domingo, março 26, 2006

Benfica vence Braga




"RENDIMENTO MÍNIMO GARANTIDO"


BENFICA 1-0 BRAGA
(Nuno Gomes, 3´)




O Benfica venceu o Braga por uma bola a zero num jogo pautado pelo equilibrio e pela incapacidade das duas equipas em criar situações de golo.
O jogo resume-se, quase na totalidade, aos minutos iniciais da partida, altura em que o Benfica marcou o único golo do jogo, golo esse que permitiu aos encarnados somar uma importante vitória para, de mal o menos, consolidar a terceira posição, lugar que, como é sabido, dá acesso a uma pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Laurent Robert, que voltou à titularidade e, em quase toda a primeira parte, ao lado esquerdo, tirou um excelente cruzamento ao qual Nuno Gomes lhe deu o melhor seguimento através de um desvio subtil não dando hipóteses ao internacional português Paulo Santos.
Se o Benfica, diante do Rio Ave, só conheceu a felicidade no último minuto, desta feita, a mesma apareceu logo ao minuto dois.
O Braga, tal como se esperava, não abanou com o golo sofrido e rapidamente procurou equilibrar o jogo na tentativa de chegar à igualdade. Apesar de praticamente não ter incomodado Moretto, excepção feita a um remate de João Tomás, o certo é que o Braga foi sempre uma equipa tranquila, com boa qualidade de posse de bola e, como normalmente o faz, com bons desdobramentos ofensivos. Já o Benfica, a partir do momento em que se encontrou na posição de vencedor, tirou o pé do acelerador e, com linhas bem recuadas, procurou, dando propositadamente a iniciativa ao adversário, controlar o jogo a meio campo, explorando o contra-ataque fundamentalmente através de Simão e Manduca.
Ao intervalo registava-se uma feliz mas aceitável vantagem do Benfica.



Na segunda parte, a toada de jogo foi exactamente igual à que havia sido na primeira, ou seja, o Benfica propositadamente retraido e o Braga, embora organizado e com mais posse de bola, a revelar-se uma equipa curta, quase não incomodando o brasileiro Moretto.
Aos 62 minutos, Jesualdo Ferreira decide finalmente arriscar em busca do empate. O técnico português tirou Sidney, um médio defensivo, e lançou Davide, um extremo. Com esta substituição, o Braga passava a jogar num 4-2-4 com Wender, Davide, João Tomás e Kim na frente de ataque. O coreano também entrara para render o esforçado Delibasic que não foi feliz no seu regresso à Luz.
Koeman, vendo o técnico bracarense arriscar tudo em termos ofensivos, não se fez rugado e respondeu de imediato. Primeiro, colocou Karagounis em jogo no lugar de Manduca no sentido de dar mais consistência e criatividade ao meio campo encarnado. Se a entrada do grego, embora algo tardia, se compreende, o que não tem explicação é a saída de Manduca, um jogador que estava a desenvolver uma boa partida e a insistência em campo de Laurent Robert que, exceptuando o cruzamento para o golo, passou, mais uma vez, completamente ao lado do jogo.
Poucos minutos depois, Beto também entrou para o lugar do cansado Petit no sentido de dar mais força ao meio campo.
Se a estratégia do Braga, a partir das substituições, passava por atacar mais, com mais gente, com o intuito de criar mais embaraços à defensiva encarnada, a verdade é que a mesma caíu completamente "em saco roto" minutos depois uma vez que Luis Filipe carregou Simão vendo o segundo amarelo e a respectiva ordem de expulsão. Tudo isso fez com que Davide recuasse para lateral e, consequentemente, fez com que o Braga praticamente desaparecesse em termos ofensivos.
Nos últimos minutos de jogo, e com um Braga totalmente rendido, o Benfica preferiu gerir o esforço e controlar a posse de bola em vez de procurar matar a partida. Se para os adeptos não foi nada bom tal pensamento já que fez com que estes se intranquilizassem ainda mais, o que é certo é que no final, com os três pontos no saco, possivelmente as pernas ficaram ligeiramente mais frescas para esse grande embate de terça-feira.
No final, vitória, pode dizer-se, justa do Benfica que, no compto geral, foi aquela que mais fez para conquistar os tão preciosos três pontos.

Ficha de Jogo:

Benfica: Moretto, Ricardo Rocha, Luisão, Anderson, Léo, Petit (Beto), Manuel Fernandes, Simão, Robert (Geovanni), Manduca (Karagounis) e Nuno Gomes;

Braga: Paulo Santos, Luis Filipe, Paulo Jorge (Wellington), Nem, Carlos Fernandes, Sidney (Davide), Vandinho, Andrés Madrid, Wender, João Tomás e Delibasic (Kim);

Ao intervalo: 1-0

Resultado Final: 1-0

Marcador: Nuno Gomes, 3´


MELHOR EM CAMPO PARA O BLOG: Manuel Fernandes (Benfica)

Sem comentários: