quinta-feira, outubro 25, 2007

Champions: Benfica consegue primeira vitória na prova



O Benfica conquistou a sua primeira vitória na presente edição da Liga dos Campeões, isto depois de ter vencido de forma difícil o Celtic pela margem mínima. Apesar de uma primeira parte fraca da equipa "encarnada" - também devido à exagerada postura defensiva dos escoceses que praticamente só defenderam -, diria que seria uma profunda injustiça se o Benfica do segundo tempo acabasse por não marcar qualquer golo. Depois de muito porfiar, a equipa de Camacho lá conseguiu marcar e por intermédio de Óscar Cardozo, após grande passe de Di Maria e excelente finalização do paraguaio. Não só mas também pelo golo, creio que o "Tacuara" fez o seu melhor jogo com a camisola do Benfica e foi, porventura, o MVP desta partida. Seria muito ingrato e até penoso para a moral deste atleta se saísse deste encontro sem aquilo que melhor sabe fazer.

Vamos aos mais e aos menos deste jogo:

POSITIVO:

- Obviamente a segunda parte. Se na primeira, tivemos um Benfica tristonho e sem ideias, no segundo tempo a atitude e entrega foi totalmente diferente (e para melhor). Até podiam não ter conquistado os três pontos mas, seguramente, pela determinação, garra e vontade com que se entregaram ao jogo no segundo tempo, deixariam orgulhosos os adeptos do Benfica.

- Di Maria. É daqueles jogadores que eu adoro. Naturalmente que lhe falta maturidade e ainda tem de crescer como futebolista. Agora, não há dúvida que o Benfica tem um diamante para lapidar. Fascina-me ver um jogador que gosta de ter a bola, quer assumir as despesas do jogo, quer mostrar serviço, quer ajudar a equipa... Adoro mesmo. Di Maria até nem foi muito feliz nas suas acções. Agora, mostrou vontade em trazer algo ao jogo. E, no meio de tantos remates infelizes, acabou por tirar um coelho da cartola. Aquela assistência para Cardozo é fabulosa e só está ao alcance dos predestinados. Palavras para quê... DI MAGIA!

- Naturalmente que temos de destacar a exibição de Oscar Cardozo. Já se percebeu que o paraguaio não é daqueles jogadores para jogar muito distante da área. Não é rápido, não tem "rins" para respeitar tabelas ou o que quer que seja... Cardozo é, efectivamente, um homem para andar próximo da área. Já se viu que bem servido, pode ser mortífero nessa zona do terreno. Vira-se bem, remata como poucos e também é perigoso de cabeça. Falta-lhe essencialmente confiança e ser melhor servido pelos médios encarnados. Talvez este jogo tenha sido importante para Cardozo voltar a adquirir indices de confiança mais elevados.

NEGATIVO:

- Antes de mais, obviamente, a equipa do Celtic. É certo que o objectivo passava por pontuar. Agora, é inconcebível uma equipa presente na Liga dos Campeões - onde estão as melhores equipas da Europa - apresentar-se com um autêntico "autocarro", qual Gil Vicente ou Desportivo das Aves. É por essas e por outras que o Celtic continua sem vencer fora de casa. Não compreendo como é que uma equipa é tão forte no seu reduto e tão fraca fora deste.
Ainda bem que o "crime" não compensou!

- Bergessio. Pela segunda vez consecutiva foi titular, pela segunda vez mostrou... RIGOROSAMENTE NADA. É por essas e por outras que, até ao momento, ainda está (juntamente com Luis Filipe) na lista dos flops.

- Primeira parte. Muito fraco o primeiro tempo das duas equipas. O Celtic fechou-se muito atrás e procurou adiar ao máximo o golo do Benfica, isto por forma a enervar a equipa da Luz. Por sua vez, o Benfica, muito lento nas suas transicções, sentiu sempre muitas dificuldades em contrariar a bem organizada defesa escocesa. Nuno Assis não funcionou à direita, Bergessio e Cardozo não tiveram bola, Rui Costa não foi tão incisivo como costuma ser, enfim, uma série de factores que levaram a que o nulo registado ao intervalo traduzisse na perfeição aquilo que fora o primeiro tempo.

Com este triunfo, o Benfica subiu ao 3º lugar do grupo e agora terá obrigatoriamente de ir à Escócia pontuar para sonhar com o apuramento. Seria bom também que o Milan voltasse a vencer o Shakthar, por forma a que o segundo lugar fosse mais possível de alcançar.
PS: Para quem não viu, aqui fica o grande golo de Cardozo e os golos desse Marselha 1 Porto 1






Sem comentários: