"ESTRELAS DO FUTURO"
FÁBIO PAIM, JOGADOR DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
Ficha do Atleta:
Fabio Miguel Malheiro Paim
d.n. 15/2/88 - 17 anos
nº10, mas também extremo direito, extremo esquerdo ou ponta de lança
ambi-destro
Começou num pequeno clube, o Alcoitão e logo aí começou a mostrar o seu talento, a tal ponto que aos oito anos um olheiro o levou para as escolinhas do Sporting Clube de Portugal, depois de o Benfica ter sido o primeiro grande amor.
Como jogador, possuí uma grande gama de recursos técnicos que fazem lembrar Cristiano Ronaldo. Joga bem com os dois pés, de tal forma que para quem o vê jogar, dificilmente descobre qual o seu melhor pé.
A humildade que o caracteriza faz com que trate, sem excepção, os mais velhos por “senhor”. Idolatra Ronaldinho Gaúcho. Até no visual, Paim tentou imitar o seu ídolo. “Agora já consegui fazer as tranças, mas demorei um dia. Antes, não consegui porque doía-me muito”. Joga na mesma posição e tenta em campo fazer o mesmo que o colega de Deco. “Às vezes sou individualista, mas gosto muito de fintar. E o futebol não é só passes, corte e golos. Tem que haver alguma fantasia”, assume.
É muito perigoso no 1 contra 1 e, lançado, mesmo no 1 contra 2, mostra toda a sua capacidade técnica, indo "para cima" dos adversários sem qualquer receio. Tem tudo para jogar a extremo direito, e é mesmo essa a sua posição preferencial. Mas tambem pode jogar a extremo esquerdo e a avançado.
Apesar dos recém completados 17 anos, já é representado por Jorge Mendes.
O jogador tem vinculo com o clube até 2009, o máximo permitido legalmente: mais um ano de contrato de formação e três de opção como profissional.
Como é visto Paim pelo seu treinador
O seu actual técnico, João Couto, não tem dúvidas em considerá-lo como um verdadeiro talento que pode chegar muito longe:
“O Fábio é um jogador muito talentoso, um criativo. É muito forte no um para um e às vezes até no um para dois. Tem uma improvisação extraordinária e apesar das grandes qualidades tem vindo a evoluir no jogo colectivo. Tem tudo para chegar a um nível internacional como chegaram outros jogadores do Sporting nos últimos anos”, assegura o treinador.
Provavelmente a muito curto prazo, teremos oportunidade de ver esta pérola rodar pelos palcos da Superliga. Esperem para ver porque irá certamente valer a pena. Trata-se, indiscutivelmente, de um valor seguro para o futuro do futebol português e também da selecção nacional.
Sem comentários:
Enviar um comentário