domingo, outubro 09, 2005

Portugal e Angola no Mundial da Alemanha!

PORTUGAL 2-1 LIECHTENSTEIN
(Pauleta 46´, Nuno Gomes 86´; Fischer 32´)



A selecção nacional brindou ontem os portugueses com uma excelente vitória sobre o Liechtenstein por duas bolas a uma. Scolari queria um ponto mas os seus atletas ofereceram-lhe uma vitória, isto apesar de terem estado a perder ao intervalo por 0-1.
Com este triunfo, Portugal carimbou o passaporte para o Mundial 2006 e mostra ser uma das selecções candidatas ao título no Mundial da Alemanha. É que, ao contrário das outras selecções, Scolari já tem um grupo, já tem as suas escolhas, já tem equipa. Portanto, ninguém nos vai parar...

RWANDA 0-1 ANGOLA
(Akwá 80´)



A selecção Angolana de futebol fez ontem história ao apurar-se pela 1ª vez na sua história para um Mundial de selecções.
Os "Palancas Negras", venceram ontem, em Kigali, o Rwanda por 0-1 e carimbaram o passaporte para a Alemanha, deixando fora do Mundial só a selecção Nigeriana, talvez, a melhor selecção africana nos últimos 15 anos.
Mantorras e companhia estão de parabéns. Afinal, com trabalho, com esforço, com humildade (algo que faltou a Portugal ontem), com dedicação, os pequenos também podem ser GRANDES.
Quero deixar aqui uma mensagem de felicidades para um rapaz que poderá estar, pela 1ª vez, num Mundial junto das melhores selecções do Mundo. Falo-vos de Zuela, um jovem jogador que passou pelas camadas jovens da União de Leiria e que também já representou Académica e Santa Clara a nível sénior. Actualmente joga no Akratitos, equipa da primeira divisão do campeonato grego.
Tive oportunidade de falar ao telefone com o Zuela e ele transmitiu-me que existem fortes possibilidades de estar no Mundial 2006. Apesar de não ter sido chamado frente ao Rwanda, Zuela foi um atleta que participou em grande parte dos jogos de Angola, ainda que como suplente.
Gostaria também de felicitar o guarda-redes da selecção angolana, o João Ricardo. Para quem não sabe, João "Batata" é natural de Leiria e passou pelas camadas jovens dos Marrazes. Depois de uma experiência de primeira divisão ao serviço do Moreirense, o guarda-redes angolano encontra-se a treinar no Portomosense e, ao mesmo tempo, a ajudar os pais no trabalho. Apesar de estar a viver uma situação dificil a nível profissional, João Ricardo teve neste fim-de-semana uma noticia que certamente o fará esquecer os problemas que tem vivido ultimamente. É que, ir ao Mundial não é para todos. E, João Ricardo, o ex-Marrazense, pode considerar-se, desde já, um privilegiado porque vai ser o primeiro angolano a defender as redes da sua selecção numa prova desta envergadura.
Por isto e muito mais, eu e, certamente, todos os portugueses estaremos com Angola.
Relativamente ao encontro, pouco há a dizer. Jogou-se muito com o coração e pouco com a cabeça. A selecção angolana entrou muito nervosa no encontro (não era para menos!) e bastante ansiosa. Os inumeros passes falhados eram sintoma disso mesmo. Contudo, a força mental dos atletas e a vontade dos angolanos em fazer história suplantou todos os sintomas negativos da equipa e Akwá, a 10 minutos do fim, fez de cabeça a história do jogo, a história de um povo. Nem os 5-1 da Nigéria sobre o Zimbabwé foram suficientes para apagar o sonho dos Angolanos.
E assim se faz história...

Sem comentários: