quarta-feira, março 08, 2006

CONFIANÇA MALTA!




NÃO REPITAM ANDERLECHT!!


LIVERPOOL - BENFICA 19h45 RTP1



Confesso que hoje percebo o entusiasmo com que os Sportinguistas encaravam os jogos que foram tendo à medida que iam avançado rumo à tão desejada final da Taça Uefa. Na altura achava exagerado a euforia com que os adeptos leoninos andavam quando ainda estavam nos oitavos ou quartos de final da competição. Parecia que já tinham conquistado a taça e, mais estranho ainda, estavam muito mais preocupados em triunfar nessa competição do que propriamente ganhar o campeonato nacional. Ora, passado alguns meses, é a vez do Benfica estar eufórico pela sua campanha, até ver triunfante, na Liga milionária.

Sendo pessimista como sempre em relação ao "meu" Benfica, confesso que as coisas mudaram um pouco nas últimas semanas para cá. Com a derrota em Leiria, achei que o único troféu que ainda seria possível conquistarmos seria a taça de Portugal. Nunca pensei que o Benfica incomodásse o Liverpool, quanto mais sonhar em chegar à final da competição. Acontece que a vitória frente aos campeões da Europa me deixaram profundamente satisfeitos mas, ao mesmo tempo, num estado quase lirico. Acontece que, pela primeira vez em 10 anos, senti o "meu" Benfica com estofo a nível internacional. Quem não se recorda das humilhações em Vigo, em Estugarda ou em Anderlecht? ora, este ano, já vi um Benfica personalizado em Manchester ou em Villarreal não se deixando atemorizar pelo ambiente e pelo poderio do adversário. Frente ao Liverpool, os encarnados mostraram uma atitude fantástica e uma vontade enorme em "bater o pé" ao gigante inglês. Portanto, o Benfica "coitadinho na Europa", creio que já lá vai. Até podemos ser goleados em Liverpool, agora, uma coisa é certa, criámos a expectativa legitima de seguir em frente, os jogadores finalmente transmitiram aos adeptos capacidade de ombrear com equipas do primeiro escalão da Europa; aconteça o que acontecer, fizemos os campeões da Europa sentirem que, do outro lado, estava o campeão nacional de Portugal que tinha valor para seguir em frente.
Isto tudo também para dizer que estou a viver este jogo com algum nervosísmo, algo que não é meu apanágio quando assisto a um qualquer encontro do Benfica. Confesso que estes dois últimos jogos do Benfica não me "deram grande pica", talvez a pensar neste grande encontro. Fui assistir ao Benfica - Porto na Luz e o meu coração batia à velocidade de um caracol. Já contra o Estrela da Amadora, naquele que para muitos foi um jogo de nervos, para mim foi um encontro quase de carácter amigável, tal era a descontração e o desinteresse com que estava a olhar para aquela partida. Inclusivé fui chamado a atenção por amigos benfiquistas pelo total desinteresse com que estava a olhar para o jogo.
Neste sentido, é facilmente perceptível que hoje vou sofrer muito. A última vez que sofri a ver o Benfica foi frente ao "meu" Manchester United, a minha equipa de Inglaterra. Hoje, tal como o fizera na primeira mão, vou vestir a minha camisola do United e torcer pelo Glorioso. Que se repita a alegria de há 15 dias!



FORÇA RAPAZES!

Sem comentários: