sexta-feira, outubro 07, 2005

A selecção a caminho do Mundial...




Antes de vos dizer a ideia pela qual decidi escrever este artigo, quero deixar bem claro que estou satisfeito pelo facto da nossa selecção estar presente (é certo!) no Mundial da Alemanha de 2006.
Posto isto, quero deixar a minha opinião sobre o trajecto da selecção sob o comando de Scolari e sobre o futuro de Portugal.

Em primeiro lugar, e para quem ainda não sabe, não gosto de Scolari. Continuo a achar que foi um erro ter contratado esse senhor para a nossa selecção. Porquê, perguntarão? é muito simples: porque é estrangeiro e não conhece Portugal, os nossos sentimentos, as nossas vivências, a nossa maneira de ser, de estar e de ver o futebol. Não me venham dizer que a língua e a ligação que Portugal tem com o Brasil é suficiente porque, para mim, isso não basta. Depois, as atitudes, a falta de profissionalismo, sim, porque uma pessoa que não se dá ao trabalho de saber da condição dos atletas portugueses que jogam no estrangeiro ou que não se dá ao trabalho de conhecer o estádio do dragão porque, segundo o próprio, fica muito longe de Lisboa, não merece qualquer tipo de consideração; as convocatórias, os casos João Pinto e Vitor Baia, as polémicas em torno dos guarda-redes escolhidos, a protecção exacerbada do reserva Helder Postiga, enfim, uma série de casos que me levariam a escrever uma data de parágrafos demonstram que Felipão não deveria estar à frente da nossa selecção.
Os leitores que admiram Scolari poderão contrariar as minhas ideias referindo que Scolari foi campeão do Mundo pelo Brasil e que chegou à final do campeonato da europa por Portugal. Sim, tudo isso é verdade e, quer queiramos quer não, "Felipão" ficará na história brasileira e portuguesa por tais feitos. Contudo, eu vejo as coisas de outro modo. Em primeiro lugar, o titulo de campeão do Mundo só vem dar razão àquilo que eu penso, ou seja, um treinador deve mostrar o seu valor nas selecções do seu coração. O hino nacional é um simbolo de cada país e, se existe, entre outras coisas, é para simbolizar uma Nação, um povo.
Relativamente ao campeonato da Europa realizado em Portugal, gostaria de dizer que, para mim, este segundo lugar, de Scolari não teve nada e teve tudo. Passo a explicar:
Como é sabido, Scolari teve dois anos para preparar uma equipa para "atacar" o campeonato da Europa. Em dois anos, o seleccionador abdicou do melhor guarda-redes português, declarou guerra ao FC Porto, viveu (como continua a viver) à custa dos seus 35 mil contos por mês, enfim, acontecimentos que já todos sabemos e que não importa voltar a repetir. O que importa realçar foi aquilo que se passou durante o europeu. Ora bem, Scolari apresentou a sua selecção no primeiro jogo e perdeu. Essa derrota foi fruto dos dois anos de brincadeira que a selecção andou a fazer antes do Euro. O seleccionador foi criticado por tal e decidiu (BEM) arriscar. Scolari alterou todo o seu trabalho de dois anos (a sua selecção), pela selecção de todos os portugueses.
Não nos podemos esquecer que o sargentão teve a felicidade de Mourinho ter funcionado como "treinador adjunto" da selecção. Como é sabido, o Porto, em ano de Europeu, sagrou-se campeão europeu de clubes e contava com jogadores em grande forma. Scolari, a partir do desaire do primeiro jogo, colocou a selecção que todos queriam ver e foi premiado por isso.
No entanto, o único mérito que posso dar a Scolari foi o facto de ele ter aberto os olhos e ter alterado a tempo as burrices que tinha feito até então. Mais nada.
Se não foi Scolari, quem foram os responsáveis? Meus amigos, não nos podemos esquecer da força que o povo português teve no sentido de levar Portugal onde acabou por levar. Mourinho e o povo português, esses sim, os grandes responsáveis por termos chegado à final do Europeu.
Na final, jogámos com a Grécia com a selecção dos portugueses. Também falhámos. Já que referi Mourinho, gostaria só de deixar mais uma nota no ar... o Chelsea falhou contra o Liverpool a hipótese de chegar à final da Champions. Depois disso já tiveram oportunidade de se defrontar duas vezes em Anfield Road. Mourinho empatou uma vez (não era preciso mais que o empate) e ganhou outra, esse sim, um jogo em que Mourinho queria mesmo vencer. Um grande treinador não falha duas vezes seguidas. São estes pormenores que fazem a diferença, se é que me entendem!

Europeu à parte, chegámos à qualificação para o Mundial. Num grupo fácil que contava com a selecção Russa (19ª posição no ranking da fifa) como o adversário mais díficil, Portugal conseguiu o objectivo: qualificar-se para o Mundial. Senhor Scolari, mau era se não o conseguisse.
Em relação à caminhada para o Mundial, pouco há a dizer. De positivo ficou a goleada contra a Rússia e de negativo os empates no Liechenstein e na Eslováquia. O empate na Eslováquia e as declarações de Scolari relativamente ao encontro com o Liechenstein em que, segundo o brasileiro, quer um ponto para poder festejar a presença de Portugal no Mundial, vão precisamente ao encontro daquilo onde eu quero chegar. Scolari conseguiu os objectivos minimos, ou seja, ficar em primeiro lugar do grupo, nem que para isso fosse necessário empatar com o "mija na escada". Pois bem, eu, como adepto de Portugal, como adepto da 9ª equipa mais importante do Mundo, como apoiante de uma das melhores selecções do Mundo, gostaria de ver a minha selecção não ser falada na imprensa estrangeira pelo empate no Liechenstein, pelo empate na Eslováquia mas sim pela estrondosa vitória diante do "mija na escada", pela estrondosa vitória diante da Rússia...
Sei que há muita gente que tem opinião diferente da minha. São opiniões...
A verdade é que vamos para o Mundial. Mesmo com as asneiras do seleccionador, mesmo com os suplentes Ricardo e Quim, mesmo com o desgastado Luis Figo que para o ano terá mais um ano e mais uma época nas pernas, cá estarei para apoiar Portugal. Independentemente de tudo, seria incapaz de assobiar quem quer que fosse!

Sem comentários: