quarta-feira, outubro 17, 2007

Portugal dá mais um passo rumo ao Euro2008


CAZAQUISTÃO 1-2 PORTUGAL
(Byakov; Makukula, Ronaldo)



Portugal venceu esta tarde em Almaty por duas bolas a uma, dando um passo em frente rumo ao Europeu de 2008. Não foi um grande jogo, muito pelo contrário, mas valeu pelos últimos 20 minutos onde aí vimos um pouco da qualidade da nossa selecção. Nesta altura, o mais importante é mesmo vencer os jogos que faltam. Ainda assim, continuo a dizer que, contra selecções deste nível, podemos facilmente golear, dar espectáculo, enfim, vencer de uma forma mais convicente, algo que, sinceramente, não foi o caso.

Nota de destaque para as substituições operadas por Flávio Murtosa. Desta vez, e contra todas as expectativas, vimos alterações com o propósito de vencer a partida. Não sei se houve ou não dedo de Scolari mas a verdade é que gostei de ver entrar Nani por troca com Maniche. Aliás, já tinha referido no blog que, contra estas equipas, bastaria jogarmos com um médio defensivo e dois criativos, por exemplo, Deco e Simão. Ora, Nani entrou muito bem e foi dos seus pés que sairam algumas claras ocasiões de golo; numa delas, Ronaldo marcou mesmo.
Se Nani entrou muito bem, que dizer da estreia de Ariza Makukula. Sensacional a forma como o avançado do Maritimo entrou nesta partida. Em pouco mais de 20 minutos, tivemos um golo de cabeça e uma série de jogadas bem elaboradas por parte de Makukula. Pois bem, aí temos uma agradável surpresa que poderá muito bem vir a ser uma excelente opção para o futuro da selecção - é sempre bem vindo alguém para este posto específico, ainda por mais sabendo que nele poderá estar Postiga -.
Contas feitas, duas vitórias (ainda que pouco conseguidas) fora de casa e, resultado disso, portas abertas para o tão desejado apuramento.

Sem comentários: