quarta-feira, novembro 21, 2007

Sub-21: Portugal empata frente à Inglaterra


PORTUGAL 1-1 INGLATERRA
(Vierinha g.p; Adam Johnson)



Portugal e Inglaterra empataram ontem à noite a uma bola num jogo equilibrado e com um resultado de acordo com aquilo que se passou em campo. Portugal entrou praticamente a vencer - Vieirinha ganhou e marcou uma grande penalidade ao minuto 3 -mas a Inglaterra, como boa equipa que é, soube reagir e logrou chegar à igualdade no inicio do segundo tempo, isto apesar de já na primeira parte ter conseguido 2 ou 3 excelentes ocasiões para chegar ao intervalo com outro resultado.

Para ser muito sincero, acho que estamos perante uma das piores selecções sub-21 portuguesas dos últimos anos. É verdade que se tivermos em campo Nani, Miguel Veloso, Manuel da Costa ou Manuel Fernandes, aí a coisa muda de figura. Agora, analisando aquilo que temos tido nesta qualificação, na minha opinião, a matéria prima é fraca. Um exemplo disso mesmo é Vasco Fernandes. Bem sei que este jovem é um central de raíz. Não sei se nessa posição tem ou não valor. Agora, como lateral direito, é do pior que já alguma vez vi com as cores da selecção.
Muito honestamente, olhando para os jogadores convocados por Rui Caçador para este jogo, apenas vejo 3 jogadores capazes de integrar a selecção A a nível futuro: Pelé, Antunes e, obviamente, João Moutinho.

Em relação ao jogo de ontem, penso até que Portugal foi feliz perante o adversário que encontrou. A Inglaterra apresentou-se de uma forma diferente da habitual e isso foi benéfico para a nossa selecção. Agbonlahor, uma das principais figuras desta selecção, não esteve em campo e, um simples jogador, obrigou Stuart Pierce a mudar o sistema de jogo. Walcott, habitual ala direito, foi o avançado de serviço, Adam Johnson, habitual suplente, avançou para a titularidade, fazendo com que James Milner derivasse para o flanco oposto àquele que actua, portanto, o lado direito.
Mostrando algum respeito por Portugal, Pierce abdicou do seu tradicional 4-4-2 e colocou Muamba no meio-campo retirando Derbyshire da frente. Nesse sentido, o 4-4-2 passou a um 4-5-1. Tudo isto para dizer que Portugal, quando se deslocar a Inglaterra, vai naturalmente sentir mais dificuldades. Ontem, em Águeda, vimos uma selecção inglesa diferente, mais cautelosa, mais defensiva e mais satisfeita com o empate do que propriamente com a vitória. Agora, no seu reduto, as coisas vão ser muito mais difíceis para os pupilos de Rui Caçador. É urgente aumentar a qualidade da equipa e, para isso, é essencial chamar os jogadores que têm estado ao serviço dos "A". Ontem, até nem foi mau, isto se tivermos em conta que defrontámos um concorrente directo mas, sinceramente, acho que esta matéria não chega sequer para nos apurarmos para o Euro2009 - e atenção à BULGÁRIA, uma selecção que nos vai criar muitas dificuldades em Portugal -.




2 comentários:

hoeman disse...

Para mim Paulo Machado também tem nivel futuro de selecção.

Bona cronica.

Unknown disse...

Hola Hoeman. Te congratulo por usted tener la preocupacion de escribir en portugues. Es muy bueno verlo en mi blog.
Pues, para mi, Paulo Machado es un jugador de cualidad pero prefiro a Manuel Fernandes, Joao Moutinho, Tiago o Miguel Veloso.

Un saludo!