domingo, março 26, 2006

Superliga: Porto vence "estudantes" pela margem mínima




"Só o Hugo estudou a lição do golo..."

ACADÉMICA 0-1 FC PORTO
(Hugo Almeida, 71´)



O Porto venceu esta tarde em Coimbra por uma bola a zero num jogo em que os azuis, apesar de dominarem completamente o encontro, sentiram muitas dificuldades para romper a bem organizada defensiva academista. Só Hugo Almeida, que saíu do banco para substituir o apagado Adriano, conseguiu colorir o marcador através de um bom remate de pé esquerdo após excelente combinação com o também substituto Jorginho que havia rendido, no primeiro tempo, Lucho González que saíu lesionado.
Na primeira parte, o jogo foi dominado por completo pelos azuis. Com uma excelente dinâmica e uma extraordinária mobilidade das unidades de ataque, o Porto obrigou a Académica a recuar muito no terreno e a praticamente só ver jogar o adversário. Helton, que voltou à titularidade em detrimento de Baía (ficou dentro da lâmpada mágica), nunca foi posto à prova.
Sentia-se que o golo do dragão podia chegar a qualquer momento. Contudo, ora por infelicidade, ora por desinspiração dos homens mais ofensivos do Porto, com Benny "à cabeça", a verdade é que a Académica chegou mesmo ao intervalo com as suas redes invioláveis.



No segundo tempo, sentiu-se uma Académica diferente para melhor. Os estudantes, embora sem criar grandes incómodos a Helton, começaram a pressionar mais alto e tiveram algumas jogadas de ataque fruto do envolvimento de mais jogadores na ofensiva. Já o Porto, aparecia, nesta fase, com mais dificuldades em criar situações de golo.
Vendo o tempo a passar e o Porto a perder fulgor no ataque, Adriaanse apostou em Hugo Almeida no sentido de ganhar centimetros no ataque. A partir daqui, os azuis passaram a jogar um futebol mais directo à procura da cabeça de Hugo Almeida.
A aposta de Adriaanse deu frutos 9 minutos depois e, contrariamente ao previsto, através de um remate com o pé. Jorginho lançou muito bem o ponta de lança, este enquadrou-se com a baliza e desferiu um remate colocado não dando hipóteses a Dani.
Em vantagem, o técnico holandês lançou de imediato Ricardo Costa em detrimento de Benny Mccarthy. O Porto passava a jogar com quatro defesas.
Nelo Vingada, em desvantagem, ainda lançou Luciano no sentido de dar mais velocidade ao seu ataque. N´Doye também havia entrado para o lugar de Ezequias para dar mais força ao lado esquerdo do ataque.
Até final, o Porto conseguiu defender sempre qualquer voleidade do ataque academista e foi com naturalidade que conquistou os três pontos que, em abono da verdade, vão para a equipa que mais fez para alcançar o triunfo.
Vitória justa do dragão que deu mais um passo firme para o título.

Ficha de Jogo:

Académica: Dani, Pedro Silva, Zé Castro (Paulo Adriano), Hugo Alcântara, Vitor Vinha, Roberto Brum, Nuno Piloto (Luciano), Ezequias (N´Doye), Filipe Teixeira, Joeano e Gélson;

FC Porto: Hélton, Pepe, Pedro Emanuel, Cech, Paulo Assunção, Raúl Meireles, Lucho (Jorginho), Alan, Quaresma, Benny Mccarthy (Ricardo Costa) e Adriano (Hugo Almeida);

Ao intervalo: 0-0

Resultado Final: 0-1

Marcador: Hugo Almeida

MELHOR EM CAMPO PARA O BLOG: Pepe (Fc Porto)

Sem comentários: