segunda-feira, outubro 03, 2005

Liga betandwin: Porto escorrega no Funchal




MARITIMO 2-2 FC PORTO



O FC Porto não conseguiu melhor do que um empate na Madeira a dois golos diante de um atrevido e transfigurado Maritimo, agora sob comando do técnico Paulo Bonamigo.
O jogo foi literalmente dividido em duas partes. Na 1ª parte, só deu Maritimo. A equipa maritimista vulgarizou o Porto e deu uma imagem completamente diferente daquela que tinha deixado nos encontros anteriores.
Com nitida superioridade a meio campo, o Maritimo jogou a seu bel-prazer, trocou melhor a bola, criou grandes dificuldades à defensiva portista e por isso rapidamente se colocou em posição de vencedor através de um golo de cabeça de Manduca.
Diga-se que, mesmo com o golo obtido, o Maritimo continuou a dominar e continuou a jogar a um ritmo alucinante. Com Manduca sempre em jogo e sempre a dar espectáculo, a equipa da casa poderia ter mesmo chegado ao intervalo a vencer por números escandalosos. O que é certo é que o FC Porto teve a felicidade (é o termo!) de ir para os balneários com apenas um golo encaixado e ainda com a sorte de Manduca, o melhor jogador do 1º tempo por parte do Maritimo, se ter aleijado e ter sido substituido por Filipe Oliveira.
Na etapa complementar, Co Adriaanse fez entrar Paulo Assunção para o lugar de Diego. O objectivo era dar mais consistência ao meio campo.
Apesar do Maritimo ter voltado a entrar bem no jogo, o Porto era nesta fase uma equipa mais organizada e com mais posse de bola, isto apesar de não criar lances de perigo.
Só a partir dos 15 minutos da 2ª parte é que o FC Porto passou a dominar por completo o adversário. O desgaste fisico provocado pela impressionante primeira parte por parte dos madeirenses fazia-se notar e, nesta altura, só dava Porto. Como é habitual, Co Adriaanse foi responsável pelo assédio azul e branco à baliza de Marcos. Primeiramente, fez subir Cesar Peixoto para a posição de médio esquerdo colocando Ricardo Costa a lateral. Mais tarde, colocou Lisandro Lopez no lugar de Quaresma e, finalmente, Hugo Almeida por troca com o central Bruno Alves. Com estas alterações, o objectivo era só um: virar o resultado.
Como se costuma dizer, a sorte protege os audazes e, como tal, Co Adriaanse foi premiado duplamente em apenas 3 minutos. Primeiro, "Lixa" Lopez igualou a partida num remate extremamente colocado de pé esquerdo sem hipóteses para Marcos; depois, Cesar Peixoto concluiu da melhor forma um contra-ataque rapido da equipa azul e branca. Estava feita a "cambalhota" no marcador.
O Maritimo, que não quis matar o encontro na primeira parte, via-se agora numa situação de derrotado. Naturalmente que, por tudo aquilo que havia feito, o resultado era profundamente penalisador para os da casa.
Pensar-se-ia que o encontro estava resolvido e que a vitória iria sorrir aos dragões, ainda por mais depois da expulsão de Sergipano 5 minutos após o golo portista. No entanto, Marcinho fez questão de "balançar" mais uma vez as redes da baliza de Vitor Baia e empatou a partida. O brasileiro tentou a sorte com um remate fora da área e fez um golo espectacular.
O FC Porto tinha agora 6 minutos para tentar trazer da Madeira os 3 pontos. Diga-se que ainda dispôs de duas ou três ocasiões para marcar aproveitando as duas unidades a mais que tinha dentro de campo (Valney viu 2º amarelo aquando do golo maritimista). A verdade é que o resultado não mais iria sofrer alteração e assim o resultado terminou com um justo empate a dois golos.

FICHA DO JOGO

Liga 2005/06 (6ª jornada)
Estádio dos Barreiros, no Funchal

Árbitro: Duarte Gomes
Assistentes: Arlindo Santos e José Lima
4º árbitro: Nuno Afonso

MARÍTIMO: Marcos, Briguel, Mitchel Van der Gaag, Valnei, Evaldo, Fahel, Mancuso, Wénio, Marcinho, Sergipano e Manduca
Substituições: Manduca por Filipe Oliveira (46m), Mancuso por Komac (67m) e Fahel por Júnior Bahia (80m).
Não utilizados: Nélson, Gáal, Nuno Morais, Komac e Youssouf.
Treinador: Paulo Bonamigo

F.C. PORTO: Vítor Baía; Bosingwa, Ricardo Costa, Bruno Alves e César Peixoto; Ibson, Lucho e Diego; Quaresma, McCarthy e Jorginho.
Substituições: Diego Por Paulo Assunção (46m), Quaresma por Lisandro (62m), Bruno Alves por Hugo Almeida (73m).
Não utilizados: Paulo Ribeiro, Pepe, Marek Cech e Alan.
Treinador: Co Adriaanse

Ao intervalo: 1-0

Golos: Manduca (7m), Lisandro (74m), César Peixto (76m), Marcinho (87m)

Disciplina: Cartão amarelo a Sergipano (15m e 81m), César Peixoto (17m), Ricardo Costa (41m), Valnei (42m e 89m), Lucho (52m) e Filipe Oliveira (90m). Cartão vermelho a Sergipano (81m) e Valnei (89m)

Sem comentários: