domingo, março 26, 2006

Vergonha no Paulistão...




Árbitra assistente (!) num decisivo Palmeiras vs Corinthians gera grande confusão!



PALMEIRAS 1-1 CORINTHIANS



Caros amigos, confesso que o que vou apresentar em seguida é do mais hilariante que vi no Mundo do Futebol.
A história passou-se hoje no sempre polémico futebol brasileiro. Esta tarde no clássico Palmeiras vs Corinthians, jogo em que a equipa da casa, o Palmeiras, teria necessariamente de vencer para continuar colado ao Santos na luta pelo campeonato estadual. Já o Corinthians, apesar de ter uma série de cracks no seu plantel, ocupa a 6ª posição estando já sem quaisquer hipóteses de alcançar o título.
Num jogo em que o Palmeiras precisava urgentemente dos três pontos, foi o Corinthians, quase sempre, a melhor equipa sobre o terreno. Logo aos 8 minutos, Nilmar colocou o "Timão" na frente do clássico. Se Tevez é a príncipal estrela, que dizer deste jovem avançado. Para além de ser o melhor marcador do campeonato, é, sem dúvida, um excelente jogador com capacidade para integrar os melhores campeonatos da Europa.
A partir daqui, o Palmeiras procurou responder. Começou a acercar-se mais da baliza contrária mas, consequentemente, começou a abrir mais espaços na sua defensiva. Com Nilmar, Tevez, Carlos Alberto e Ricardinho, naturalmente que o perigo esteve sempre presente.
Aos 25 minutos, na sequência de um livre directo (daqueles que só se marcam no campeonato brasileiro), Edmundo rematou ao poste da baliza de Marcelo e Washington, avançado palmeirense, aproveitou a recarga e igualou o jogo.
Até aqui tudo bem... o pior veio depois!

Estavam decorridos 31 minutos de jogo, a defesa do Corinthians, num pontapé forte, lançou Tevez no ataque, o argentino ganhou sem falta a um defesa contrário, driblou com um tunel fantástico um outro central e, ao entrar na área e com Gamarra à sua frente, desferiu um forte e colocado remate ao ângulo superior esquerdo do guarda-redes Sérgio, para um golo simplesmente MONUMENTAL!
Com os jogadores do Corinthians a festejar um golo que tinha tanto de espectacular como de limpo, surgiu a polémica. Emerson Leão (pois claro!), o treinador palmeirense, correu de forma assustadora na direcção da árbitra assistente Ana Paula de Oliveira reclamando uma pertença falta no meio campo que só este terá descurtinado. Gerou-se um grande "sururu" em redor da assistente, de tal forma que esta, minutos depois, mudou a opinião (já havia corrido para o meio-campo aquando do golo!) e invalidou o golo. Como é natural, a revolta dos Corinthianos foi total já que é de todo irreal uma assistente mudar de opinião depois de ser altamente pressionada. Além disso, a pertença falta, a existir, teria sido perto do circulo de meio-campo, ou seja, bem mais perto do árbitro do que da auxiliar. Se alguém teria legitimidade para anular o que quer que fosse, seria o árbitro e nunca a auxiliar.
Mas, ao contrário do que os leitores possam pensar, a "palhaçada" ainda não terminou!
Ao intervalo, quando a equipa de arbitragem se preparava para abandonar o campo, as câmaras do canal brasileiro repararam que a assistente tinha um auricular no ouvido e que estava a receber informações de alguém. Apesar de não responder, notava-se perfeitamente que estava a ouvir alguém até porque as expressões corporais não enganavam. MAIS, ainda antes de abandonar o "gramado", a assistente foi abordada pela comunicação social brasileira. Perguntas como "porque é que invalidou o golo?" ou "porque é que voltou atrás com a sua decisão?" foram repetidas vezes sem conta. Após alguns instantes de silêncio, a assistente decidiu responder dizendo que "o Tevez fez falta...". Depois, cada vez mais pressionada, a dita senhora ainda se dirigiu aos jornalistas afirmando que iria estar no programa Terceiro Tempo(programa desportivo brasileiro) para explicar melhor a situação. Veremos o que esta assistente tem para dizer...
No segundo tempo (sim, ainda há mais desta senhora...), o jogo foi mais equilibrado mas, ainda assim, o Corithians dispôs das melhores ocasiões para marcar. Recordo-me de duas claras situações na "cara" do guarda-redes do Palmeiras falhadas por Gustavo Nery e Ricardinho.
Ainda antes de avançar com mais um caso do jogo, desta feita, em claro prejuizo do Palmeiras, gostaria ainda de assinalar mais uma cena hilariante protagonizada por um adepto do Corithians. Um jovem, devidamente equipado, decidiu invadir o campo na tentativa de agredir um jogador do Palmeiras, na circunstância o avançado Enilton. Apesar de não o ter conseguido (ficou-se por um empurrão), o curioso é que dois jogadores do Palmeiras, vendo a situação, correram atrás do jovem adepto com o intuito de "tirar explicações". Só mesmo no Brasil...
Já perto do final, o guarda-redes do Corithians Marcelo, depois de ter segurado a bola no chão a um cruzamento, ao levantar-se para tentar lançar o contra-ataque, cometeu o erro de deixar o braço com a bola entrar dentro da sua baliza. A bola entrou na sua totalidade e, como tal, devia ter sido assinalado o respectivo golo. Mais uma vez, a assistente Ana Paula, não esteve à altura e mandou seguir o jogo. Pergunto, será que viu alguma coisa? será que houve compensação da sua parte? será que, neste lance, ninguém lhe disse nada pelo auricular? uma coisa é certa, mais uma vez, esta senhora revelou-se incapaz de cumprir a sua missão.

Depois deste caso, a pergunta que se impõe é obvia. Terá uma rapariga capacidade para arbitrar um jogo de futebol masculino?

Sem comentários: