quarta-feira, maio 04, 2005

As contas do título

Pois é, o campeonato está quase a terminar e não há maneira do Glorioso resolver esta história de uma vez por todas. Faltam 3 finais contra Penafiel, Sporting e Boavista respectivamente. Até poderá dar-se o caso de perdermos um dos dois jogos fora de casa desde que consigamos vencer a equipa leonina. Confesso que acredito mais agora do que há umas semanas atrás mas, mesmo assim, contínuo com as minhas dúvidas e os meus "calafrios" sempre que um adversário se acerca da nossa baliza.
Tal como para todos os benfiquistas, o título seria algo de fantástico. Mas, para mim a cereja no topo do bolo seria o Benfica ser campeão no jogo com o Sporting. Era muito bom o Benfica festejar algo pelo segundo ano consecutivo à custa dos nossos rivais. Recorde-se que, no ano anterior, os encarnados garantiram a presença na pre-eliminatória da Liga dos Campeões graças à vitória sobre o Sporting na penúltima jornada do campeonato. A acontecer esse triunfo e o consequente título nacional, seria algo inesquecível para a família benfiquista. Contudo, não nos podemos esquecer do jogo de Sábado contra o Penafiel, o "abre-pernas" do Porto. Até posso estar enganado mas acho que este encontro é bastante mais complicado do que o do Bessa devido a vários factores:

- dimensões reduzidas do campo às quais a equipa da casa tem mais rotina;
- ligações ao FC Porto que, nestes casos, são sempre proveitosas;
- equipa do Penafiel, ao contrário da do Boavista, encontra-se tranquila e já com os objectivos alcançados;
- possuí um treinador jovem, ambicioso e, ao que parece, com uma carreira bastante promissora;
- o facto de estarmos em vésperas de um derby poderá ser prejudicial pelos motivos que toda a gente sabe;
- ausências de Luisão e Nuno Gomes, dois jogadores bastante influentes na defesa (o primeiro) e no ataque (o segundo);

Portanto, há que ter em linha de conta este adversário. Cuidado com Wesley, o cérebro da equipa, também com o nosso conhecido Clayton que é sempre perigoso nas alas e com N'Doye, um pulmão no meio campo que se mostra sempre disponível para defender e atacar.
Seremos a primeira equipa (dos grandes) a entrar em competição nesta jornada. O jogo será disputado no Sábado às 21H15. Uma vitória colocará ainda mais pressão no Porto que só joga no Domingo (21h15) e no Sporting que é o último a jogar (Segunda 20h30). Convém frisar que não é só o Sporting que está na luta; a equipa portista está a subir de rendimento e espreita ainda o título.

JOGOS DOS 3 GRANDES:

BENFICA - 61 PONTOS

- Penafiel (f)
- Sporting (c)
- Boavista (f)


SPORTING - 58 PONTOS

- Guimarães (c)
- Benfica (f)
- Nacional (c)


PORTO - 57 PONTOS

- Moreirense (f)
- Rio Ave (f)
- Académica (c)


QUEM LEVANTARÁ O CANECO?

Sem comentários: