quinta-feira, julho 05, 2007

COPA AMÉRICA: Tudo definido no grupo B



OUTRA VEZ ROBINHO

BRASIL 1-0 EQUADOR
(Robinho g.p)



O Brasil continua sem convencer nesta Copa América, ainda que tenha realizado, a meu ver, a exibição mais conseguida dos três jogos.
Para este encontro, Carlos Dunga optou por um onze algo diferente daquele que alinhou frente ao Chile. Na lateral direita apareceu Daniel Alves no lugar do lesionado Maicon; como organizador de jogo, não houve Diego, muito menos tivemos Anderson e, para surpresa de muitos, apareceu Julio Baptista a desempenhar essa função - Dunga conhece os seus jogadores melhor do que qualquer um e lá terá tido os seus motivos para optar pela "besta" - mas a grande surpresa na equipa de Dunga foi a entrada do médio defensivo do São Paulo Josué para o lugar de Elano. Ora, tal alteração significou uma mudança significativa na maneira de jogar do Brasil. A ideia de Dunga foi alinhar com 3 pivots defensivos, sendo que dois deles tinham a missão de fechar as constantes subidas de Gilberto à esquerda e Dani Alves à direita. Percebo a ideia do treinador brasileiro mas, muito honestamente, não a compreendo. É muita gente com cariz defensivo e é algo que não estamos habituados a ver numa selecção brasileira.
Na frente de ataque, tivemos o "vagabundo" Robinho nas costas de Wagner Love. Ora, foi daqui que resultaram as principais ocasiões de golo do escrete. Robinho, mais uma vez, foi o melhor em campo e foi dos seus pés que sairam praticamente todas as jogadas de perigo do Brasil. Curiosamente, Wagner Love, avançado pelo qual não nutro grande admiração, fez o seu melhor jogo nesta Copa América e foi uma importante muleta para as bicicletas e arrancadas do jovem jogador do Real Madrid.

Quanto ao jogo propriamente dito, creio que não há muito a dizer. O Brasil, sem fazer uma grande exibição, controlou bem o jogo e venceu porque efectivamente tem um super jogador em grande forma chamado Robinho. A pérola do Real Madrid espalhou magia e foi ele que arrancou o penalty que mais tarde viria a converter. É impressionante como o Brasil, com tanta qualidade no seu plantel, está tão dependente de Robinho. Diria até que se não tivessemos Robinho nesta Copa, dificilmente o Brasil teria passado esta primeira fase.

Uma palavra também para o Equador. Apesar de ter feito um jogo abaixo dos dois primeiros, mais uma vez a espaços mostrou que tem uma selecção interessante. Apesar de terem terminado sem pontos, nos três jogos mostraram qualidade e bons movimentos ao nível atacante. Me parece que é ao nível defensivo que está a grande fragilidade desta selecção, isto apesar de achar que o meio-campo defensivo está muito bem entregue a Castillo e Valencia.

CHILE E MÉXICO ANULARAM-SE MUTUAMENTE...

Antes do Brasil entrar em cena, tivemos um enfadonho México vs Chile, jogo que terminou com um nulo no placar. Ambos os treinadores optaram por deixar de fora algumas das suas principais estrelas. No México não tivemos Oswaldo Sanchez, Rafa Marquez ou Nery Castillo; no Chile, assistimos à estreia de Rodrigo Tello na prova mas não tivemos Mark Gonzalez (entrou na 2ª parte) ou o número 10 Valdivia.

Assim, temos já tudo definido no Grupo A e no Grupo B:

GRUPO A

VENEZUELA 5 PONTOS (apurada)
PERU 4 (apurado)
URUGUAI 4 (apurado)
4º BOLÍVIA 2

GRUPO B

MÉXICO 7
BRASIL 6
CHILE 4
4º EQUADOR 0

GRUPO C (amanhã:)

E.U.A - Colômbia

Argentina - Paraguai


Já são conhecidos alguns dos jogos dos quartos-de-final da competição. Venezuela e Uruguai vão ser os primeiros a entrar em cena já neste fim-de-semana. Assim, eis os jogos:

Venezuela - Uruguai

Brasil - Chile


México - 2º do GRUPO C (Paraguai ou Argentina)

Perú - 1º do GRUPO C (Paraguai ou Argentina)

Sem comentários: