sexta-feira, março 31, 2006

Artigo de opinião




Benfica na Europa... rivalidade pura ou patriotismo?



Muito se tem falado, inclusivé neste blog, da questão de um adepto do Sporting ou do FC Porto ter quase obrigatoriamente de torcer pelo Benfica na Europa sob pena de ser mal visto na sociedade, de o considerarem um "não português". Obviamente que, neste caso, estamos a falar do Benfica mas, o exemplo, serve exactamente para todos os grandes do futebol português.
Confesso que, e correndo o risco de ser criticado por ter uma opinião, diria, algo polémica, esta conversa do ter de ser patriota, o ter de torcer por um clube rival na Europa só para ficar bem visto ou para mostrar uma boa educação, efectivamente, não cola lá muito bem. Quem me conhece sabe que, por muito que não goste de um clube rival (e não gosto!), sou incapaz de entrar naquelas conversas de café em que um acusa o outro que o clube dele não vale nada e que inclusivé perdeu para a Uefa com o "clube dos mortos da esquina" enquanto que o meu ganhou ao todo poderoso "bruce almighty". Não, não sou esse tipo de pessoas e por isso é que tenho conversas e amizades saudáveis com amigos de clubes rivais.
Agora, pergunto: que mal tem um adepto do Benfica desejar que o Sporting ou Porto percam na Liga dos Campeões? não estou a ser português por isso? então quer dizer, o clube rival, que mais "rouba" títulos ao meu clube, à conta das vitórias na Europa, anda a encher os cofres que dá para contratar melhores jogadores, anda a ganhar mais prestigio no Mundo fazendo com que o meu grande clube passe para um segundo plano... e eu, todo satisfeito, ainda vou ficar contente por isso, não é? pois, respeitando qualquer opinião contrária, creio que, se soubermos respeitar os outros, podemos ter as nossas ideias e teorias mesmo que estas não sejam politicamente correctas.

A diferença na Europa...

Quem acompanha o futebol internacional, sabe que, lá fora, as rivalidades são uma realidade muito concreta. Quem não conhece o ódio entre Milão e Inter de Milão, o Real Madrid com o Barcelona, o Liverpool com o Everton ou o Panathinaikos com o Olympiakos?
Tomando o exemplo de Liverpool, muitos dos adeptos benfiquistas sentiram in loco aquilo que é uma saudável rivalidade. Aquando da chegada dos benfiquistas à cidade dos Beatles, estes foram recebidos pelos fans do Everton que, com respeito e educação, exprimiram a sua vontade de ver os encarnados de Lisboa ganharem aos encarnados de Liverpool. Os adeptos do Everton chegaram mesmo a colocar cachecois do Benfica e a entoar cânticos a favor dos lisboetas contra os rivais de Anfield.
Será que esta situação foi mal aceite na sociedade inglesa? será que os adeptos do Everton foram mal educados só porque exprimiram o desejo de ver o clube que mais odeiam no Mundo perder uma simples partida? pois, meus amigos, creio que só em Portugal há estas polémicas porque nós, portugueses, metemos nas nossas cabeças que, se alguém disse que tinha de ser assim, é porque tem de ser assim.
Para concluir, deixo mais uma ideia no ar que, de certa forma, ilustra a minha opinião. Num jogo entre o Porto e a Académica, todos os adeptos benfiquistas e sportinguistas ficaram fulos por Hugo Almeida ter marcado um golo que deu a vitória ao dragão. Pois bem, quando o mesmo jogador marcar um golo que dê o triunfo a Portugal, aí estaremos todos felizes e satisfeitos. Isto sim é ser português!

3 comentários:

Anónimo disse...

Great work!
[url=http://jswozqpj.com/xczy/tarn.html]My homepage[/url] | [url=http://vlblihkb.com/ntfb/sbhg.html]Cool site[/url]

Anónimo disse...

Good design!
My homepage | Please visit

Anónimo disse...

Nice site!
http://jswozqpj.com/xczy/tarn.html | http://yjrmlhvv.com/fbjl/ydrn.html