quinta-feira, maio 12, 2005

A MINHA VISÃO DO DERBY



O JOGO DE TODAS AS DECISÕES

É com toda a certeza o jogo do título. Este Sábado todos os olhos estarão colocados no Benfica-Sporting, sendo que os ouvidos andarão pelos lados de Vila do Conde onde se irá disputar o Rio Ave-Porto. Um possível deslize dos dragões será suficiente para uma das duas equipas da capital se consagre campeã nacional (se não se verificar um empate) a uma jornada do fim.



O ÁRBITRO

O árbitro Paulo Paraty, da Associação de Futebol do Porto, foi o juiz nomeado pela Comissão de Arbitragem da Liga para dirigir o Benfica - Sporting.
Paraty, árbitro desde 1981/82, apitará o seu terceiro derby lisboeta e nunca o Benfica conheceu a derrota: empatou duas vezes na Luz e venceu por 0-2 em Alvalade, no jogo que marcou a estreia de Camacho ao leme dos encarnados.

Jogos arbitrados por Paulo Paraty envolvendo um dos dois clubes em confronto:
Sporting 3-2 Gil Vicente | Jornada 1
Académica 0-1 Benfica | Jornada 3
Penafiel 0-3 Sporting | Jornada 7
Belenenses 4-1 Benfica | Jornada 14
Moreirense 1-2 Benfica | Jornada 19




A AUSÊNCIA

"É claro que fico chateado por não jogar, mas, neste momento, só me resta ficar a torcer pelo Sporting. Dizem que há males que vêm por bem e espero que o meu castigo seja sinónimo de uma vitória na Luz', diz Liedson sobre a sua ausência no clássico da Luz".
Seria ridiculo da parte dos Benfiquistas e mesmo dos Sportinguistas dizer que a ausência do "Levezinho" é vista com indiferença. Logicamente que a falta do melhor marcador do campeonato no derby é vista com bons olhos pelos encarnados e com maus olhares pelos adeptos leoninos. Quem não se lembrará da "artimanha" feita entre Sporting e Pampilhosa para Liedson poder jogar o Sporting-Benfica? isso é sinónimo de que o brasileiro é uma peça chave no onze de José Peseiro...



AS REVELAÇÕES

MANUEL FERNANDES


vs

JOÃO MOUTINHO


Qual dos dois o melhor! Nunca me vou esquecer da primeira vez que tive a oportunidade de ver estes dois grandes jogadores a jogar futebol. Curiosamente, a minha primeira análise foi diferente em relação aos mesmos: o primeiro que vi jogar foi o benfiquista Manuel Fernandes ao serviço da selecção nacional (creio que de sub-17). Na altura tive curiosidade em observá-lo porque era dos poucos jogadores do Benfica que estavam na selecção. No primeiro jogo que o vi fazer, ele actuou como suplente, só entrando na segunda parte. Pelo que vi (e jogou quase a segunda parte toda), achei-o muito fraquinho e com pouca musculatura para jogar como médio centro. Hoje, é o craque que todos sabemos - Enganei-me na minha primeira análise -
Quanto a João Moutinho, o primeiro jogo que o vi entrar em cena foi diante do Newcastle no inicio da temporada (no torneio de Newcastle). Confesso que fiquei impressionado com o que vi. Recordo-me na altura mandar uma mensagem a um amigo meu sportinguista e dizer-lhe que o Moutinho iria ser a revelação da Superliga - infelizmente não me enganei - digo infelizmente porque aqueles que reforçam bem o Sporting são sempre mal vindos!
Espero é que o Scolari não ande a dormir no que diz respeito a estes dois craques!!

PROGNÓSTICO

Para dizer-vos a verdade, estou mais confiante do que é costume e do que era possível imaginar dado à circunstância em que tivemos e em que estamos neste momento. Contudo, sinceramente, creio que foi bom para o Benfica o resultado efectuado pelo Sporting contra o Guimarães. Se os encarnados fossem para dentro de campo a saber que o empate bastaria, provavelmente acabavam por perder a partida. Assim, só a vitória interessa e estou convencido que a equipa vai querer dar uma resposta positiva e vai querer calar muita gente (inclusivé adeptos encarnados).
Portanto, a minha aposta vai para 1-0 com um golo de Luisão. QUE ASSIM SEJA!!

Sem comentários: