segunda-feira, outubro 01, 2007

OLHO CLÍNICO

EQUIPA DA SEMANA: Shalke 04 (Plantel)



ONZE TIPO:



A ESTRELA:



10. IVAN RAKITIC

- Podia ser Kuranyi pelos golos que marca jornada após jornada ou até mesmo Fabian Ernst pela sua experiência e pela forma consistente e regular com que interpreta a função de médio mais defensivo da equipa. Contudo, pelos jogos que já vi deste Schalke 04, estou em crer que a grande figura deste candidato ao título alemão é o jovem croata Rakitic. Muito bom com a bola nos pés, faz da qualidade técnica, espontaneidade de remate (grande golo em Munique) e grande qualidade no último passe as suas maiores armas. Pela sua nacionalidade e pela sua maneira de jogar, compará-lo-ia a Zvonimir Boban, muito embora sob ponto de vista físico seja relativamente mais frágil que a antiga estrela do Ac Milan.

"CARA A CARA"

1. NEUER: Seguro entre os postes. Guarda-redes algo semelhante a Butt do Benfica.

18. RAFINHA: Extraordinário lateral direito. Faz muito bem o corredor direito, ou não fosse ele brasileiro, e tem a particularidade de centrar muito bem. A defender mostra-se sempre atento e disponível quer a cobrir a sua ala, quer a fechar no meio em apoio aos centrais. A sua rapidez é fundamental para muitas vezes socorrer os centrais.
Tem como ponto fraco o jogo aéreo.

2. WESTERMANN + 5. BORDON: Dois centrais fortes na marcação mas algo lentos. Dão-se muito melhor com avançados possantes e pouco móveis do que propriamente atacantes rápidos (David Villa marcou em Gelsenkirchen, por ex:.). Ainda assim, dois jogadores de qualidade.
Bordon tem ainda a particularidade de marcar livres através do forte pontapé esquerdo que possui.

24. CHRISTIAN PANDER: De praticamente desconhecido na temporada passada a titular do Schalke e da selecção alemã. Este ano conseguiu relegar o conhecido Kobiashvili para o banco de suplentes. Muito bom a defender e inteligente na forma como ataca. Embora não tão rápido, faz lembrar Roberto Carlos pelas suas características. E atenção, tem uma "bomba" que mete respeito. O guarda-redes inglês Paul Robinson sabe do que falo.

13. JERMAINE JONES + 8. ERNST: São, normalmente, os donos do meio-campo defensivo do Schalke. O técnico Mirko Slomka opta quase sempre por dois pivots defensivos e Jones e Ernst são aqueles com mais minutos nas pernas, isto apesar de Mesut Ozil e Bajramovic serem, também eles, opções válidas.
Jones é um jogador mais possante e com maior liberdade nas suas acções. Normalmente descai mais para a direita enquanto Ernst prefere terrenos opostos. Para os leitores perceberem melhor as características deste Jermaine Jones, diria que é uma espécie de Raúl Meireles.
Relativamente a Ernst, é um jogador fundamentalmente de características defensivas. Faz, digamos assim, o trabalho "sujo" nesta equipa. Raramente o vemos a driblar ou a fazer grandes passes mas é de uma utilidade extrema. Bom jogador.

3 ATACANTES (ASAMOAH, LOVENKRANDS, KURANYI)

Em muitos jogos, é este o trio de avançados escolhidos pelo treinador do Schalke. É bom salientar que nem sempre é este o esquema com que Slomka começa as partidas. Tanto pode utilizar o 4-3-3 como o 4-4-2 losango. Se assim for, seguramente que só há espaço para dois destes três atletas, sendo que Lovenkrands é muito mais ala que Asamoah e, nesse sentido, costuma ser o preterido. Para o 4-3-3, entra também nas contas Halil Altintop, um ala que tanto joga à direita como à esquerda.
Numa rápida análise a este trio de ataque, pelas diferenças que separam os três, diria que até acaba por ser algo bastante positivo para a equipa. Asamoah é um jogador possante, diria até de passada larga o que lhe permite jogar à direita ou até como avançado centro. Não é um verdadeiro matador, mas é um atacante que faz golos e, essencialmente, dá muito trabalho a quem tem a missão de o marcar. Nunca está parado e nunca dá um lance por terminado, algo que abona a seu favor.
Relativamente a Kuranyi, o brasileiro naturalizado alemão é um avançado que eu aprecio particularmente. É daqueles que, passe o termo, não pede licença. Não é homem de grandes fintas nem rapaz de grandes "rodriguinhos". Quando tem de finalizar, seja de cabeça seja com o pé, está lá para assinar a factura. É um avançado que tem evoluído muito e só tem 25 anos. É internacional alemão e, estou em crer, ainda vai dar muito que falar no futebol.
Para terminar, Peter Lovenkrands. O ex-Rangers é um jogador rápido, esquerdino e é daqueles que prefere jogar junto à ala. É uma boa muleta para Kevin Kuranyi e também é muito útil nos jogos fora de casa onde a equipa explora mais o contra-ataque rápido. Não é um titular indiscutível, aliás, muitas vezes fica sentado no banco mas, ainda assim, quando está em campo, também ele dá que fazer.

NOTAS FINAIS:

Este Schalke 04 é uma equipa perigosa e que tem vindo a crescer ao longo dos anos. É, seguramente, a equipa mais capaz de lutar com o Bayern de Munique pelo campeonato. Na minha opinião, apresenta um futebol mais equilibrado e mais eficiente que o Werder Bremen e o Estugarda. Agora, a grande incógnita é saber se esta equipa chega para o Bayern.
Na Liga dos Campeões, vai tentar lutar com o Valência pelo segundo lugar do grupo, isto se o favorito Chelsea cumprir o seu papel. Uma coisa é certa, o primeiro passo para esse objectivo não foi conseguido dado que o conjunto alemão perdeu em casa contra o Valência na primeira jornada da Champions.
A ver vamos até onde vai este interessante Schalke quer na Bundesliga, quer na Champions League/Taça Uefa.

Sem comentários: