domingo, março 05, 2006

Superliga: Benfica sofre mas passa o teste da Reboleira




O REGRESSO DO RATO MICCOLI!

ESTRELA AMADORA 1-2 BENFICA
(Paulo Machado ; Robert, Miccoli)



Dificil, muito dificil a vitória do Benfica na Reboleira. Aliás, tais dificuldades já eram de todo esperadas. O Estrela, apesar de não triunfar há uma série de jornadas, é, pelas características do seu campo e dos seus jogadores no mesmo recinto, uma equipa muito incómoda e bastante dificil de ultrapassar. Porto e Braga que o digam, por exemplo.

A primeira parte foi bastante monótona e pouco interessante de se seguir. O jogo foi jogado a um ritmo bastante baixo o que, obviamente, beneficiou a equipa da casa que não vê um empate contra um grande como algo negativo como é natural.
Já o Benfica, no primeiro tempo não existiu. Não houve rasgos individuais, jogadas bem trabalhadas, mudanças de velocidade, remates a baliza... enfim, ao intervalo, com uma exibição tão descolorida, o Benfica só merecia ver um zero no seu marcador. Mais, o Estrela sem fazer nada, deveria chegar ao intervalo em posição de vencedor só pelo facto da equipa mais forte estar a realizar uma exibição tão paupérrima. E, de facto, foi o que aconteceu. Na transformação de um livre directo, Paulo Machado, jogador que até podia ter visto o cartão encarnado por falta perigosa a Petit nos instantes iniciais da partida, deu vantagem aos amadorenses num lance em que Moretto ficou muito mal na fotografia.
Ao intervalo, vantagem dos visitados que deveria servir (e serviu!) como um "abre-olhos" para o Benfica que parecia estar em campo com vontade de estar noutro sitio.

Na etapa complementar, o jogo foi diferente. Koeman fez uns ajustamentos, lançou Miccoli e Manduca no sentido de alargar ainda mais a frente de ataque. O Benfica passou a ser mais rápido sobre a bola, passou a jogar mais no meio campo contrário e, naturalmente, começou a criar mais situações de perigo e embaraço à defensiva do Estrela.
Foi sem surpresa que o Benfica chegou ao golo logo nos instantes iniciais da segunda parte. A atitude e a vontade de mudar as coisas sentiram-se logo no reinicio do jogo.
Até final, o Benfica foi sempre a melhor equipa em campo e a única a querer vencer o encontro. O Estrela nem sequer conseguia explorar a sua príncipal arma, ou seja, o contra ataque.
Quando o relógio já indiciava o final da partida, chegou o golo de Miccoli, tento que significava a vitória dos encarnados. Uma grande assistência de Nuno Gomes e um remate à ponta de lança do "rato mickey" foram suficientes para dar o triunfo aos encarnados. Mais uma vez se viu que Miccoli tem uma qualidade e um talento acima da média e mais uma vez Nuno Gomes mostrou que é muito mais útil para o Benfica e torna-se muito mais jogador se efectivamente actuar com um outro avançado.
No final, vitória muito suada mas justa dos encarnados que continuam com esperanças de chegar mais à frente na classificação, quem sabe, repetir a gracinha do ano passado.
Em relação à actuação de Paulo Costa, este esteve ao seu nível, ou seja, muito fraco.

Sem comentários: