quinta-feira, junho 23, 2005

Onde pára CLAUDIO LOPEZ

Lembram-se dele?



Pois é, o futebol tem destas coisas. Num dia um jogador está no topo, é falado (quase) diariamente, tem fama, é reconhecido na rua por toda a gente, representa as cores do seu país, é idolatrado pelos adeptos, passado uns tempos, o mesmo atleta muda para um clube de menor dimensão, cai no esquecimento dos adeptos, enfim, o Mundo do futebol é mesmo assim.
Hoje vou falar-vos de um jogador que, em tempos, era possívelmente um dos 10 avançados mais temidos na Europa - estou a referir-me ao antigo jogador da Lázio e do Valência, Claudio Lopez -.
Para quem não o conhece, Claudio Javier López é um atacante que faz bem a posição de avançado centro não propriamente por ser um matador ou um exímio cabeçeador mas sim por escapar muito bem aos defesas através da sua príncipal arma: a velocidade. O argentino também joga bastante bem como extremo, claro está, para aproveitar essa mesma característica.
Claudio Lopez tem como alcunha "o piolho" já que quando era míudo, era muito baixo de estatura e gostava de jogar com jovens maiores que ele.
Relativamente à sua carreira desportiva, Claudio Lopez começou a sua actividade profissionalmente falando em 1990 em terras argentinas nos Estudiantes de La Plata. Esteve dois anos nesse clube e, em 1992, passou para o Racing Club. Quatro anos depois, o jogador conheceu a sua primeira experiência na Europa, mais precisamente, ao serviço do Valência.
Após quatro anos de grande sucesso ao serviço do clube espanhol (quem não se lembra dos grandes embates entre Valência e Barcelona por ex. em que Claudio Lopez aparecia quase sempre em grande), o "piolho" transferiu-se para a Lázio de Roma, na altura, para um dos melhores planteis europeus que contava com jogadores como Nedved, Verón, Mihaijlovic, Crespo, entre muitos outros.
Efectivamente, foi um jogador que nos deixou marcas. Aliás, foi um jogador que teve oportunidade de jogar bastantes vezes a nível de competições europeias: jogou uma edição da taça Uefa e quatro da liga dos campeões.
A nível internacional, representou a Argentina em todos os escalões de formação. A nível senior, participou nos Jogos Olímpicos de 1996, competição que a Argentina veio a ganhar; esteve também nos Mundiais da França (98) e da Coreia-Japão em 2002. Foi, quase sempre, um titular indiscutível do seu país.

Onde está Claudio Lopez?



Claudio Lopez, em 2004 decidiu mudar de ares e deixar a Europa para voltar para a América do Sul. Curiosamente, o argentino escolheu o México como destino. Actualmente, o jogador representa os Águias da América. Começou a 15 de Agosto de 2004 com uma vitória frente aos Dorados de Sinaloa (3-2) e lá permaneceu até aos dias de hoje.
O jogador, tal como era de esperar, é um títular absoluto da sua equipa e, porventura, a figura príncipal a par de Blanco, jogador bem conhecido da selecção mexicana.
Ora, é facilmente perceptível o motivo que levou Claudio Lopez a abandonar a Lázio de Roma para ir para o México. Para além de um país bonito para se conhecer, é naturalmente um local onde se paga muito bem. Como na altura, a Lázio conhecia graves problemas financeiros, o jogador saíu em busca de melhores condições. O argentino, ele próprio explicou a situação: " Deu-se a situação que a Lazio tinha muitos problemas económicos e muitos problemas no geral. A situação não era fácil e, apesar de ter recebido ofertas da Europa (Valência por ex.), decidi ir em busca de uma aventura diferente".
Aos 30 anos, Claudio Lopez sente alguma vontade de voltar à Europa. O próprio referiu recentemente à imprensa mexicana que gostava muito de voltar a vestir as cores do Valência.
Numa altura em que se fala do "matador ideal" para o Benfica, na minha opinião, o "piolho", não sendo um homem-golo como os encarnados desejam, era um jogador que encaixava que nem uma luva no esquema de Ronald Koeman. Mas isto, é apenas um desabafo de um benfiquista. Era bom, não era?

FICHA DO JOGADOR:



Nome: Claudio Javier Lopez
Idade: 30 anos
Posição: extremo/avançado
Número preferido: 7
Data de nascimento: 17/07/1974
Nacionalidade: Argentino
Altura: 1,78
Peso: 75 kg
Equipa actual: América, México
Clubes por onde passou: Estudiantes de la Plata, Racing, Valência, Lázio e América

Alguns dados individuais:

De 1992 a 1996 - 24 golos marcados ao serviço do Racing

Em 1996 venceu a medalha de ouro olímpica ao serviço da Argentina

De 1996 a 2000 - ganhou uma taça do rei e uma supercopa e apontou 48 golos ao serviço do Valência

2000/2001 - ganhou uma taça de Itália e marcou 15 golos ao serviço da Lázio

2004 - Em 17 jogos pelo América, marcou 4 golos e jogou 1312 minutos

2005 - (temporada em andamento) - Em 16 jogos, marcou 9 golos (2º melhor marcador da equipa) e jogou 1426 minutos.

Sem comentários: