terça-feira, outubro 11, 2005

Sub-21: Portugal só soube vencer...




PORTUGAL 3-0 LETÓNIA




A selecção portuguesa de Sub-21 venceu esta noite a Letónia, por 3-0, selando da melhor forma o seu triunfo no Grupo 3 da fase de apuramento para o Europeu da categoria. Os golos de Hugo Almeida (2) e Varela garantiram uma campanha cem por cento vitoriosa, com Portugal a ganhar a totalidade dos dez jogos disputados e a assegurar um lugar nos “play-off” de apuramento onde irá encontrar uma selecção que se classificou em 2º lugar.
Para este encontro, Agostinho Oliveira decidiu não poupar os habituais titulares, certamente com a intenção de melhorar o entrosamento para o "play-off" do próximo mês. Quanto à Letónia, há muito afastada da luta pelo apuramento, apresentou-se no Municipal de Anadia com a clara intenção de resistir o máximo de tempo possível às esperadas investidas do adversário.
A resistência dos visitantes durou apenas 19 minutos, altura em que Ricardo Quaresma iniciou o seu recital. O extremo do FC Porto efectuou um finta prodigiosa sobre o defesa-direito da Letónia, Zuravlovs, antes de sentar o seu marcador directo com uma nova simulação e cruzar com o pé direito para a entrada vitoriosa de cabeça de Hugo Almeida. Um lance para ver e rever várias vezes.
Com Quaresma a protagonizar uma noite de pura magia, o segundo golo da equipa portuguesa poderia ter surgido logo no minuto seguinte, quando Paulo Sérgio não aproveitou um mau alívio do guarda-redes Steinbors, atirando por cima da barra. Apenas cinco minutos volvidos, Hugo Almeida quase bisou, na sequência de um remate rasteiro que obrigou o guardião letão a uma excelente intervenção.
Para o segundo tempo, Agostinho Oliveira trocou Paulo Sérgio por Varela no sentido de procurar ainda mais a baliza contrária. Tirava um extremo rápido e tecnicista mas ganhava um homem mais finalizador. Todavia, a selecção portuguesa desceu de rendimento na etapa complementar. Hugo Almeida ainda desperdiçou uma soberana oportunidade para bisar aos 50 minutos, ao acertar no guarda-redes quando tinha tudo para fazer golo, num dos raros lances de perigo que Portugal construiu no arranque da segunda parte.
Face ao rumo dos acontecimentos, a Letónia acreditou que poderia lutar pelo resultado e esteve mesmo muito perto de chegar ao empate aos 57 minutos, com Kirhners a rematar com muito perigo ao lado. A reacção dos visitantes foi, no entanto, efémera, com Portugal a sentenciar o encontro no espaço de seis minutos.
Aos 61 minutos, Hugo Almeida ganhou nas alturas e a bola acabou por sobrar para Varela, que foi mais lesto do que a defesa contrária e rematou forte com o pé esquerdo, não dando hipóteses de defesa a Steinbors. Seis minutos volvidos, Hugo Almeida foi chamado a cobrar um livre directo mesmo em cima da linha de grande área letã e não perdoou, com o seu remate colocado de pé esquerdo a fazer o 3-0 final.
É bom que Scolari comece a estar atento a Hugo Almeida porque é, sem dúvida, um avançado com características bastante raras no nosso futebol e, por exemplo, tem mostrado muito mais serviço que Helder Postiga, o menino querido do brasileiro. Já agora, Senhor Scolari, não se esqueça que João Moutinho, Manuel Fernandes e Ricardo Quaresma já têm idade (e futebol) para jogar um Mundial.
Voltando ao jogo, o mesmo Hugo Almeida esteve a milímetros de assinar um "hat-trick" aos 80 minutos, mas o seu remate de pé esquerdo saiu a rasar o poste esquerdo.
Assim, o resultado terminou mesmo com a vitória nacional por claros 3-0. Resta aguardar os dois jogos do "play-off" frente a um dos segundos classificados dos outros grupos de apuramento.
PARABÉNS PROFESSOR AGOSTINHO OLIVEIRA pelo trabalho que vem apresentando, parabéns aos "miudos" pela dignidade e seriedade com que encararam esta fase de qualificação.

Sem comentários: