sexta-feira, outubro 07, 2005

Palancas negras: do sonho à realidade...




Este Sábado poder-se-á fazer história. Falo-vos precisamente da selecção angolana de futebol. Depois de assegurado o apuramento ao campeonato africano das nações, a disputar-se no Egipto, a selecção angolana tem agora a missão de somar os três pontos que colocariam pela primeira vez Angola na fase final de um Mundial em seniores masculinos.
A dois dias do grande jogo em Kigali com o Rwanda, todo o país (Angolano) "fala futebol". Ninguém está à margem da maior oportunidade da Selecção Nacional Angolana fazer o inédito e tornar-se no primeiro lusófono de África a apurar-se para o Mundial da modalidade.
Este artigo pretende assim dar a conhecer aos leitores um pouco mais daquilo que é a selecção angolana...



A TÁCTICA

O técnico Oliveira Gonçalves costuma utilizar um maleável 4-4-2.
Assim, o seleccionador normalmente utiliza João Ricardo na baliza, ex guarda-redes do Moreirense e que actualmente treina no Portomosense. Depois, na linha defensiva, utiliza Loco (ou Janicio do Setúbal) à direita, jogador do Benfica de Luanda, e Asha à esquerda, atleta do Aviação. No eixo jogam dois centrais bastante fortes no jogo aéreo: Cali (Santa Clara) e Jamba (Aviação).
No meio campo, Figueiredo e André ao centro constituem duas mais valias para a selecção angolana. Figueiredo é um jogador bastante experiente que actua no Lusitânia dos Açores. Contudo, foi no Santa Clara que se deu a conhecer ao povo português. A seu lado está André, jogador do Gaziantespor da Turquia mas que já passou por Alverca e Boavista. É, como todos sabemos, um trinco que dá muita força a um meio campo.
Nas alas, o técnico normalmente utiliza Mendonça (Varzim) e Gilberto (Al Ahly). São dois jogadores extremamente velozes que trazem grande dinâmica ao ataque angolano.
Na frente, pontificam Mantorras e Akwá, sendo que Flavio do Petro é um jogador bastante valioso no entender do seleccionador. Com um ataque destes, é natural que Angola esteja a fazer frente à toda poderosa Nigéria.


AS FIGURAS



- PEDRO MANTORRAS - É, sem dúvida, a grande figura desta selecção angolana. Apesar da grave lesão que o afectou, Mantorras continua a mostrar que é um grande jogador e também um exemplo de profissionalismo dentro de campo. A sua postura e maneira de ser, fazem dele um fenómeno de popularidade.



- AKWÁ - Jogador chave no ataque angolano. Aquele que foi em tempos uma das grandes promessas do Benfica, é hoje em dia, um jogador muito bem visto pelo continente africano. Actualmente representa o Qatar SC.


O SELECCIONADOR

No banco, um homem que depois de orientar os Sub-16, Sub-18, Sub-20 e Sub-23, chegou á selecção principal há um ano: Luís Oliveira Gonçalves. Ele sabe tudo sobre o futebol angolano. Quase todos estes jogadores passaram pelas suas mãos nos escalões jovens. Agora, sabe como tirar o maior rendimento deles.



OLIVEIRA GONÇALVES em discurso directo:

“Agora já não há mais razões para esconder o jogo: temos de ir ao Rwanda jogar a campeões. Não queremos decepcionar quem acredita em nós, todos os angolanos devem rigorosamente, pensar no Mundial”.

CONVOCADOS:

À disposição de Oliveira Gonçalves estão João Ricardo e Lamá; Yamba Asha, Jacinto, Jamba, Lebo Lebo, Delgado e Locô; Rats, Miloy, Gilberto e Zé Kalanga; Flávio Amado, Santana, Maurito e Love Kabungula. Por precaução, face à lesão do guarda-redes Lamá, foi convocado o jovem Nuno do ASA.
Do estrangeiro vêm Airosa, lateral-direito do Barreirense, aprovado no treino com o Boavista, Mendonça, Figueiredo, Mantorras, André Makanga e Akwá.

À partida para a última jornada, eis a classificação:

Angola 18 pontos

Nigéria 18

Zimbabwé 15

Gabão 9

Argélia 7

Rwanda 5

Próxima jornada:

Rwanda - Angola

Nigéria - Zimbabwé


ANGOLANOS OU NIGERIANOS...
PALANCAS NEGRAS OU SUPER ÁGUIAS...
QUEM LEVARÁ A MELHOR?



* Boa sorte Angola, o povo português está contigo...

Sem comentários: