quinta-feira, novembro 22, 2007

Por fim no Europeu


PORTUGAL 0-0 FINLÂNDIA


IRONIA DAS IRONIAS: FOI COM O PONTINHO EM CASA QUE PORTUGAL LÁ CHEGOU!



Feliz mas não convencido. O sentimento que fica é exactamente esse. Mais uma vez, foi mau de mais aquilo que se passou ontem no Estádio do Dragão. Atenção, nem sequer me estou a referir à atitude dos jogadores. Nesse particular, todos eles sem excepção, lutaram, trabalharam, esforçaram-se e dignificaram ao máximo as cores da selecção. Especial destaque para Pepe que, na estreia, fez uma exibição absolutamente espantosa, sendo, juntamente com Bosingwa, o melhor jogador em campo. Com Ricardo Carvalho, possivelmente Miguel à esquerda e um SUPER Bosingwa à direita, é caso para dizer que em termos defensivos podemos efectivamente estar descansados, mesmo que inexplicavelmente Scolari continue a apostar no inseguro Ricardo em detrimento de Quim.
Ora, se não há nada a apontar em relação aos jogadores, mais uma vez, não posso fechar os olhos à maneira como o seleccionador nacional interpretou este jogo. Não vou nem quero entrar em grande pormenores porque, no fundo, o objectivo final foi conseguido. Além disso, quem visita o blog regularmente, já sabe aquilo que eu penso em relação ao brasileiro. Agora, uma coisa é certa: se Portugal tivesse perdido este jogo, a culpa era exclusivamente de Scolari. A Finlândia esteve todo o jogo mais preocupada em não sofrer do que propriamente em marcar. O que fez Scolari? no segundo tempo, mostrou medo ao adversário. Acabar o jogo com 3 trincos é de bradar aos céus. Obviamente, a Finlândia acreditou na parte final e por pouco não estragou a festa aos portugueses.
É como digo, não quero alongar-me muito em relação à nossa selecção porque senão, analisando todo este percurso, haveria muito mais aspectos negativos do que positivos para salientar. Assim sendo, importa sim destacar o facto que, na minha opinião, era lógico desde que fomos colocados neste fraco grupo. Portugal conseguiu os mínimos, ficou em 2º lugar no grupo e confirmou a sua presença em mais uma grande prova internacional.
Na minha opinião, mesmo não tendo seleccionador, temos o melhor plantel dos últimos 20 anos. Senão vejamos:

Gr: Quim, Ricardo

DD: Miguel, Bosingwa

DE: Paulo Ferreira, Caneira

DC: Pepe, Meira, Carvalho, Andrade

MD: Miguel Veloso, Petit

MC: Tiago, Moutinho, Deco, Meireles, Maniche

MA: Simão, Nani, Quaresma, Ronaldo

AC: Nuno Gomes, Makukula, Hugo Almeida

E muitos outros nomes certamente ficarão de fora. Nomes como Antunes, Manuel da Costa, Duda, João Tomás, Helder Postiga, Hugo Viana, Carlos Martins, Pelé, Custódio, Tonel, Nuno Valente, Ricardo Rocha, todos eles dariam muito jeito a outras selecções europeias.

Só me resta acreditar que no Europeu não se façam tantas asneiras. Se assim for, temos equipa para jogar de igual para igual contra França, Itália, Espanha, Holanda ou Alemanha. Viva Portugal!

PS: Já depois de ter concluido, tomei a liberdade de ler as declarações do Socolari no final do jogo. Retirei as seguintes declarações:

Pergunta: Foram os 90 minutos mais difíceis da sua carreira?.

Scolari:" Claro que não, o que é que a Finlândia fez para ganhar? Deveriam era perguntar ao treinador da Finlândia isso mesmo. Faço por Portugal o que nunca fiz no Brasil. O burro sou eu, o péssimo treinador sou eu? "

Eu mesmo: Mister, concordo consigo. Tirando os 15 minutos finais em que abdicámos de atacar e mostrámos medo ao adversário, de facto não vimos nada da Finlândia. Agora, será que você não conseguiu ver durante esta fase de apuramento que a Finlândia joga precisamente só isto? Sim, o burro és mesmo tu.

2 comentários:

Anónimo disse...

Para mim o melhor em campo foi o Bosingwa. Até cansa vê-lo correr. Só é pena não termos um lateral esquerdo como o direito.

Paulo Jorge Sousa disse...

Pelo valor individual, espero agora que os índices colectivos de Portugal subam significativamente em Junho próximo. Apesar de tudo, parabéns Portugal!

altobola.blogspot.com