sexta-feira, março 17, 2006

Terá o Sporting estofo?






Afastado que está (praticamente!) o Benfica da corrida pelo título, resta saber se o Sporting conseguirá batalhar com o favorito Porto pela conquista da Superliga. Digo que o Porto é favorito por variadíssimas razões: desde logo, porque está à frente, não interessa por quantos pontos mas sim, vai na liderança. Depois, é indiscutível, tem o melhor plantel, mais soluções, melhor ataque, mais jogadores capazes de causar desequilibrios. Finalmente, apesar de ter um treinador que, a meu ver, está completamente desenquadrado com o futebol português, o Porto tem mais experiência que o rival de Lisboa e, também ajuda, o calendário dos dragões é, num plano teórico, muito mais favorável que o dos leões. Portanto, apesar de Paulo Bento ter conseguido fazer o "milagre das rosas", ou seja, com pouco tem feito muito, ainda que feio para os olhos de muitos, não creio que a equipa leonina seja capaz de conquistar o título nacional da presente temporada.



Há que dizer, em abono da verdade, que o Sporting tem hipóteses reais de alcançar o Porto. Mesmo com menos armas, a realidade é que se os leões ganharem todos os jogos ganharão a Superliga e a Taça de Portugal já que nesta última estão a dois triunfos do êxito. Tal como o ano passado, o Sporting terá uma semana onde terá de provar se tem estofo ou não para lutar pelo título e alcançar a final da Taça de Portugal. No espaço de poucos dias, o Sporting decidirá o seu futuro. Primeiramente, terá de se deslocar ao Estádio do Dragão para medir forças com o FC Porto. Num jogo a eliminar, muito sinceramente, não estou a ver os azuis a vacilarem. Depois, no fim-de-semana imediato, Porto e Sporting voltarão a encontrar-se no encontro que, em caso de vitória dos dragões, praticamente decide o campeão.
Creio que o Porto, nestes dois jogos, tudo tem a ganhar e quase nada tem a perder. No jogo de taça, joga em casa, estádio cheio, é favorito, está com a moral elevada, portanto, tem tudo para triunfar. Depois, no jogo de campeonato, sabe de antemão que o Sporting é que está obrigado a vencer. Todos sabemos o que isso pode pesar numa e noutra equipa. Além disso, em caso de derrota na Taça, o Sporting poderá estar ainda mais nervoso e ansioso. Não nos podemos esquecer que a equipa leonina é jovem e muitos dos seus jogadores não sabem o que é levantar o "caneco".
É caso para dizer que o Sporting tem a vida difícil, porventura, dois testes claros à capacidade da equipa e à liderança de Paulo Bento. Uma coisa é certa, bem ou mal, com ou sem estofo, os leões estão numa posição bem mais confortável que os rivais de Lisboa.
A ver vamos até onte vai este Sporting...

E O LEITOR, ATÉ ONDE ACHA QUE PODE IR ESTE SPORTING?

Sem comentários: