sexta-feira, outubro 21, 2005

Guimarães perde na Rússia



ZENIT 2-1 GUIMARÃES



O Guimarães perdeu ontem uma excelente oportunidade de entrar com o pé direito na fase de grupos da Uefa. Não que tenha realizado uma fraca exibição, muito pelo contrário, mas, a verdade é que houve situações muito estranhas no jogo que fizeram com que a equipa portuguesa não trouxesse da Rússia um resultado positivo. Obviamente que me estou a referir à equipa de arbitragem. Um golo mal anulado, dois penalties a favor do Vitória não assinalados e um penalty duvidoso a favor do Zenit que fez com que os russos se adiantassem no marcador, naturalmente que são motivos de sobra para o descontentamento dos vimaranenses.
Em relação ao encontro, a equipa vimaranense foi bastante infeliz. Apesar de não ter efectuado uma exibição muito conseguida na primeira parte, foi sempre uma equipa rematadora e com olhos postos na baliza contrária. No entanto, os russos foram para o intervalo a vencer por 1-0.
Na segunda parte, mesmo com 10 unidades fruto da expulsão de Medeiros aquando do penalty dos da casa, só deu Vitória. Foi, sem dúvida, a melhor equipa sobre o terreno e aquela que mais fez para ganhar o jogo. Naturalmente que com menos uma unidade e a jogar em inferioridade numérica, corria riscos a nível defensivos. Foi precisamente num lance de contra-ataque que o Zenit ampliou o placar. Se o 1-0 era tremendamente injusto, o segundo golo dos russos aumentava ainda mais a revolta dos vimaranenses tal era a injustiça do resultado.
Mesmo com esse segundo "soco" no estomago, a equipa do Guimarães não abanou e recolocou-se na partida poucos minutos depois. Neca, num remate fora da área, fez renascer a esperança da equipa portuguesa.
Com o golo, o Vitória empolgou-se e tudo fez para empatar o jogo. Os vimaranenses enviaram duas bolas ao poste, criaram boas situações de golo, inclusive chegaram a colocar a bola nas redes fruto de um golo de Benachour que o árbitro se lembrou de anular... enfim, foi um massácre completo que só não se expressou a nível de resultado por infelicidade dos portugueses e por factores externos.
A verdade é que os russos ganharam mesmo e assumiram desde já a liderança do grupo. Besiktas e Bolton empataram a uma bola e o Sevilha folgou. Quanto ao Guimarães, apesar de estar na última posição do grupo, tendo em conta a amostra que deixou, tem boas possibilidades de fazer uma boa campanha a nível europeu e, quem sabe, seguir mesmo em frente.

Sem comentários: