter". Pois bem, perdeu a aposta. Quaresma entrou em campo na fase em que o Porto sofreu os golos e caíu psicológicamente. Mesmo assim, Quaresma inconformou-se e procurou fazer o seu jogo. Conseguiu expulsar Léo e ainda criou algumas jogadas de algum perigo para a defensiva encarnada.

Pela negativa, não poderei deixar de mencionar a expulsão de Bruno Alves. O jogador portista mostrou mau perder e prejudicou a sua equipa. Para além disso, prejudicou-se a si mesmo. É que, com este castigo, dificilmente veremos Bruno Alves a jogar de inicio mais jogos esta temporada ao serviço dos dragões.
De destacar ainda Co Adriaanse. O treinador holandês mostrou-se aos adeptos portugueses. O técnico, que há tempos havia dito que se visse lenços brancos no dragão que se ia embora, mostrou hoje ser uma pessoa mentirosa e pouco séria. É que, os adeptos portistas, insatisfeitos com a exibição da sua equipa, exibiram lenços brancos. Ora, foi perguntado na conferência de imprensa a Adriaanse se ele de facto iria embora por causa desses acontecimentos e, para espanto, o holandês disse primeiramente que nunca tinha dito que se ia embora e, posteriormente, que os lenços brancos foram mostrados por adeptos encarnados e não portistas.
É caso para dizer... mais vale é estar calado!

Benfica

São muitos os destaques a fazer pela positiva. Quim esteve bastante seguro, Nélson foi fantástico... ofereceu o golo a Nuno Gomes com um cruzamento fantástico; Luisão esteve muito bem, Anderson esteve impecável, fazendo esquecer Ricardo Rocha. Léo foi expulso mas realizou uma exibição bastante positiva; no meio campo, Petit foi gigante. Na minha opinião, a par de Nuno Gomes por questões obvias, foi o melhor jogador em campo. Manuel Fernandes esteve ao seu nível, portanto, muito bem; Karagounis esteve em bom plano mas quebrou fisicamente; Simão foi importante na ala esquerda como é sempre; Geovanni entrou muito bem na partida e mostrou que tem valor quando tem vontade; Miccoli foi o azarado da noite. O italiano vai falhar os próximos encontros encarnados...

MELHOR EM CAMPO

NUNO GOMES - quem mais poderia ser. O avançado está em grande forma e o Benfica agradece. Leva 7 golos em 7 jogos e está a revelar-se como o ponta-de-lança que os encarnados tanto procuraram para esta temporada.
Catorze anos depois, Nuno Gomes fez lembrar Cesar Brito... O avançado português fez os dois golos da vitória e, pela primeira vez, marcou um golo aos dragões.
Parabéns Nuno!

Sem comentários: