quarta-feira, outubro 12, 2005

Portugal no Mundial (RESCALDO)




PORTUGAL 3-0 LETÓNIA
(Pauleta(2), Hugo Viana)



Portugal venceu esta noite de forma tranquila a selecção da Letónia. Pauleta foi a figura do jogo já que, para além de ter marcado dois dos três golos da vitória portuguesa, ficará desde hoje na história do futebol como sendo o melhor marcador de todos os tempos da selecção nacional. O record pertencia a Eusébio, o pantera negra tinha a marca de 41 golos; Pauleta tem a partir de hoje 42 golos.
Em relação ao encontro, não me vou alongar muito. Portugal venceu bem, realizou uma exibição agradável e deixou uma imagem completamente diferente daquela que havia dado no passado Sábado.
Quanto aos destaques, Pauleta foi a figura, a dupla de centrais esteve muito bem, Quim demonstrou segurança, Tiago a classe habitual.

Apesar da vitória, apesar do primeiro lugar do grupo, não me consigo esquecer de tantas coisas negativas que se têm passado na era Scolari. Não podemos fechar os olhos só porque ganhámos à Letónia ou porque ficámos em primeiro do grupo.
Sendo assim, e como não falo apenas quando se perde, gostaria de referir alguns aspectos que acho que não estiveram, nem estão bem e que poderão ser prejudiciais para o futuro da selecção.

Ideias gerais:

- Portugal não parte como favorito para conquistar o Mundial 2006 porque:

- está a jogar fora de casa
- é a 9ª equipa no ranking da Fifa, logo, há 8 selecções mais fortes que a nossa
- nunca ganhou nenhum Mundial e nem sequer alcançou uma final
- o próprio seleccionador afirma que Portugal não é candidato ao título

Sobre Scolari...



- Se analisarmos a prestação do seleccionador a nível de feitos alcançados, é obvio que alcançou uma final de um campeonato da Europa pela 1ª vez na história da selecção portuguesa e conseguiu levar Portugal a um Mundial, a 2ª vez consecutiva da nossa selecção.
Se fizermos uma análise bastante vaga, são estes os feitos de Scolari o que, à partida, poderão indiciar que o brasileiro tem feito um excelente trabalho.
No entanto, a minha análise é bastante mais profunda. Vamos por partes:

1º PONTO

- Scolari está-se “lixando” para a exibição dos seus jogadores. Como ele próprio diz, quer é ganhar nem que seja por meio a zero.
Senhor Felipão, esse discurso de alcançar os minimos exigidos comigo não cola. Não se pode pedir a uma selecção como Portugal que ganhe ao Brasil ou à Letónia nem que seja por meio a zero. Estamos a falar de uma das melhores selecções europeias. A selecção tem responsabilidades para o seu povo e tem uma imagem a defender para todo o Mundo. Pode ficar satisfeito por empatar na Eslováquia, ganhar 2-1 ao Liechenstein, empatar 2-2 no “mija na escada”. Eu não. Já agora, só para ver a diferença, Mourinho ficava furioso se empatasse na Luz ou em Alvalade...
Esta mentalidade do pontinho chega, do meio a zero basta, da qualificação sem grande esforço, tudo isto passa para os jogadores, tudo isto passa para o Mundo do futebol.

2º PONTO

- Scolari está-se “lixando” para o campeonato português, está-se “lixando” para os jogadores portugueses que actuam no estrangeiro.
Dos 23 jogadores que irão ser seleccionados, toda a gente já sabe que Scolari já escolheu 20 deles. Isto, a quase um ano do Mundial. Ricardo, Quim, Miguel, Paulo Ferreira, Nuno Valente, Caneira, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Fernando Meira, Costinha, Petit, Maniche, Deco, Cristiano Ronaldo, Figo, Simão, Boa Morte, Nuno Gomes, Helder Postiga, Pedro Pauleta, faltando um guarda-redes e, possivelmente, dois médios ou um atacante. Mais, toda a gente sabe qual é o onze que Scolari vai apresentar na Alemanha: Ricardo, Miguel / Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Nuno Valente, Costinha, Maniche, Deco, Ronaldo, Figo, Pauleta. Ou seja, aconteça o que acontecer no campeonato português, aconteça o que acontecer no estrangeiro com os jogadores portugueses, Scolari já tem idealizado o seu onze e já tem quase feita a lista de convocados para o Mundial. Calculo que os três jogadores que faltam à lista de Felipão sejam Bruno Vale, Tiago e João Moutinho. Obviamente que estas escolhas não passam de mera especulação. No entanto, se bem conheço Scolari, para a baliza não vai escolher nem Baia nem Moreira. Vitor Baia pelas razões que todos (des)conhecemos e Moreira pelo facto de gostar que os portugueses falem dele(Scolari). Sim, pelos melhores ou piores motivos, Scolari gosta que falem dele. A escolha de Bruno Vale vai ser justificada por Felipão pelo facto do atleta ter feito um grande percurso ao serviço dos sub-21 e, como Scolari está em permanente contacto com Agostinho Oliveira, a escolha é ponderada e justa. Se a sua preferência tem sido Quim em detrimento de Moreira, seria de todo ilógico que Scolari convocasse o titular daquele que é a sua segunda escolha para a baliza.
Relativamente às outras duas escolhas, tenho algumas dúvidas. Tiago, Hugo Viana, João Moutinho e Hugo Almeida, poderão ser dois destes os jogadores que integrarão a lista de convocados. Sinceramente, não acredito que Scolari chame Pauleta, Nuno Gomes, Postiga e Hugo Almeida, ou seja, 4 avançados. Como se sabe, Scolari apenas joga com 1 avançado e, por isso, tal como mostrou no Europeu, não vê necessidade de ter mais de 2 avançados no banco. Não crítico essa opção, apenas condeno o facto de Scolari tratar Postiga como se fosse o Robinho português. Naturalmente que se Scolari levar 3 avançados, já todos sabemos quem ficará excluido.
Creio que Scolari vai chamar Tiago. A dúvida poderá ser entre João Moutinho e Hugo Viana. Pelo facto de João Moutinho já ter jogado a titular ao serviço da selecção poderá indiciar que o mesmo seja chamado. No entanto, é por todos nós sabido que Scolari adora chamar jogadores sem ritmo, jogadores que não jogam no seu clube e aí, Hugo Viana era o escolhido.
Manuel Fernandes não será opção de Scolari, tenho quase a certeza...

3º PONTO

No seguimento do ponto 2, Scolari centrou-se numa estrutura, construiu uma equipa e, a partir daí, não quer saber se existem outras hipóteses, se existem jogadores em melhor ou pior forma, se existem jogadores que não são titulares, se há atletas que estão a passar momentos díficeis a nível psicológico, etc...
Caso Scolari não saiba, os jogos amigáveis e mesmo os de preparação, servem para ver outros atletas, serve muitas vezes para ver como é que a equipa reage mediante outra táctica, outro estilo de jogo.
É incrivel como a táctica de Scolari é sempre a mesma seja qual for o adversário, seja qual for a importância do encontro. Mais, se todos os jogadores do núcleo duro de Scolari estiverem em boas condições físicas, salvo raras excepções, todos eles jogam a titular.
Para vos dar alguns exemplos, o que acontece à selecção se Deco se lesiona? Acham que é Luis Figo, um jogador em final de carreira que se habituou sempre a jogar nas alas, que tem capacidade para organizar o jogo e substituir o luso-brasileiro? No Europeu, Scolari tinha Rui Costa... e agora? Quem terá? Scolari, deslocou-se há tempos a Belém para assistir ao Belenenses-Académica. Por acaso não viu lá um jogador chamado Silas? O Senhor Scolari costuma assistir aos jogos do Sporting? Será que reconhece um jogador de 18 anos que é neste momento, a par de Liedson, o único jogador insubstituivel no clube de Alvalade? Se se tem matéria prima, para quê inventar com um jogador que não faz essa posição; será só porque se chama Luis Figo e tem não sei quantas internacionalizações? Já agora, tem visto os jogos do Boavista em que existe um jovem talento chamado Manuel José que joga a lateral, a médio ala, a médio organizador... só porque nunca foi chamado à selecção ou porque joga no Boavista, não tem hipótese de ser chamado? Uma coisa é certa, qualquer um dos 3 que referi, se fossem chamados para jogar um amigável contra o Egipto ou contra uma outra selecção, certamente que darião o seu melhor, e, se calhar, não tiravam o pé...

PONTO 4º

Porque razão continua Scolari a pensar que o Euro2004 ainda não acabou? Meus amigos, aquilo que sempre ouvi dizer é que, quando termina um campeonato, os jogadores vão de férias. No fim das mesmas, os jogadores voltam aos seus clubes no sentido de preparar a próxima temporada. É dito aos jogadores que, o que fizeram na época anterior não lhes dá mais ou menos estatuto, ou seja, numa nova época, todos os jogadores entram em pé de igualdade, tendo os titulares da época anterior de mostrar o porquê de terem sido tantas vezes opção e os suplentes mostrar que esta época querem ser aposta do treinador. É esta a essência do futebol, é assim que se trabalha numa equipa normal, é para isto que existem 24 jogadores num plantel.
Ora, quero com isto dizer o seguinte: porquê Maniche a titular Sr. Scolari? É verdade que ele fez um grande europeu, é igualmente verdade que Maniche, aquando do Euro, apresentava-se a um nível físico e psicológico extraordinário. Tudo isso é verdade. Agora, e daí? Será que tudo isso faz com que Maniche deva ser titular no Mundial? Um jogador que está há um ano em baixo de forma, encontra-se psicológicamente bastante debilitado pelo facto de estar a jogar num país completamente diferente a nível de clima, de ambiente, de qualidade futebolistica... Porquê Sr. Scolari? Se não tivesse opções ainda podiamos aceitar... agora... com João Moutinho, Manuel Fernandes, Tiago, Petit... sinceramente não se percebe, a não ser que esteja à espera de perder o primeiro jogo no Mundial e depois dar o braço a torcer e mudar tudo assim de repente...

PONTO 5º

Scolari teve dois anos para conhecer os jogadores portugueses e para preparar o Euro2004. Nesses dois anos, montou uma equipa, uma táctica e chamou quase sempre os mesmos jogadores. Chegou ao Europeu e apresentou diante a Grécia a sua selecção. Falhou! A partir daí, mudou tudo, apresentou a selecção dos portugueses. O extraordinário apoio dos portugueses e a fantástica forma dos jogadores nacionais, casos de Miguel, Ricardo Carvalho, Costinha, Maniche, Deco, Cristiano Ronaldo, aliado ao desgaste de alguns dos mais importantes jogadores das melhores selecções europeias que provocaram o afastamento bastante precoce das mesmas, tudo isto fez com que Portugal chegásse à final do Europeu. Não digo que Scolari não teve nenhum mérito até porque lhe dei algum crédito pela coragem que teve em mudar tudo aquilo que fizera de errado em dois anos após um resultado negativo. No entanto, creio que o seleccionador não deveria ficar intrinsecamente associado ao “título” de vice-campeão europeu até porque nunca se sabe até onde iria esta selecção caso o mesmo tivesse feito um bom trabalho de casa antes do Europeu.
Temo que se passe o mesmo no Mundial. Apesar de nos termos qualificado, acho que este primeiro lugar não deveria apagar alguns dos erros que Scolari tem cometido (e são muitos). Creio que Scolari ainda está a tempo de os corrigir mas não o vai fazer porque é teimoso, é prepotente e é vaidoso demais para o fazer. Não se esqueça é que no Mundial, para além de encontrar selecções que não estiveram no Europeu, casos de Brasil, Argentina, “Itália”, não terá o 12º jogador como teve em 2004.

Sem comentários: