Ontem tive a oportunidade de ver o jogo da Holanda contra a Eslovénia e pude constatar que esta "laranja" vai ser muito difícil de descascar no Euro2008. Diria mesmo que do meio-campo para a frente é, a par da França, a selecção europeia que apresenta mais qualidade e em quantidade. A grande questão em relação ao conjunto treinado por Van Basten prende-se fundamentalmente em termos defensivos. Jogadores como Jaliens, Heitinga, Opdam, Oijer, Bouma e Emanuelson são jogadores de qualidade mas não acompanham a experiência e o nível que existe do meio para a frente.
Escolha um, Socolari
Se é evidente as dificuldades que Portugal tem em arranjar um ponta-de-lança "matador", sugeria então que fossemos ao "lixo" da Holanda e trouxessemos de lá um avançado. São muitos os atacantes à disposição de Van Basten mas, sendo o 4-3-3 a táctica preferida do holandês, apenas um "9" é opção. Então temos:
- Makaay (Feyenoord): sem espaço nesta selecção, titular indiscutível na nossa.
- Hesselink (Celtic): não é um enorme avançado mas, pelas suas características, encaixava bem na nossa equipa.
- Koevermans (PSV): é um avançado muito idêntico a Hesselink. Também ele muito forte fisicamente e bom no jogo aéreo. Foi suplente neste encontro frente à Eslovénia.
- Van Nistelrooy: nem sequer o vimos no banco de suplentes. Presumo que não estivesse em condições físicas para poder jogar. Problema para Van Basten? não, de todo. Huntelaar foi a opção.
- Dirk Kuyt: mais um excelente avançado que não precisa de grandes apresentações. Mais um indiscutível na nossa selecção.
- Ryan Babel: este jogador não é bem um "9" mas também faz bem essa posição. Mais um que foi suplente neste encontro e que nos ajudava imenso.
Aqui ficam os que jogaram para perceberem melhor o nível que há nesta selecção sob ponto de vista ofensivo:
- Seedorf
- Van der Vaart
- Wesley Sneijder
- Van Persie
- Huntelaar
Falta alguém?
Exactamente. Arjen Robben foi suplente. Um luxo!
Falta alguém?
Exactamente. Arjen Robben foi suplente. Um luxo!
Sem comentários:
Enviar um comentário