domingo, outubro 07, 2007

Bwin: Re(vira)volta encarnada em Leiria



Vitória difícil mas justa do Benfica em Leiria perante um adversário logicamente debilitado fisicamente mas, ainda assim, muito incómodo e lutador.
Entrou melhor a União de Leiria. Paulo Duarte manteve o mesmo esquema que havia apresentado frente ao Leverkusen - Tiago como médio defensivo, Toñito e Cadú como organizadores, Maciel e Sogou a darem velocidade às alas e a tentarem solicitar o avançado João Paulo - e o que é certo é que a equipa voltou, à imagem do jogo da Uefa, a entrar praticamente a ganhar na partida. Dois minutos de jogo, Cadú entrou na área e, perante alguma passividade de Edcarlos, rematou cruzado para o primeiro do jogo. Para uma equipa mal colocada na tabela classificativa, nada melhor que entrar a ganhar; para o Benfica que ultimamente tem vivido dias difíceis, nada pior que bem cedo ter de correr atrás do prejuízo.
Camacho apresentou (finalmente) dois avançados, Cardozo e Nuno Gomes, deu a titularidade a Bynia em detrimento de Di Maria (Katsouranis ocupou a ala direita) e Maxi Pereira assumiu (e bem!) a posição de lateral direito. Ora, este sistema táctico, mesmo com aquele revés que foi o golo de Cadú, mostrou alguns resultados práticos ao longo da partida. Em termos de primeiro tempo, o Benfica não acusou o golo madrugador do adversário e, em desvantagem, partiu de imediato para a frente em busca do golo da igualdade. Vinte minutos de qualidade ofensiva valeram a igualdade por parte de Nuno Gomes. O capitão aproveitou da melhor forma um excelente cruzamento do inevitável Cristian Rodriguez e bateu Fernando.
O Benfica ainda esboçou algum atrevimento em tentar novo golo mas, com o passar do tempo, essa intenção foi-se desvanescendo e o primeiro tempo acabou mesmo com uma igualdade e com alguma monotonia à mistura.

No segundo tempo, o Benfica fez claramente para merecer o golo da vitória. Não que tenha feito uma grande exibição - que não fez -, não que o Leiria tivesse abdicado de atacar - Paulo Duarte apostou no contra-ataque e os leirienses disposeram de duas excelentes ocasiões para fazer o 2-1 e aí a história seria diferente -, mas, pela vontade em buscar o golo e também pelas oportunidades que se sucederam nesta etapa complementar, diria que o segundo golo de Nuno Gomes acabou por trazer alguma verdade à partida.
Na parte final, a União de Leiria através de lances de bola parada ainda causou alguma perturbação ao conjunto encarnado mas o resultado viria mesmo a saldar-se num triunfo encarnado.

DESTAQUES:

- Cristian Rodriguez: Pelos golos que marcou, se calhar Nuno Gomes foi o melhor jogador em campo mas, na minha opinião, pelo que jogou e fez jogar, pelo que correu, pela entrega com que se dá a todos os lances, mais uma vez, o "cebola" foi um jogador fundamental para a obtenção dos três pontos. A assistência deste para o primeiro golo do capitão é sensacional.

- Nuno Gomes: Muito se tem falado mal do capitão encarnado mas hoje, há que dizer, Nuno Gomes foi fundamental na vitória em Leiria. Marcou dois golos mas não foi só nesse capítulo que o "21" se destacou. Desta vez, correu, lutou, tentou abrir espaços para Cardozo e acabou por ser feliz na obtenção de dois importantes golos.
Não há dúvida nenhuma que há mais Nuno Gomes quando joga na companhia de outro avançado.

2 comentários:

Anónimo disse...

Esqueceste te do Bynia como destaque... Fundamental, uma muleta para o desgastado Katso.

Unknown disse...

Sim, o Bynia esteve bem embora tenha estado algo faltoso. Mas não há dúvida que foi importante na manobra defensiva da equipa. Além disso, recuperou muitas bolas e permitiu à equipa ter mais bola que o adversário.
Tens toda a razão Braz. O garoto também merece uma nota de destaque...