quinta-feira, março 24, 2005

O Outro lado da moeda!

Há umas semanas atrás, aquando da grande vitória do Chelsea de Mourinho sobre o não menos grande Barcelona, deixei aqui a minha opinião sobre aquele que considero o Melhor Treinador do Mundo.
Costuma-se dizer que a sorte protege os audazes, mas, este Senhor, tem muito mais que isso e por isso mesmo está no lugar que está, tem o percurso que tem!



NO ENTANTO...

Nesse mesmo artigo que escrevi, deixei no ar algumas das ideias que também penso em relação a Mourinho, não como treinador, mas como Homem!
Hoje, voltei a falar dele porque tive a oportunidade de lêr um artigo de um senhor que escreve para um jornal espanhol. Passo a citar (embora traduzido) algumas das frases que escreveu e que vão ao encontro daquilo que também penso em relação ao treinador português.

O Artigo mostra a comparação entre Rijkaard (treinador do Barcelona) e José Mourinho (treinador do Chelsea)

" A grande diferença entre Rijkaard e Mourinho é o modo de entender o futebol. O português aplica em campo a filosofia de que os fins justificam os meios. O holandes procura os meios para que os que busca a vitória também sirvam para que a torcida disfrute. (...) Mourinho demonstrou que não tem nenhum escrúpulo em manipular estados emocionais da torcida da sua equipa para lançá-la contra o adversário ou para conseguir que estes ameaçem o árbitro ao extremo que o leve a retirar-se com medo."

" Rijkaard foi muito duro com Mourinho por causa das mentiras que o português disse sobre a sua pessoa e sobre Anders Frisk. A melhor lição que o holandês lhe deu foi a de honestidade. Rijkaard disse que " Não quero uma sanção que desqualifique o Chelsea da Champions. Há que separar a atitude do seu técnico e a do clube. Seria um castigo desmedido se os eliminassem"... O português teria feito tudo ao contrário se estivesse no lugar de Frank Rijkaard. Teria manipulado tudo para "lixar" o Barça. É a diferença entre um senhor e um xulo" concluiu.

A verdade é que Mourinho já deu inumeras provas (também em Portugal) da sua forma de estar, da sua maneira de pensar, da sua teoria "ganhar a qualquer preço". Pois é, o futebol para o português só tem uma palavra, que é VENCER. Não o condeno por isso, pelo contrário, é muito bom criar numa qualquer equipa, tal espirito. Agora, acho que tudo tem os seus limites e o português em inumeras ocasiões, ultrapassou tal barreira. É muito bom ter um espirito de luta, de entrega, de vitória, mas na minha opinião, também é muito bom ter um espirito de desportivismo, de honestidade, de compreensão e de respeito.
Falta qualquer coisa ao melhor treinador do Mundo, falta-lhe por exemplo aquilo que Alex Fergusson e Bobby Robson têm (SIR) que os fazem não os melhores treinadores do Mundo, mas dos melhores "Gentlemens" do Mundo.

Sem comentários: