terça-feira, outubro 09, 2007

OLHO CLÍNICO


EQUIPA DA SEMANA: Ajax Amsterdam (Plantel)





ONZE TIPO:


A Estrela:



9. Klaas Jan Huntelaar (12.08.1983)

- É, sem margem para dúvidas, a grande figura deste Ajax. Não tem a força de Edgar Davids, não tem a velocidade de Dennis Rommedhal e muito menos tem a técnica e o virtuosismo do sub-20 uruguaio Luis Suarez. No entanto, Huntelaar possui uma característica que efectivamente o torna um jogador de top mundial: a sua enorme apetência para fazer golos.
Na Liga Holandesa leva 105 golos em 147 jogos. Só este dado confere a Huntelaar uma qualidade extra, tornando-o num dos melhores finalizadores dessa Europa fora. Não é por acaso que já é comparado ao grande Van Basten. E, a verdade é que as suas características são um tanto ou quanto parecidas. É fundamentalmente um homem de área. Ao mínimo espaço remata quer seja de pé esquerdo, direito ou até de cabeça. Não é daqueles jogadores de encher o olho mas é sobretudo um avançado que faz da simplicidade de processos a sua maior arma. Depois, isso aliado a um tremendo faro pelo golo fazem deste holandês um dos 10 melhores avançados do Mundo.
O salto para um colosso europeu deve estar para breve...

PONTOS FORTES:

ATAQUE: São muitas as soluções que o técnico Ten Cate tem para a zona ofensiva. Nomes como Huntelaar, Luis Suarez, o veterano mas eficaz Urzaiz, Albert Luque, Rommedahl e Mitea são motivos de preocupação para qualquer defesa.

JOGO AÉREO: No futebol actual, muitos dos jogos são decididos nas bolas paradas. Torna-se cada vez mais importante nos dias de hoje ter um plantel com jogadores altos e fortes no jogo aéreo, seja para marcar golos, seja para evitá-los. Pois bem, Stam, Maduro, Urzaiz, Huntelaar e Vertonghen são jogadores exímios nessa matéria.

PLANTEL JOVEM: É de conhecimento público a grande escola que o Ajax tem ao nível da formação. Dar condições aos jovens, formá-los e depois vendê-los é uma política digna de registo. Sneijder foi o mais recente "miudo" a fazer-se jogador no Ajax e a dar o salto para um colosso europeu mas, com toda a certeza, não será o único. Nomes como Emanuelson, Heitinga, Maduro, Luis Suarez, Vertonghen ou Huntelaar começam já a merecer especial atenção por parte das grandes potências europeias.

PONTOS FRACOS:

INEXPERIÊNCIA: Normalmente, ter um plantel demasiado jovem tem os seus prós e, obviamente, os seus contras. O Ajax, com uma equipa de qualidade mas ainda com pouca experiência a nível europeu, tem sido menos feliz no que diz respeito às competições europeias. O ano passado perdeu a hipótese de entrar na Liga Milionária ao ser derrotada na pré-eliminatória pelo Copenhaga; esta época já disse adeus à Uefa depois de na passada quinta-feira ter sucumbido aos pés de uma mais experiente equipa do Dinamo de Zagreb.

STEKELENBURG: Já vi dois jogos do Ajax esta época e em ambos fiquei com a ideia que este guarda-redes não está ao nível da restante equipa.

IRREGULARIDADE: O Ajax destes últimos anos já nos habitou a grandes resultados e também a grandes e surpreendentes derrotas. É uma equipa que é capaz de ganhar com grande espectacularidade no terreno de um dos outros candidatos ao título - recentemente foi ganhar 2-3 ao AZ - e, no fim-de-semana seguinte, é capaz de empatar perante uma equipa do fundo da tabela - ontem empatou a dois golos com o Sparta, equipa que luta para não descer -.
Este ano as coisas parecem mais equilibradas. No entanto, já vimos em termos de competições europeias que juventude e irregularidade combinam várias vezes.

JOGADOR REVELAÇÃO: LUIS SUAREZ (20 anos)



Chegar, ver e vencer. Este cliché aplica-se na perfeição a Luis Suarez. Apesar de ter acompanhado o Mundial sub-20, confesso que não me recordo deste jogador. Contudo, um jogo bastou para constatar a categoria deste polivalente jogador. Pela sua mobilidade e capacidade técnica, faz lembrar Kun Aguero ou até Carlitos Tevez, ou não fosse ele um sul-americano por natureza. A sua entrega ao jogo e a sua qualidade futebolística fizeram com que Ten Cate fosse obrigado a entregar-lhe de forma prematura a titularidade para as "mãos". Quando tiverem a oportunidade de assistir a um jogo do Ajax, saberão do que estou a falar.
É daqueles que não engana!

NOTA FINAL:

Pelo facto de já não estar nas competições europeias, o Ajax pode partir para uma grande época a nível interno. Se não perder Huntelaar em Dezembro e se os "garotos" mantiverem uma bitola exibicional constante, então não tenho dúvidas que Ten Cate e companhia podem voltar a conquistar a Liga Holandesa que vem fugindo nestes últimos anos.
Atenção ao PSV, que tem uma grande equipa - em breve também a merecer referência no Olho Clínico -, e também o Feyenoord que se reforçou bem esta época e tem mostrado argumentos para se intrometer na luta.

Sem comentários: