quarta-feira, julho 04, 2007

Mundial Sub-20: De possível goleada ao sofrimento...



BRASIL 3-2 COREIA

SOUBE A PATO!



Não há dúvida que a Internet foi uma descoberta fantástica. Neste momento não tenho Sportv em casa mas tenho uma coisa bem melhor: falo-vos do meu computador que me permite ver dois jogos directo, em simultâneo e com uma qualidade de imagem ao nível daquelas que presenciamos diariamente na televisão. Assim sendo, posso ver os jogos da Copa América e ao mesmo tempo acompanhar o Mundial Sub-20.
Nesta madrugada, acompanhei os jogos Brasil - Coreia do Sul, Argentina - Panamá e ainda tive tempo para ver 15 minutos do Perú vs Bolívia (2-2) e 45 minutos do Venezuela - Uruguai (0-0). Tudo isto através de uma coisa chamada computador. Que maravilha!

Relativamente ao encontro entre Coreia e Brasil, tenho a dizer que gostei de ver a selecção brasileira, pelo menos até ao minuto 75. Ao contrário do que vi no primeiro jogo frente à Polónia, desta vez tivemos uma equipa brasileira mais organizada em termos defensivos e muito menos individualista nas transições ofensivas. Uma palavra também para a Coreia do Sul que mostrou ter uma equipa interessante e com jogadores muito rápidos a executar. Falta, na minha opinião, alguma consistência defensiva.

O PATRÃO DAVID LUIZ... DESCONFIANÇA DE LEANDRO LIMA

Analisando as prestações de David Luiz e Leandro Lima, jogadores que vamos ver na próxima Superliga ao serviço de Benfica e Porto, respectivamente, duas análises bem distintas. David Luiz, jogador bem mais conhecido para nós, mostrou, mais uma vez, toda a sua qualidade. Sem qualquer tipo de clubismos ou coisa que o valha, na minha opinião, David Luiz foi, a par de Alexandre Pato, o melhor jogador do Brasil nesta partida. O jovem central brasileiro esteve impecável. Jogou feio quando foi preciso, saíu a jogar quando achou que era possível, entendeu-se às mil maravilhas com o central Luizão (Cruzeiro) e, tal como é habitual, não me recordo que tivesse feito alguma falta. De negativo, tenho a dizer que se o árbitro fosse rigoroso, David Luiz podia mesmo ter sido expulso já que ao tentar proteger um lance, levantou em demasia o cotovelo e agrediu um coreano. Resta saber se foi ou não de forma propositada. O árbitro entendeu que não, eu entendi que talvez houvesse motivo para expulsar o central encarnado.
Já Leandro Lima, número 20 da selecção canarinha e contratado recentemente pelo Porto, confesso que nos dois jogos que vi do Brasil, pouco ou nada mostrou. Tem efectivamente bom toque de bola mas me parece que ainda não tem capacidade física e táctica para integrar um plantel da qualidade do FC Porto. Correndo o risco de engolir alguns sapos com esta análise tão precoce, creio que Leandro Lima vai ser bastante penalizado pelo facto de não ter uma meia distância forte, pelo facto de não ter constituição física para ganhar bolas de cabeça (tem apenas 1,69 m) e também por ser um jogador que prefere colar-se aos avançados em vez de vir atrás buscar jogo e organizar o ataque da sua equipa. Como digo, esta análise é fundamentada em apenas duas partidas e, como tal, vale o que vale.

ALEXANDRE PATO DECISIVO...

Em relação ao onze apresentado por Nelson Rodrigues, seleccionador brasileiro, tivemos algumas novidades em relação à equipa que iniciou o Mundial. O esquema manteve-se (4-1-2-1-2) mas os laterais foram diferentes. Eduardo Ratinho, lateral direito que chegou a ser dado como reforço do Benfica, foi, desta feita, suplente em detrimento de Amaral, jogador que até marcou um golo. No lado esquerdo, Marcelo, jogador do Real Madrid, foi também titular, enquanto que no eixo da defesa, Luizão e André Luiz mostraram porque são donos desses lugares.
No meio-campo, Roberto, jovem jogador do Atlético Parananese voltou a ser o médio mais defensivo da selecção enquanto que Ji Paraná e Renato Augusto funcionaram como médios de ligação ao ataque. Leandro Lima foi o vértice do losângo do meio-campo e tinha como missão servir a dupla de atacantes Jô e Alexandre Pato.

André Luiz esteve impecável, Ji Paraná mostrou qualidade no meio-campo brasileiro mas foi Alexandre Pato que efectivamente desequilibrou nesta partida. O atacante do Internacional foi a grande figura do jogo ao apontar dois dos três golos com que o Brasil venceu a Coreia. Qualidade técnica, mobilidade e rapidez de execução foram as armas com que Pato atrofiou os defesas coreanos. Para ser sincero, ainda não estou a ver Pato com capacidade física para jogar num colosso europeu. Não nos podemos esquecer que este miudo só tem 18 anos e, portanto, tem uma grande margem de progressão pela frente. Parece-me inegável que Alexandre Pato vai ter um grande futuro pela frente. Agora, estou em crer que ainda é cedo para se falar de um grande craque do futebol mundial.

Em sintese, vitória justa da selecção brasileira, apesar do sofrimento na parte final da partida. Uma palavra para os coreanos que mostraram alguns argumentos ofensivos e demonstraram que os jogos só acabam quando o árbitro assim o determina.
Excelente jogo de futebol, ganhou o adepto e amante da modalidade.


Sem comentários: