segunda-feira, julho 09, 2007

Argentina e México acompanham Brasil e Uruguai nas meias-finais



COPA AMÉRICA: Resultados dos Quartos-de-final:

Venezuela 1-4 Uruguai

Brasil 6-1 Chile

México 6-0 Paraguai

Argentina 4-0 Perú




Depois de Brasil e Uruguai terem confirmado de forma tranquila a passagem às meias-finais da competição, hoje foi a vez de México e Argentina confirmarem o seu estatuto de favoritos e vencerem Paraguai e Perú, respectivamente.

No primeiro jogo do dia, o México goleou o Paraguai de Oscar Cardozo por expressivos e impensáveis 6-0, resultado que começou a construir-se logo aos dois minutos através de uma grande penalidade que originou a expulsão do guarda-redes paraguaio. Cedo se percebeu quem iria ser o vencedor do jogo, desde logo, com Nery Castillo mais uma vez em grande, se pôde constatar que o Paraguai iria passar por um mau bocado durante os 90 minutos.
Oscar Cardozo primeiro de cabeça e depois num grande remate de pé esquerdo ainda podia ter feito o golo do empate. Não o conseguiu e minutos depois, com o segundo golo mexicano, o jogo assumiu um sentido unico. O paraguai limitou-se a ver jogar enquanto que o México, sempre sob a batuta de Nery Castillo, geriu o jogo a seu bel-prazer.
Ao intervalo, o placar registava uma vantagem de 3-0 para o México, resultado perfeitamente condizente com aquilo que havia sido o primeiro tempo.

Na etapa complementar, o jogo foi ligeiramente mais equilibrado. O México bem cedo perdeu Nery Castillo por lesão e, consequentemente ou não, o que é certo é que a equipa liderada por Hugo Sanchez preferiu dar mais a iniciativa do jogo ao Paraguai de forma a descansar um pouco os seus jogadores. Por sua vez o Paraguai, certamente com o orgulho ferido, foi para a frente e por duas ou três vezes poderia ter marcado o seu golo de honra. Ora, naturalmente que o México é uma selecção muito experiente e obviamente aproveitou os espaços deixados atrás pelos paraguaios. Assim sendo, o México aproveitou para marcar por mais três vezes e colocar o resultado em incríveis 6-0.
Ainda que totalmente justa a vitória mexicana, parece-me que o resultado é demasiado duro para uma equipa que foi muito penalizada com a expulsão madrugadora do seu guarda-redes.
Ponto final no percurso do Paraguai que implicará o regresso mais cedo do Tacuara ao Benfica.

ARGENTINA VULGAR NO PRIMEIRO TEMPO E DEMOLIDORA NO SEGUNDO...

Quem viu este jogo entre Argentina e Peru na totalidade, pôde certamente ver a pior e melhor Argentina desta copa América. Na primeira parte tivemos um paupérrimo jogo de futebol muito por culpa dos pupilos de Basile que praticamente não estiveram em campo. É certo que nunca se sentiram ameaçados pelo Perú mas, em termos ofensivos, muito honestamente, não me recordo de uma clamorosa situação de golo por parte da selecção celeste. Diria mesmo que exceptuando duas arrancadas de Lionel Messi, o futebol argentino roçou a mediocridade.
Ao intervalo, sem estranheza alguma, o marcador registava uma igualdade a zero.

Para o segundo tempo, Basile lançou de imediato Carlos Tevez no lugar de Diego Milito. Com ou sem influência, a verdade é que a Argentina mudou radicalmente a sua atitude e maneira de estar em campo. Para isso muito contribuiu o golo madrugador de Juan Roman Riquelme, numa boa jogada de entendimento com Tevez, culminada com um remate forte e de pé esquerdo.

A partir do golo, a Argentina, mais confiante e mais à vontade em campo, partiu para uma exibição de grande nível. Setenta por cento de posse de bola e mais de uma dezena de remates à baliza explicam em parte a classe dos argentinos no segundo tempo. Se quisermos ser mais precisos, o Perú, que na primeira parte havia contabilizado zero remates à baliza, conseguiu fazer o mesmo na segunda. Estamos, portanto, conversados em relação àquilo que uma e outra equipa fizeram.

Com Riquelme, Tevez e Messi a entenderem-se às mil maravilhas, foi sem surpresa que o resultado foi ganhando contornos de goleada. Riquelme marcou o primeiro e, poucos minutos depois, deu de bandeja o golo a Messi. Com tamanha superioridade, Mascherano juntou-se também à festa e fez o terceiro dos argentinos, marcando pela segunda vez consecutiva.
Já perto do final do jogo, foi a vez de Tevez fazer de "10" e assistir Riquelme para o seu segundo golo na partida.
Tudo fácil, a Argentina já está nas meias-finais onde vai ter seguramente um teste mais difícil. Pela frente terá o moralizado México.

EIS OS JOGOS DAS MEIAS-FINAIS:

Brasil - Uruguai

México - Argentina



Sem comentários: