quarta-feira, março 08, 2006

QUE CENA!




PETIT NÃO JOGA EM ANFIELD



Petit lesionou-se no treino de adaptação a Anfield e não vai defrontar o Liverpool esta noite. Ora aí está uma péssima noticia para o Benfica (esperemos que seja a única de hoje!).
A verdade é que a ausência de Petit condiciona e muito a estratégia idealizada por Ronald Koeman para este decisivo encontro. Bem ou mal, Koeman já tinha em mente jogar num sistema de 4-3-3 sendo as três unidades de meio campo Petit, Beto e Manuel Fernandes. O holandês preparou a equipa desta maneira e vê-se obrigado a ter de mudar tudo à última da hora.
O internacional português vai fazer muita falta aos encarnados não só a nível defensivo mas fundamentalmente em questões ofensivas. Passo a explicar: Petit é um trinco por excelência mas tem a capacidade de lançar muito bem o ataque com passes longos de 30 ou 40 metros. Para este jogo e sem a incorporação inicial de Karagounis, Petit seria, muitas vezes, o moniciador do ataque encarnado. Estava convencido que Koeman apostaria em Simão, Geovanni e Laurent Robert para, precisamente, explorar a velocidade dos mesmos fruto dos espaços deixados atrás pelo Liverpool. Petit, neste capítulo, seria o único dos homens de meio campo que encaixava na perfeição para esta estratégia. Manuel Fernandes é um jogador que gosta de jogar mais a bola no pé e refugia-se normalmente no passe curto. Beto é aquilo que todos sabemos, defende razoavelmente bem, tem sempre uma boa atitude nos jogos mas, as suas limitações são evidentes.

E AGORA MISTER?



Bem, apesar de tudo, não nos podemos desculpar com esta situação. Petit, se não pode jogar, paciência! temos efectivamente de encontrar uma outra alternativa que seja capaz de servir os interesses do clube tão bem ou melhor que o internacional português.
Eu, como treinador de bancada, teria uma solução para esta ausência do "pitbull". Antes de avançar para a minha ideia, gostaria de dizer que hoje, qualquer equipa ou invenção que Koeman faça, não o criticarei! Como Marco Ferreira não pode jogar e o Beto, pela força das circunstâncias, terá mesmo de ser titular, dificilmente Koeman me surpreendia pela negativa.
Para este jogo, sem Petit, eu utilizaria um sistema de 3 centrais. Como é sabido, Rafa Benitez utiliza um sistema de 4-4-2 com dois atacantes bem na frente. Com Ricardo Rocha, Anderson e Luisão de inicio, creio que as marcações ficavam mais bem conseguidas. Depois, jogaria com Léo na esquerda e Alcides na direita, no meio campo, Beto, Manuel Fernandes e, lá na frente, Laurent Robert, Simão e Geovanni, tendo os três total liberdade de posições.
Fica aqui a minha sugestão!
Mas... com estes ou com outros... tragam de lá essa passagem!

Sem comentários: