terça-feira, março 21, 2006

"CHAPADA DE LUVA PRETA..."





RIO AVE - 0 BENFICA - 1



O Benfica venceu o Rio Ave, em Vila do Conde, por uma bola a zero.
Num jogo fraco, amplamente dominado pelos encarnados, o melhor que se viu foi mesmo o golo do angolano Pedro Mantorras, já nos minutos de desconto. Acaba por ser uma "chapada de luva preta" para o treinador encarnado, já que, Ronald Koeman, ainda não há muito tempo, havia dito publicamente que dificilmente contaria com o jogador africano, visto que tinha várias opções para o ataque (Nuno Gomes, Miccoli, Geovanni, Marcel).
Com um Benfica algo apagado nas últimas partidas, onde comprometeu a revalidação do título (empate em casa com a Naval), e foi eliminado da Taça de Portugal (em casa diante do Vitória de Guimarães), era curioso verificar como seria a atitude do Rio Ave, se conseguia aproveitar ou não este momento menos feliz dos encarnados.
A verdade é que os vila-condenses nunca conseguiram pegar no jogo, raramente criaram oportunidades de golo, salvo o tal lance já perto do final da partida, onde a bola entra na baliza de Moretto, mas Paulo Paraty acaba por invalidar o lance, considerando que a bola havia sido cruzada já fora. Foi, sem dúvida, um lance bastante polémico já que, segundo as imagens que a televisão consegue mostrar, fica toda a sensação de que a bola não saiu na totalidade, ou seja, o golo acabaria por ser limpo. Não foi dessa opinião o árbitro portuense, que, poucos minutos depois, se via outra vez "metido em problemas", nomeadamente no lance do golo do Benfica, já que, depois do cruzamento de Simão Sabrosa, o pé de Mantorras sobe a uma altura no mínimo duvidosa (em relação à cabeça do central adversário, entenda-se!), sendo que a bola acabaria por entrar na baliza de Mora, e Paraty deu mesmo golo. Dois lances polémicos, ambos em prejuízo do Rio Ave, que acaba por ser penalizado por decisões controversas, mas que, no plano meramente táctico, acaba por consentir uma vitória encarnada que é justíssima, visto que foram sempre os comandados de Ronald Koeman que tiveram o domínio do jogo, criaram as melhores oportunidades, algumas delas falhadas de forma quase escandalosa.
Acaba por ser um resultado justo, que continua a deixar os encarnados a 5 pontos do segundo classificado, o Sporting, e a 7 do líder, FC Porto.
Ainda assim reafirmo a minha opinião, é muito difícil, ou mesmo impossível, o Benfica revalidar o título de campeão nacional.



FICHA DO JOGO:

ESTÁDIO DOS ARCOS, em Vila do Conde

ÁRBITRO: Paulo Paraty, do Porto

RIO AVE: Mora; Zé Gomes, Danielson, Bruno Mendes e Milhazes; André Vilas Boas, Niquinha e Vitor Gomes; Evandro, Chidi e Gaúcho.

SUPLENTES: Candeias, Idalécio, Diogo, Ricardo Jorge, Agostinho, Gama e Keita.

SUBSTITUIÇÕES: Vitor Gomes por Ricardo Jorge (57'), Gaúcho por Agostinho (73') e Evandro por Gama (88').

TREINADOR: João Eusébio

BENFICA: Moretto; Nélson, Luisão, Anderson e Léo; Petit e Manuel Fernandes; Manduca, Simão, Nuno Gomes e Geovanni.

SUPLENTES: Quim, Ricardo Rocha, Beto, Karagounis, Laurent Robert, Mantorras e Marcel.

SUBSTITUIÇÕES: Geovanni por Robert (63'), Manuel Fernandes por Karagounis (73') e Manduca por Mantorras (82').

TREINADOR: Ronald Koeman

DISCIPLINA: Cartão amarelo a Danielson (37'); a Karagounis (73').

MARCADOR: 0-1 por Mantorras, aos 93'.

Sem comentários: