sexta-feira, julho 06, 2007

Copa América: Argentina venceu e alcançou a liderança do grupo

UMA 2ª LINHA DE LUXO!



A Argentina venceu esta madrugada o Paraguai por uma bola a zero e garantiu o primeiro lugar do grupo C. Nos quartos-de-final, a Argentina vai jogar contra o Peru enquanto que o Paraguai terá num plano teórico a vida mais difícil já que terá de defrontar o México, selecção que tem praticado excelente futebol neste torneio.

Para este jogo, Basile optou por deixar de fora jogadores como Ayala, Riquelme, Messi, Heinze ou Véron e preferiu dar uma oportunidade a Aimar, Tevez, Lucho González, Gago ou Burdisso. Realmente, é um verdadeiro luxo ter um plantel com tantas soluções.
Ora, a selecção argentina jogou a um ritmo lento mas demonstrou uma qualidade técnica brutal e uma gestão da posse de bola notável. Dá gosto ver estes argentinos trocar a bola. Depois, de um momento para o outro, há jogadores que arrancam em drible e velocidade e pura e simplesmente desequilibram. Na primeira parte vimos Aimar e Tevez com grandes jogadas individuais; no segundo tempo, tivemos os mesmos protagonistas mas com a ajuda de Lionel Messi que entrou e rapidamente mostrou a sua qualidade.
Com tantos malabaristas em campo, é curioso que o único golo argentino apareceu dos pés do jogador menos dotado tecnicamente. Mascherano, saíu do banco e, à entrada da área, disparou de forma pouco ortodoxa mas a bola só parou no fundo das redes do guarda-redes paraguaio. Golo da Argentina e, por consequência, encontrado o vencedor do jogo. O Paraguai, também com muitas novidades (Cardozo nem saíu do banco de suplentes), apesar de ter obrigado o keeper argentino a duas defesas complicadas, raramente incomodou a defensiva celeste, dando a entender que o empate era um excelente resultado.

A Argentina acabou mesmo por vencer e, ao contrário do Brasil, convencer. Não é uma equipa que jogue a um ritmo avassalador, não é uma selecção que pressione muito alto, mas é um conjunto com uma qualidade táctica fabulosa e tem jogadores que partem o jogo a qualquer instante. São, na minha opinião, os grandes favoritos para ganharem a copa.

No outro jogo do grupo, a Colômbia venceu os Estados Unidos pela margem mínima e evitou o último lugar.

Sem comentários: