terça-feira, novembro 20, 2007

AS CONTAS DE TODOS OS GRUPOS RUMO AO EURO 2008






Falta somente uma jornada para terminar a fase de qualificação do Campeonato da Europa de 2008, que se realizará na Áustria e na Suiça. Serão 16 selecções a marcarem presença no evento, sendo que 12 já se encontram apuradas. Logo, ainda há 4 vagas, e vários candidatos. Os "bilhetes" estão à venda, durante o dia de amanhã, em vários estádios, diversas cidades, alguns países.
Salta desde logo à vista, a importância do jogo a realizar no Estádio do Dragão, na cidade do Porto, no nosso Portugal. Pois bem, a selecção nacional terá, forçosamente, no mínimo, que empatar, diante da Finlândia, para assegurar um dos lugares que faltam preencher do voo que terá como destino a Áustria e a Suiça. Não era de crer que, depois de efectuado o sorteio da fase de qualificação, Portugal estivesse à espera da última jornada para carimbar o apuramento, ainda para mais com um grupo acessível, onde a turma das quinas era, claramente, a mais forte, como se pode constatar através do ranking da FIFA, se tal fôr necessário. Pois bem, a verdade é que, com demasiadas "pedras no caminho", a equipa de todos nós terá que pontuar no jogo do Dragão (empate ou vitória garantem apuramento), sendo que, em caso de derrota, os comandados de Luiz Felipe Scolari ficarão automaticamente afastados da fase final da prova, uma vez que ficando em igualdade pontual com o seu adversário de amanhã, ficam com desvantagem no confronto directo.
Estou crente que a nossa selecção não só conseguirá o apuramento, como também levará de vencida uma Finlândia equilibrada, mas ainda longe da capacidade técnica de Portugal.

Quanto aos restantes grupos, também ainda existem contas para fazer, e muitas selecções partirão para esta última jornada de calculadora na mão.

Senão vejamos:


EQUIPAS JÁ QUALIFICADAS:

Áustria (País organizador)
Suiça (País organizador)
Alemanha
Grécia
República Checa
Roménia
Polónia
Itália
França
Croácia
Espanha
Holanda

O QUE FALTA DECIDIR:

GRUPO A: PORTUGAL qualifica-se se vencer ou empatar com a Finlândia. Se perder, passa a Sérvia, se ganhar os dois jogos que lhe faltam, frente a Cazaquistão e Polónia, ou a Finlândia, caso os sérvios percam pontos.

GRUPO C: Basta uma vitória à Turquia para se apurar. A Noruega só se apura se vencer em Malta, e os turcos não somarem os três pontos.

GRUPO E: Basta um empate à Inglaterra. A Rússia só se apura se vencer Andorra, e os ingleses perderem.

GRUPO F: Basta um empate à Suécia. A Irlanda do Norte só se apura se vencer em Espanha, e os suecos perderem.

ÚLTIMA JORNADA:

GRUPO A: PORTUGAL - FINLÂNDIA; Sérvia - Polónia; Azerbaijão - Bélgica; Arménia - Cazaquistão.

NOTA: Devido à neve, o Sérvia - Cazaquistão, que deveria ter sido realizado no passado sábado, dia 17 de Novembro foi adiado, disputando-se agora, no próximo sábado, dia 24 de Novembro.

GRUPO B: Itália - Ilhas Féroe; Geórgia - Lituânia; Ucrânia - França.

GRUPO C: Hungria - Grécia; Turquia - Bósnia; Malta - Noruega.

GRUPO D: Alemanha - País de Gales; Chipre - República Checa; São Marino - Eslováquia.

GRUPO E: Inglaterra - Croácia; Andorra - Rússia; Israel - Macedónia.

GRUPO F: Espanha - Irlanda do Norte; Dinamarca - Islândia; Suécia - Letónia.

GRUPO G: Bielorrússia - Holanda; Roménia - Albânia; Eslovénia - Bulgária.

Todas estas partidas realizar-se-ão amanhã, quarta-feira, dia 21 de Novembro de 2007.

Sem comentários: