domingo, novembro 18, 2007

Euro2008: Portugal supera a grande Arménia


Portugal 1-0 Arménia
(Hugo Almeida)



A um ponto do Euro. Um empate frente à Finlândia na próxima quarta-feira significará, desde logo, mais uma histórica presença num campeonato da Europa. Scolari está a um pequeno passo de voltar a dar uma grande alegria ao povo português. E, atenção, as contas que o brasileiro fez para conseguir esse objectivo até sairam melhor do que ele próprio esperava. É que, afinal, até nem é preciso ganhar todos os jogos em casa. Um empate frente à 44ª equipa do ranking mundial da Fifa chega. Vamos, portanto, acreditar que é possível conquistar esse pontinho. Desta vez, nem é preciso ter fé para o "meio a zero". O 0-0 é excelente e chega bem para as aspirações portuguesas.

Em relação àquilo que se passou ontem em Leiria, apesar do jogo ter tido tão poucos motivos de interesse, há efectivamente muita coisa para dizer. Vamos por partes:

POSITIVO:

- Hugo Almeida. Fico contente por Scolari apostar no avançado do Werder Bremen. Não é daqueles matadores de excelência mas é muito melhor que o filho do brasuca. Ontem marcou um grande golo e foi da sua cabeça que saíu a assistência para o remate à barra de Simão, naquela que foi a única situação em que o guarda-redes da Arménia sentiu o perigo.

- Mais 3 pontos. Uma vitória é sempre uma vitória. Só dou relevo a este aspecto porque não houve rigorosamente mais nada de positivo para assinalar. Mas, já agora, aqui fica a deixa: estas vitórias, para mim, enojam-me.

NEGATIVO:

1. SCOLARI e a sua equipa técnica. Mais do que esta exibição tenebrosa, custa-me ver a forma como esta brasileirada não reage, não dá um murro na mesa, não faz RIGOROSAMENTE NADA para alterar o rumo desta equipa. Portugal bateu no fundo e, inacreditavelmente, para eles (e para Madaíl) está tudo bem. PERGUNTO: o que não diria CAMACHO no final deste MISERÁVEL jogo, se "isto", naturalmente, tivesse acontecido para os lados da Luz? tenho a certeza que os jogadores seriam alvo de uma grande reprimenda. Ora, o que faz esta equipa técnica? no final do jogo vem destacar a APLICAÇÃO e VONTADE dos seus ATLETAS.
Mais do que perder ou ganhar desta forma um jogo, ainda me revolta mais a PASSIVIDADE com que se vem trabalhando na selecção.

2. CRISTIANO RONALDO. O madeirense fez ontem o seu pior jogo dos últimos 5 anos. Disso, não tenho a menor dúvida. Agora, o que mais me preocupa é que se não há Ronaldo, não há selecção nacional. Esta equipa está completamente dependente do talento do jogador do Manchester United. Mais uma vez, tenho de falar da incompetência de Scolari sobre este preocupante aspecto. Como é possível uma das melhores selecções da Europa estar tão dependente de um jogador, isto se tivermos em linha de conta que nela existem mais uma série de jogadores a actuar nas melhores equipas do Mundo? O que Scolari tem feito em relação a Ronaldo é de uma imbecilidade a toda a prova. Em primeiro lugar, é ridículo entregar a braçadeira de capitão a um jogador que de lider não tem rigorosamente nada. O dar ainda mais responsabilidade a Cristiano Ronaldo dentro do campo tem sido pouco benéfico para ele e faz com que o mesmo sinta a necessidade de se assumir como lider. Portugal só perde com isso.
Em segundo lugar, é inconcebível a forma como Scolari trata Ronaldo em relação aos demais companheiros. SENHOR SCOLARI, por que é que Cristiano Ronaldo nunca é substituído? este estatuto que "você" dá ao Cristiano tem prejudicado imenso o seu rendimento em campo. Ronaldo sabe que pode fintar toda a gente, pode fazer o que quiser dentro do terreno de jogo pois tem consciência que nunca é substituido, tem consciência que o seu lugar na equipa no próximo jogo não está em risco. Pergunto mais uma vez: não seria benéfico para a equipa dar um abanão a Ronaldo, fazê-lo sentir que afinal não tem lugar cativo na selecção? Mister Scolari, a sensação que dá é que Ronaldo está completamente acomodado ao lugar e a verdade é que o seu rendimento na selecção é muito diferente (para pior!) daquele que semanalmente mostra ao serviço do seu clube - e o mais preocupante é que mesmo rendendo pouco, normalmente chega para destacar-se em relação aos outros -.

3. FALTA DE TRABALHO E DE PROCESSOS DE JOGO. É incrível como é que não há trabalho nesta selecção. Ganhar 35 mil contos por mês para receber uma vez por outra os melhores jogadores do país e, literalmente, metê-los lá para dentro para jogarem à bola 90 minutos, é obra! Então e os processos de jogo? Até ao momento, o único processo de jogo que tenho visto nesta selecção é o denominado "fintar até perder a bola". Não percebo como é que ninguém chama a atenção aos jogadores portugueses em relação a este aspecto. Ontem, para meu espanto, até Miguel Veloso corria com bola e tentava fintar, precisamente o oposto daquilo que normalmente faz (simplicidade de processos). Mas, repito, a culpa não é dos jogadores. A culpa é de quem permite isto. E não me venham dizer que é por causa do adversário ser acessível e chamar-se Arménia. Temos visto isto contra a Sérvia, Polónia e muitas outras - no Euro2004 tivemos processo de jogo graças a Mourinho e à estrutura base do Porto -.
Depois, é inacreditável como é que se resolvem os lances de bola parada. Não há TRABALHO NENHUM. Na direita, Miguel Veloso levanta para o "molhinho". À esquerda, quando há Deco, é directo, quando não há, vai lá alguém fazer o favor de enviar a bola para dentro da área à espera de uma cabeça salvadora. Não sei quem normalmente vai ao primeiro ou ao segundo poste e dúvido que alguém (mesmo os jogadores!) saiba.

4. SUBSTITUIÇÕES. Mourinho, se tivesse de jogar contra Portugal, tinha, neste aspecto, mais uma arma a seu favor. É que, é incrivelmente fácil acertar naquilo que Scolari faz ou está a pensar fazer durante um jogo. Senão vejamos:

1ª alteração: Normalmente, o brasileiro troca avançado por avançado. Hugo Almeida por Makukula ou Nuno Gomes, Postiga por Nuno Gomes, Nuno Gomes por Postiga... Vai tudo dar ao mesmo. Jogarem dois avançados ao mesmo tempo é que não porque, contra equipas como a Arménia, pode ser um problema perder uma unidade no meio-campo.

2ª alteração: Extremo por extremo. Como Ronaldo nunca sai, se tivermos Simão de inicio, sai este por Quaresma. Se for o contrário, é só trocar os números na placa.

3ª alteração: esta depende sempre do resultado. Se o resultado estiver tremido, entra Moutinho ou Meireles para equilibrar o meio-campo.
Também pode dar-se o caso de entrar um central para garantir o empate. Atenção que agora com Pepe, esta solução ainda faz mais sentido.

Não me querendo alongar muito mais, acho que ficaram expostas algumas das minhas ideias em relação à nossa selecção. Continuo a dizer que Portugal vai estar no Euro2008 porque é de longe a melhor equipa do grupo. Aliás, perante tantos erros, só num grupo destes é que ainda temos todas as condições para nos apurarmos e sermos, inclusivé, primeiros do grupo.
Quanto ao jogo da próxima 4ª feira, apesar de no inicio deste post ter ironicamente escrito que vamos conseguir empatar com a (grande) Finlândia, estou convencido que Portugal vai mostrar outra atitude e vai definitivamente carimbar o passaporte para o Euro com uma vitória. Acredito nisso porque os jogadores quererão estar no campeonato da Europa e, como tal, vão unir-se e vão correr e lutar a dobrar. Mesmo que os processos de jogo falhem, acredito que, mais uma vez, o Ronaldo da selecção (e não do Manchester) chega bem para ganhar a este modesto adversário. Que assim seja!

Sem comentários: