quinta-feira, maio 26, 2005

LIVERPOOL CAMPEÃO EUROPEU

Liverpool 3-3 Ac Milão (6-5 após grandes penalidades)
(Gerrard,Smicer,Xabi Alonso; Maldini,Crespo(2))



Grande jogo de futebol! Foi, sem dúvida, uma verdadeira final entre campeões num estádio com um ambiente digno de uma final da champions league.
O jogo foi extremamente emotivo e foi necessário recorrer à marcação de grandes penalidades para apurar o vencedor da liga milionária. Os ingleses sucedem ao FC Porto e são eles os novos campeões europeus, colocando a UEFA numa difícil posição pois o Liverpool não se classificou para a Champions League e deverá ser o primeiro campeão europeu a ficar fora da edição seguinte à conquista da prova. Injusto para a equipa de Anfield e para os seus adeptos que mostraram no Olímpico Ataturk o porquê de serem dos melhores do mundo. Caso o Liverpool jogue a próxima Liga dos Campeões, o FC Porto não será do Pote 1 mas sim do Pote 2, no sorteio dos grupos.
Na minha opinião, o Milão não merecia ter perdido esta final. Realizou uma primeira parte de outro Mundo, chegando ao intervalo a ganhar por três bolas a zero.
Na segunda metade, o Milan voltou a entrar muito bem no jogo e podia nos primeiros minutos ter feito mais um golo, não fora a suberba defesa de Dudek (o heroí da final) negando autenticamente o golo ao ucrâniano. A equipa italiana não fez o quarto golo e acabou por sofrer contra a corrente do jogo o 3-1 fruto de um belo golpe de cabeça de Gerrard, o Homem que virou a final. A partir daí, tudo mudou. O Liverpool partiu para 25 minutos de sonho, encurralando literalmente a equipa italiana para a sua defensiva. Em apenas 6 minutos, os ingleses chegaram à igualdade para delirio dos fantásticos adeptos vermelhos. Contudo, após largos minutos de sufoco e desespero, o Milão voltou à partida e acabou a segunda parte por cima, a controlar e a procurar evitar o prolongamento. Diga-se que, pelo que fez na segunda parte, o Liverpool mereceu inteiramente levar o jogo para essa fase.
No prolongamento só deu Milão. Não que tenha criado grandes ocasiões de golo, não que tenha massacrado como o fizera na primeira parte, mas sim porque foi, indiscutivelmente, a única equipa a procurar evitar a lotaria das grandes penalidades.
O grande momento do prolongamento aconteceu perto do fim quando Shevchenko viu Dudek negar-lhe aquilo que parecia mais certo, que era o golo da consagração. É certo que o polaco teve alguma felicidade mas a dupla-defesa deste foi, no minimo, inacreditável. Parecia estar escrito que o Milão não iria sagrar-se campeão europeu de clubes - dito e feito -.
Chegou-se à lotaria, e aí, a sorte sorriu aos ingleses que, com alguma sorte, viram o sonho tornar-se realidade. PARABÉNS LIVERPOOL!!

Sem comentários: