segunda-feira, março 13, 2006

BENFICA empata em casa




Péssima arbitragem e chuva de golos falhados... ASSIM NA(O)VAL !

Photo

O Benfica empatou ontem a zero frente à modesta Naval 1º de Maio e disse (quase) definitivamente adeus ao título. Depois da grande noite europeia de 4ª feira, o Benfica voltou à competição interna da pior forma já que perdeu dois pontos frente a um modesto adversário e perdeu (pelo menos) dois jogadores para a Taça de Portugal: os defesas brasileiros Alcides e Léo que contrairam lesões na partida de ontem.
Na primeira parte, viu-se um Benfica apático, sem grande vontade em acelerar o ritmo de jogo, convencido que o golo, mais minuto menos minuto, iria seguramente chegar. A Naval, foi sempre uma equipa "arranjadinha" e, dentro das suas limitações, procurou defender bem e, de quando em vez, explorar a velocidade dos seus alas e o poder físico do avançado Fogaça.
Num primeiro tempo de péssima qualidade, este fica literalmente resumido a um remate de Laurent Robert de livre e um rasgo pela esquerda de Simão com um pontapé de pé esquerdo que quase enganava Taborda. Ao intervalo o nulo era o espelho do jogo e da desinspiração encarnada.
A segunda parte foi diferente. Os encarnados entraram com outra atitude e com maior empenho e vontade de vencer a partida. O Benfica passou a jogar praticamente no meio campo adversário. Mais visivel ficou esse dominio aquando da expulsão do central Franco que cortou com a mão um lance em que Nuno Gomes ficaria isolado. Aqui, o árbitro Carlos Xistra acertou (?).
A partir da expulsão, o Benfica teve, seguramente, por volta de dez ocasiões claras de golo. Recordo-me dos falhanços de Geovanni, Nuno Gomes, Simão e príncipalmente de Anderson e Marcel que conseguiram fazer o mais díficil, ou seja, nem sequer acertar na baliza quando esta estava escancarada.
A segunda parte ficou ainda marcada por duas situações que importa realçar. Em primeiro lugar, as opções de Ronald Koeman. Tão bem que o holandês esteve em Liverpool, tão mal que voltou a estar no jogo de ontem. Há semanas atrás, sem grandes justificações, operava cinco e seis alterações com o intuito de rodar os jogadores e dar descanso a algumas pedras importantes. Ora, o holandês, para este jogo, apenas fez uma alteração em relação à equipa que jogou em Liverpool. Ricardo Rocha foi titular no lugar de Luisão e por este se encontrar lesionado. Depois de um jogo altamente desgastante, depois de uma viagem cansativa, com um jogo teoricamente bom para dar minutos a jogadores como Nélson, Manduca, Karagounis, Marcel e, ainda mais, com um jogo 4ª feira para a taça frente ao Guimarães... sr. Koeman, não seria de todo lógico mexer na equipa? é obvio que só se fala disto porque o Benfica empatou. Mas, factos são factos e, só falamos porque efectivamente há motivos para falar.
O outro factor de destaque foi, obviamente, a arbitragem de Carlos Xistra. Não costuma ser hábito falarmos na equipa de arbitragem. No entanto, há jogos em que a tendência para a asneira é tão clara que não podemos deixar passar em claro. O árbitro de ontem, que eu até tenho em boa linha de conta, fez uma arbitragem a roçar a mediocridade. Carlos Xistra esteve muito mal a nível disciplinar deixando, por exemplo, Pedro Santos em campo quando este lesionou Léo e a nível técnico, deixou passar em claro uma penalidade que até eu que estava na bancada consegui ver sem recorrer as imagens televisivas. Estes foram os lances mais evidentes mas muitos outros foram mal interpretados sem, no entanto, terem o impacto que estes têm na ordem pública.
No final, um empate bastante penalisador para o Benfica que deixou definitivamente de pensar na Superliga. Resta saber é como os encarnados se vão apresentar na 4ª feira frente ao Guimarães. O ano passado, Trapattoni abdicou praticamente da Uefa para "atacar" o campeonato nacional. Koeman parece que está mais interessado na Liga dos Campeões e na Taça de Portugal do que no campeonato. O ano passado correu bem. Veremos o que acontecerá este ano. Era bom que também corresse...

Sem comentários: