domingo, outubro 14, 2007

Viagem low cost ao Azerbaijão

JOGO: AZERBAIJÃO 0-2 PORTUGAL

Bernardo Ricardo of Portugal, right, fights for the ball with Elvin Aliev, left, of Azerbaijan during their Euro 2008 Group A qualifying soccer match between Portugal and Azerbaijan in Baku, Azerbaijan, Saturday, Oct. 13, 2007.

Portugal venceu ontem o Azerbaijão com absoluta facilidade e beneficiou, mais uma vez, da exasperante fragilidade dos seus opositores para subir ao segundo lugar do grupo.
Uma vez que o jogo não teve história, isto apesar da boa réplica dos azerbaijaneses que, mesmo reduzidos a dez unidades quase toda a partida, ainda conseguiram criar 2 ou 3 ocasiões de golo - quando não se corre para trás e passeia a classe é assim... -, serve o presente post para falar/escrever unica e exclusivamente sobre um jogador: Deco.
Não, caros leitores... Não creio que seja importante falar da não utilização do Quim; do porquê de Hugo Almeida não ter justificado mais minutos ao longo da qualificação e de só ter jogado por infortunio de um seu companheiro; da passividade com que Portugal desenvolve as suas jogadas de ataque neste tipo de jogos; da forma como (não) defende e permite a adversários destes ter ocasiões de golo... Não, sinceramente acho que não vale a pena. O importante é ganhar e, a partir de 1-0, seja com que adversário for, para Scolari já é missão cumprida.

Ora então vamos ao caso Deco. Não sei se partilham da minha opinião mas, para mim, é vergonhoso aquilo que o luso-brasileiro tem feito nesta qualificação. O vedetismo deste jogador é deveras irritante. Se fosse eu o seleccionador, Deco não jogava a titular contra as denominadas selecções fracas. Pois bem, se tivermos em linha de conta que, neste grupo, de forte só temos a Sérvia (que, curiosamente, só foi forte contra Portugal!), então, muito simples: Deco não teria feito nenhum jogo a titular nesta campanha rumo ao Euro2008.Jogar a passo, fazer umas cuecas, adornar todos os lances, jogar para trás, não defender, marcar todos os livres e cantos de forma directa para a baliza... Para isto tudo, metam-me também a mim em campo. Garanto-vos que sei fazer na perfeição muitas das coisas que referi. Atenção, continuo a achar Deco um grande jogador e, claramente, uma mais valia para a selecção. Agora, isso não invalida de o criticar quando entendo. E acho que a mentalidade retrógrada do seleccionador nacional que utiliza sempre os mesmos independentemente da condição física e psicológica do jogador tem feito com que Deco se acomode ao lugar. Tiago, como já vimos inumeras vezes, vai à selecção para ver o jogo mais perto que eu; João Moutinho, penso eu, só é opção para aqueles jogos em que Portugal está a ganhar pela margem mínima e precisa de alguém que corra um pouco; Simão, que joga tão bem naquela função,também não é opção como "10" - se bem que, neste caso, até compreendo. Scolari não deve saber que o Benfica de Fernando Santos jogava em 4-4-2 losango e que era precisamente Simão a completar o vertice mais adiantado deste; portanto, Deco está nas suas "sete quintas".

Desabafos à parte, Portugal cumpriu a sua missão numa exibição sem brio e q.b, garantindo praticamente a qualificação - acho que até vamos fazer primeiro no grupo porque ganharemos os restantes jogos e a Polónia não ganhará na Sérvia -. Importa ainda referir que Bruno Alves e Hugo Almeida foram os marcadores dos golos e Ronaldo, apesar de por vezes exagerar nas suas acções individuais e de ter falhado uma série de golos, foi, a par de Miguel Veloso, o melhor jogador de Portugal na partida. Quarta-feira há mais e, esperamos nós, um bocadinho melhor.

Sem comentários: