terça-feira, outubro 04, 2005

Liga Betandwin: Sab(o)rosa vitória encarnada




BENFICA 2-1 GUIMARÃES
(Miccoli,Simão; Targino)VIDEO



Muito dificil!
O Benfica teve de sofrer muito para levar de vencida o bem organizado Vitória de Guimarães. Os encarnados venceram por duas bolas a uma e "colaram-se" ao grupo dos quintos classificados com 10 pontos.
Foi a terceira vitória consecutiva para os encarnados no que a campeonato diz respeito.De todas elas, esta foi a vitória mais saborosa, precisamente pelo facto da exibição ter sido pouco conseguida e do adversário ter valorizado (e de que maneira!) a mesma.
Para este encontro, Koeman apresentou o esquema que vem apresentando nestes últimos jogos, com a particularidade de Geovanni jogar de inicio no lugar de Beto. Já o Vitória, apresentou um esquema de 4-4-2, sendo que o mesmo tinha algumas nuances que trouxeram ao futebol do Vitória grandes beneficios (focarei essa situação mais à frente).
Na primeira parte, o Guimarães foi dono e senhor do encontro. A equipa vimaranense dominou por completo o Benfica e criou inumeras oportunidades de golo. Curiosamente, através de um lance de bola parada, foi o Benfica que marcou primeiro por intermédio de Miccoli, estavam decorridos 20 minutos.
O golo encarnado em nada afectou o Vitória. Os minhotos, se é verdade que, até ao golo encarnado, dominavam, pressionavam, mas não criavam perigo, a partir do golo do Benfica começaram a criar as suas oportunidades. Aos 21 minutos, Targino rematou de forma acrobática para boa defesa de Moreira, aos 22, Neca, através de um remate em jeito, assustou o guarda-redes encarnado; aos 30, Benachour acertou na barra e, finalmente, aos 33, Tiago Targino colocou justiça no marcador e igualou a partida.
Bem perto do intervalo, Bena ainda obrigou Moreira a defesa apertada mas o resultado iria mesmo para a segunda parte em 1-1.
A boa exibição vimaranense na primeira parte deveu-se sobretudo à superioridade conseguida a meio campo. Jaime Pacheco tinha no centro do terreno Svard e Moreno, sendo que este último encarregava-se das marcações a um dos avançados em situações defensivas. Pacheco contava ainda com Neca e Benachour como organizadores de jogo. Mais na frente, Saganowski prendia os centrais e Targino os laterais já que este funcionava como "vagabundo" no ataque vitoriano.
O Benfica, que jogava com pouca velocidade e com poucas unidades para correr atrás da bola, chegou ao intervalo com um resultado lisonjeiro.
Na segunda parte tudo foi diferente. Os encarnados entraram melhor, mais dinâmicos, com jogadas desenvolvidas sobretudo através dos corredores laterais. Simão e Geovanni (a espaços), que na primeira parte andaram desaparecidos do encontro, começaram a aparecer na partida. Nesta altura, a equipa da casa contava também com as subidas constantes de Nélson e Léo. Os laterais revelaram-se determinantes na melhoria do futebol encarnado.
Ao contrário do primeiro tempo, o Vitória começou a preocupar-se mais em defender, talvez pelo facto de começar a acusar o desgaste do jogo de 5ª feira para a Taça Uefa.
Assim, o Benfica aproveitou e Koeman (bem, mas tarde!)lançou Karagounis no lugar de Geovanni no sentido de trazer mais equilibrio a meio campo e mais qualidade na posse de bola. Foi conseguido!
Aos 68 minutos, o maior caudal ofensivo encarnado ficou vincado com o golo de Simão Sabrosa. O capitão encarnado, após jogada individual, rematou procurando colocar a bola no canto esquerdo da baliza de Paiva. Contudo, Moreno foi infeliz e desviou a bola para o outro lado, não dando hipótese ao seu guarda-redes.
Até final, o Benfica controlou mais ou menos as operações, ainda criou algumas situações de golo, enquanto que o Vitória tentava mas já não tinha capacidade para importunar Moreira.
Assim, o Benfica acabou por vencer mas "sofreu a bom sofrer"!

Sem comentários: