terça-feira, junho 14, 2005

Mais um suposto reforço




Mais um dia do defeso e mais centenas de jogadores colocados em todos os clubes e mais algum. Neste dia 14 de Junho de 2005, aparece na imprensa, entre outros, (mais) um nome para o Benfica. Ponta-de-lança, 26 anos, ex-Chelsea, melhor marcador europeu à dois anos pelo PSV Eindhoven. Como todos já devem ter percebido, trata-se do sérvio-montenegrino, Mateja Kezman.





É um ponta-de-lança nato, homem de área, e que essencialmente faz e vive de golos. Depois de uma época simplesmente fantástica ao serviço dos holandeses do PSV Eindhoven, onde marcou 35 golos em todas as provas, acabando por se tornar o melhor marcador europeu, veio a grande transferência. Os milhões de Abramovich chegaram à Holanda, o PSV cedeu, e o jogador não resistiu a mudar de ares.
A sua chegada a Inglaterra foi rodeada de grande expectativa, principalmente pelos adeptos do Chelsea, que, esperavam golos.
Só que, ao contrário do que todos esperariam, a carreira de Kezman por terras de Sua Majestade foi, no mínimo, uma desilusão.
O sérvio não se adaptou à vida inglesa, ao país, à cultura, e teve imensas dificuldades no dia-a-dia, como ele próprio admitiu em diversas entrevistas.
Como se isto já não bastasse, Kezman tinha ainda uma concorrência de peso no ataque blue: Didier Drogba e Eidur Gudjonhsen. O costa-marfinense e o islândes tiveram quase sempre actuações bastante positivas, o que complicou ainda mais a vida ao possível reforço do Benfica
Exactamente, neste momento, vários órgãos de comunicação social portugueses dão ênfase ao facto de Ronald Koeman, novo treinador do Benfica, ter indicado o sérvio-montenegrino como sendo um dos candidatos a ocupar um lugar na frente de ataque que o holândes prepara para o clube da Luz.
É sem dúvida um nome forte, que poderia trazer um grande dinamismo ao futebol atacante do Benfica, mas que essencialmente poderia fazer uma coisa que têm sido escassa nos encarnados: GOLOS!!!
Não se pense que a transferência (neste caso, a única hipótese viável é o empréstimo) se afigura fácil, mas, tendo em conta que Luís Filipe Vieira e José Veiga têm excelentes relações com os dirigentes do clube londrino... E nesse caso, até José Mourinho podia dar uma ajuda, dando indicações a Kezman acerca de Portugal, e ficando até satisfeito por ver um atleta seu emprestado a um clube português, neste caso o Benfica, "que é só" o Campeão Nacional em título e tem presença assegurada na próxima edição da Liga dos Campeões.
A ver vamos...

Sem comentários: